Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta, 8h às 22h
Sábado, 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Engenheiro mecânico

As máquinas fazem parte do cotidiano do engenheiro mecânico, seja no projeto de construção ou durante o funcionamento delas

O que faz um engenheiro mecânico

O engenheiro mecânico projeta, constrói, observa, analisa e promove a manutenção de sistemas mecânicos em geral. Está presente em toda indústria, desenvolvendo máquinas e motores que permitem locomoção de pessoas e bens, fabricação de produtos em geral e geração de energia.

Sua atuação na indústria é ampla. O engenheiro mecânico pode trabalhar desde o projeto de ferramentas e peças até a construção de usinas e fábricas. Sua função pode envolver consultoria para compras e vendas, gerência de equipes multiprofissionais e acompanhamento de serviços e maquinário.

Como se tornar um engenheiro mecânico

Para se tornar um engenheiro mecânico é preciso concluir um curso superior em Engenharia Mecânica em uma faculdade devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). O bacharelado na área tem duração de cinco anos e prepara o profissional para o dia a dia de trabalho. 

Com o diploma em mãos, o engenheiro mecânico deve obrigatoriamente procurar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para se registrar e obter a autorização para atuar, pois o exercício da profissão é regulamentado por lei.

O curso e a profissão de engenheiro mecânico exigem habilidades e familiaridades com Matemática, Física e Química. O estudante de Engenharia Mecânica precisa ter facilidade para lidar com máquinas e com equipes multiprofissionais.

Áreas de atuação

O engenheiro mecânico tem como principal oportunidade no mercado de trabalho a indústria. Nela, pode atuar em diversos setores:


  • Criação e projeto: o profissional desenha novas máquinas e ferramentas seguindo as necessidades e ampliações que forem se mostrando viáveis.
  • Desenvolvimento: o engenheiro mecânico presente nesse setor tira do papel os protótipos e executa testes que verificam seu funcionamento, encontra problemas e indica soluções.
  • Consultoria técnica: pode trabalhar em diferentes áreas de uma empresa, como vendas e compras, dando informações técnicas sobre os processos.
  • Manutenção: trabalha no chão de fábrica supervisionando as máquinas e promovendo o seu funcionamento correto.
  • Supervisão de processos: está presente acompanhando como estão se desenvolvendo cada uma das etapas da produção e se são necessárias modificações.
  • Gerência: cuida de processos administrativos e de chefia da equipe industrial.