Sobre o curso de Ciências Exatas
Última atualização: 05/08/2024
Ciências Exatas tangenciam o estudo de fundamentados de lógica e matemática. O campo busca compreender e explicar fenômenos por meio de leis quantificáveis. O foco é direcionado à aplicação de raciocínios para prever e manipular fenômenos naturais de maneira sistêmica.
A área estuda a matemática e suas aplicações práticas em Física, Química e áreas emergentes como a Computação e a Bioinformática.
A estrutura curricular do curso é formulada para enfatizar os métodos quantitativos e o raciocínio lógico-analítico, pilares da aplicação da ciência numérica.
Devido a pluralidade de propósitos, a área pode apresentar enfoques específicos, permitindo que o aluno molde sua formação de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.
O curso de Ciências Exatas é ofertado em nível de graduação, como bacharelado ou licenciatura, e conta com duração média de 3 anos.
Quais são as Ciências Exatas?
As Ciências Exatas englobam segmentos de matemática, física e química, incluindo suas subdivisões. As áreas formam a base fundamental das Ciências Exatas e são reconhecidas por sua abordagem rigorosa e sistemática, centrada na quantificação, análise e interpretação de fenômenos naturais e abstratos.
Como é o curso de Ciências Exatas?
O curso de Ciências Exatas é estruturado para proporcionar não apenas o conhecimento teórico mas também a competência prática. A metodologia de ensino intercala aulas expositivas, que introduzem e desenvolvem os fundamentos teóricos, com sessões práticas, onde os alunos têm a chance de aplicar e vivenciar o conteúdo aprendido.
Em nível de graduação, o curso forma profissionais aptos para aplicar conceitos matemáticos na proposição de soluções em campos diversificados. As temáticas exploradas ao decorrer da formação também habilitam o profissional para o campo da docência, onde o especialista pode ministrar aulas em diferentes níveis de ensino.
As disciplinas e temáticas exploradas pelos estudantes ao longo do curso englobam:
- Fenômenos Físicos;
- Geometría Analítica e Álgebra Linear;
- Matemática Instrumental;
- Pensamento Computacional;
- Análise de Dados;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Fundamentos da Física;
- Inteligência Artificial;
- Lógica de Programação;
- Astronomia;
- Estatística;
- Programação Orientada;
- Física Computacional.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Ciências Exatas?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Ciências Exatas em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Ciências Exatas?
No curso de Ciências Exatas, os estudantes analisam, inicialmente, conceitos matemáticos, como: álgebra, cálculo, geometria e estatística. A física também é apresentada, desde seus conceitos clássicos até as complexidades da física quântica e da relatividade.
O estudante também se depara com o aprendizado prático em laboratórios, onde conhecimentos teóricos são aplicados em experimentos controlados, ensinando não apenas o "como" mas também o "porquê" dos procedimentos apresentados.
Em contextos tecnológicos, as Ciências Exatas integram metodologias de programação e desenvolvimento de sistemas. Em razão disso, parte da grade curricular é destinada para o estudo de linguagens de programação e práticas computacionais.
Nanotecnologia, Engenharia, Astronomia, entre outras áreas, também aplicam os conhecimentos difundidos pelo campo das Ciências Exatas para o desenvolvimento de soluções e análises próprias.
Quanto custa uma faculdade de Ciências Exatas?
No site da Quero Bolsa, o curso de Ciências Exatas pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 49,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Ciências Exatas ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Ciências Exatas
Onde o profissional de Ciências Exatas pode trabalhar?
O profissional formado no curso de Ciências Exatas encontra oportunidades em grande escala no setor educacional. Fora do âmbito acadêmico, há demanda em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, em indústrias que vão da química e farmacêutica até a aeroespacial e de tecnologia da informação.
Empresas de engenharia, financeiras e de consultoria também buscam esses profissionais pela capacidade analítica e de resolução de problemas complexos.
Com a crescente utilização da análise de dados, os cientistas exatos encontram espaço em setores como o de big data, inteligência artificial e desenvolvimento de software, onde suas habilidades matemáticas e computacionais são altamente valorizadas.
Como ingressar na profissão de Ciências Exatas?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Ciências Exatas?
O mercado de trabalho para o profissional das Ciências Exatas é dinâmico e exige uma série de competências. O domínio técnico dos princípios matemáticos e científicos é apenas o ponto de partida. Empregadores buscam indivíduos que combinem essa base sólida com habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e inovação.
A capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar efetivamente com não especialistas é também valorizada, já que muitos desafios científicos e técnicos envolvem a colaboração interdisciplinar.
Adaptabilidade e aprendizado contínuo são aspectos essenciais, dado o ritmo acelerado de desenvolvimento tecnológico e científico.
Nota de corte para Ciências Exatas
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Ciências Exatas foram: