logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro mecânico: tudo sobre a profissão

O profissional responsável por projetar e desenvolver máquinas. Carreira possui principais oportunidades de trabalho na indústria; salário médio nos estados fica acima de R$7.000,00
engenheiro mecânico

Sobre a profissão

O engenheiro mecânico projeta, constrói, observa, analisa e promove a manutenção de sistemas mecânicos em geral. Está presente em toda indústria, desenvolvendo máquinas e motores que permitem locomoção de pessoas e bens, fabricação de produtos em geral e geração de energia.

Sua atuação na indústria é ampla. O engenheiro mecânico pode trabalhar desde o projeto de ferramentas e peças até a construção de usinas e fábricas. Sua função pode envolver consultoria para compras e vendas, gerência de equipes multiprofissionais e acompanhamento de serviços e maquinário.

Diariamente, o engenheiro mecânico lida com máquinas. Suas principais oportunidades de emprego se encontram na indústria, nos mais diversos setores. Atualmente, segundo dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio no Brasil de um engenheiro mecânico fica acima de R$7.000,00 na maioria dos estados brasileiros.

O engenheiro mecânico tem como principal oportunidade no mercado de trabalho a indústria. Nela, pode atuar em diversos setores:

  • Criação e projeto: o profissional desenha novas máquinas e ferramentas seguindo as necessidades e ampliações que forem se mostrando viáveis.
  • Desenvolvimento: o engenheiro mecânico presente nesse setor tira do papel os protótipos e executa testes que verificam seu funcionamento, encontra problemas e indica soluções.
  • Consultoria técnica: pode trabalhar em diferentes áreas de uma empresa, como vendas e compras, dando informações técnicas sobre os processos.
  • Manutenção: trabalha no chão de fábrica supervisionando as máquinas e promovendo o seu funcionamento correto.
  • Supervisão de processos: está presente acompanhando como estão se desenvolvendo cada uma das etapas da produção e se são necessárias modificações.
  • Gerência: cuida de processos administrativos e de chefia da equipe industrial.

Por que ser um Engenheiro mecânico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro mecânico

    Como se tornar um Engenheiro mecânico?

    Para se tornar um engenheiro mecânico é preciso concluir um curso superior em Engenharia Mecânica em uma faculdade devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). O bacharelado na área tem duração de cinco anos e prepara o profissional para o dia a dia de trabalho. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Mecânica, não deixe de ver as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Com o diploma em mãos, o engenheiro mecânico deve obrigatoriamente procurar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para se registrar e obter a autorização para atuar, pois o exercício da profissão é regulamentado por lei.

    O curso e a profissão de engenheiro mecânico exigem habilidades e familiaridades com Matemática, Física e Química. O estudante de Engenharia Mecânica precisa ter facilidade para lidar com máquinas e com equipes multiprofissionais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?