O dentista é o profissional responsável pelo tratamento da saúde e estética bucal das pessoas. Ele tem conhecimento técnico sobre os dentes, gengiva, ossos da face, maxilar, mordida e demais áreas que envolvem a boca.
Estão presentes na rotina de um dentista: o processo de extração de dentes, restauração, limpeza, colocação de próteses, tratamento de cáries, instalação e manutenção do aparelho dentário, cirurgias e o tratamento de diversas doenças.
Para realizar alguma dessas ações, o dentista precisa receber o paciente e realizar um exame de observação visual na boca do paciente. A partir dessa etapa, ele saberá o que precisa fazer e pedir exames, como os de radiografia.
O dentista restaura, limpa e extrai dentes, aplica próteses e faz cirurgias. A maior parte dos profissionais dessa área se encontra nas regiões Sul e Sudeste do país, locais em que estão também muitas universidades que oferecem o curso de Odontologia.
O Conselho Federal de Odontologia reconhece pelo menos 22 especialidades para o dentista. As principais são:
Outras áreas muito procuradas são periodontia, odontopediatria, dentística, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, radiologia odontológica e imaginologia e saúde coletiva.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O primeiro passo para quem quer seguir a profissão de dentista é se matricular em um curso superior de Odontologia devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação tem duração média de cinco anos, mas é interessante que o profissional não se restrinja somente a ela. É interessante também procurar cursos de formação específica e pós-graduações para obtenção de conhecimentos diferenciais e de destaque no mercado de trabalho.
Para atuar como especialista em uma das áreas da odontologia, o dentista precisará passar por um curso de formação específico. Ele possui cargas horárias mínimas que vão de 500 (saúde coletiva) a 3.000 horas (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais).
Para atuar profissionalmente, o dentista precisa ter um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), conseguido após a conclusão do curso superior.
Para se tornar um dentista integrante da saúde pública e trabalhar em postos de saúde, hospitais e outros programas do governo, é necessário prestar um concurso público ou participar de um processo seletivo na área. Nos concursos, pode existir uma valorização em pontos extras na classificação de pessoas com mais experiência comprovada ou com cursos de pós-graduação realizados dentro da área odontológica.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Odontologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.