Bioinformática
O curso de Informática ensina desde o uso básico do computador até noções de internet, edição de textos, planilhas e conteúdos mais avançados como programação.

O que é Bioinformática?
Última atualização: 06/11/2025
Bioinformática é um campo interdisciplinar que combina biologia, ciência da computação, matemática e estatística para analisar e interpretar dados biológicos.
Ela surgiu como uma resposta ao crescimento exponencial de dados gerados em áreas como a genômica, a proteômica e outras ciências biológicas, e tem como objetivo principal transformar informações brutas em conhecimento útil.
O campo está na vanguarda da inovação na medicina, farmácia e biotecnologia.
Encontre bolsas de estudo para Bioinformática

Como é o curso de Bioinformática?
O curso de Bioinformática é um bacharelado ou pós-graduação que forma profissionais capazes de tratar e interpretar dados biológicos.
Sua duração média é de quatro anos, período em que o aluno aprende desde os fundamentos da biologia molecular e genética até programação, estatística e modelagem computacional.
Os estudantes também se aprofundam em bancos de dados genéticos e são preparados desenvolver projetos de pesquisa científica com base em bioinformática.
Quando oferecido em grau de pós-graduação, seu foco está no aperfeiçoamento profissional, sendo indicado a graduados em áreas como Biologia, Biomedicina, Computação, Matemática e Engenharia.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O que se aprende na faculdade de Bioinformática?
No curso de Bioinformática, o aluno aprende a traduzir dados biológicos para compreender fenômenos genéticos, com o apoio de softwares e sistemas de informática.
A formação inclui conteúdos de biologia celular, genética, química e bioquímica, aliados a disciplinas de estatística, lógica, programação e modelagem matemática.
O estudante também desenvolve competências para criar e utilizar ferramentas computacionais voltadas à análise de sequências de DNA, proteínas e genomas, com base em linguagens como Python, R e SQL.
A grade varia de acordo com a instituição de ensino e as seguintes disciplinas podem figurar durante o curso:
Fundamentos de Genética e Biologia Molecular;
Estrutura e Função de Proteínas e Ácidos Nucleicos;
Estatística Aplicada à Biologia;
Programação (Python, R e SQL);
Análise de Sequências Genéticas;
Bancos de Dados Biológicos;
Biologia Computacional e Modelagem de Sistemas;
Bioinformática Estrutural e Comparativa;
Inteligência Artificial em Biociências.
Quanto custa uma faculdade de Bioinformática?
Na QB, você encontra opções de bolsas para o curso de Bioinformática a partir de R$113,46. Garanta a sua bolsa de estudos no site da Quero Bolsa!
Procure o curso de Bioinformática ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 119,00 entre as 1.526 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Bioinformática
O que faz o profissional de Bioinformática?
O profissional de Bioinformática é responsável por interpretar dados biológicos, obtidos por meio de tecnologias de sequenciamento genético e molecular.
Ele atua na interface entre biologia e computação, desenvolvendo métodos e ferramentas para transformar dados complexos em informações úteis para pesquisa, diagnóstico e inovação científica.
Onde o profissional de Bioinformática pode trabalhar?
O profissional formado em Bioinformática pode atuar em laboratórios de pesquisa, universidades, hospitais, empresas farmacêuticas, de biotecnologia e de tecnologia da informação aplicada à saúde.
Também há oportunidades em centros de diagnóstico molecular, onde o bioinformatas auxilia na interpretação de dados de exames genéticos e na formulação de diagnósticos personalizados.
Os mais buscados de Bioinformática
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Bioinformática?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Bioinformática?
Para ingressar na área, é necessário ter formação em Bioinformática. O mercado também valoriza profissionais com domínio de linguagens de programação, estatística e análise de dados, além de sólida base em biologia molecular.