O dentista é o profissional responsável por diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados à saúde bucal. Ele realiza procedimentos como limpeza, extração, restauração e tratamento de cáries, além de orientar sobre cuidados diários e higiene dental. Seu objetivo é promover a saúde dos dentes e gengivas em todas as fases da vida.
Em seu dia a dia, o dentista aplica tratamentos preventivos e terapêuticos para garantir a saúde de dentes, gengivas e estruturas associadas. Entre os procedimentos mais comuns estão as limpezas, restaurações, extrações e tratamentos de cáries. O dentista também realiza exames e radiografias para detectar problemas, como infecções e alterações ósseas, ajudando a prevenir complicações futuras.
Além disso, o profissional pode se especializar em áreas como ortodontia, que corrige o alinhamento dos dentes e a mordida; periodontia, focada no tratamento das gengivas e tecidos de suporte; endodontia, que trata de problemas na polpa dentária; e odontopediatria, voltada ao atendimento de crianças.
O dentista também promove a orientação e educação dos pacientes, oferecendo instruções sobre higiene bucal, técnicas de escovação e uso de fio dental.
O dentista atua para prevenir, diagnosticar e tratar de problemas relacionados à saúde bucal. Seu trabalho é precedido por uma avaliação inicial do paciente, composta por exames clínicos que classificam a condição do paciente.
Com base em suas aferições, o dentista elabora o plano de tratamento, que pode incluir limpezas, restaurações, extrações, tratamento de cáries, aplicação de flúor, confecção de próteses ou intervenções ortodônticas.
Em seu dia a dia, o dentista também realiza procedimentos preventivos, como orientações sobre higiene bucal e alimentação saudável, e trata problemas decanal (endodontia) e cirurgias. Além disso, ele acompanha a evolução dos tratamentos por meio de consultas regulares.
Em consultórios e clínicas, o dentista também lida com gestão de agenda, atendimento humanizado e cuidados com biossegurança, garantindo um ambiente seguro para os pacientes.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O dentista pode atuar em diferentes áreas, abrangendo desde consultórios particulares até organizações de saúde pública. As principais oportunidades se concentram em clínicas odontológicas, onde o profissional atende pacientes que buscam tratamentos específicos, como restaurações, cirurgias, clareamentos e procedimentos ortodônticos. Muitos dentistas também prestam serviços especializados, como ortodontia, endodontia, implantodontia e periodontia.
Além do âmbito privado, o dentista pode atuar em unidades de saúde municipais e estaduais, participando de programas preventivos de saúde bucal, atendendo comunidades e realizando procedimentos essenciais para a população.
Hospitais também contratam dentistas, assim como empresas e grandes organizações, onde dentista pode integrar equipes de saúde, oferecendo atendimento preventivo e promovendo campanhas de saúde para os colaboradores.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um dentista.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O primeiro passo para quem quer seguir a profissão de dentista é se matricular em um curso superior de Odontologia devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação tem duração média de cinco anos.
Além da formação acadêmica, o dentista precisa obter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), entidade responsável por representar a classe no Brasil. Além disso, para quem deseja atuar em unidades de saúde pública, é necessário prestar um concurso público.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Odontologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
O CRO é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a prática da odontologia no Brasil. Todo dentista deve se registrar no CRO do estado onde atua para exercer legalmente a profissão. Além disso, o CRO zela pela ética profissional, aplica penalidades em caso de infrações, orienta os profissionais e protege a sociedade contra práticas ilegais na área odontológica.
Para ser dentista, é necessário cursar Odontologia, uma graduação de nível superior com duração média de 5 anos. O curso abrange disciplinas teóricas, práticas e clínicas.
No início, os estudantes aprendem fundamentos em biologia, anatomia, fisiologia e bioquímica. Com o avanço do curso, as matérias tornam-se mais específicas, incluindo odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia, periodontia, próteses dentárias e endodontia. Além disso, são realizadas práticas em laboratórios e clínicas, onde os alunos atendem pacientes sob supervisão.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.