O engenheiro mecânico projeta, constrói, observa, analisa e promove a manutenção de sistemas mecânicos em geral. Está presente em toda indústria, desenvolvendo máquinas e motores que permitem locomoção de pessoas e bens, fabricação de produtos em geral e geração de energia.
Sua atuação na indústria é ampla. O engenheiro mecânico pode trabalhar desde o projeto de ferramentas e peças até a construção de usinas e fábricas. Sua função pode envolver consultoria para compras e vendas, gerência de equipes multiprofissionais e acompanhamento de serviços e maquinário.
Diariamente, o engenheiro mecânico lida com máquinas. Suas principais oportunidades de emprego se encontram na indústria, nos mais diversos setores. Atualmente, segundo dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio no Brasil de um engenheiro mecânico fica acima de R$7.000,00 na maioria dos estados brasileiros.
O engenheiro mecânico tem como principal oportunidade no mercado de trabalho a indústria. Nela, pode atuar em diversos setores:
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um engenheiro mecânico é preciso concluir um curso superior em Engenharia Mecânica em uma faculdade devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). O bacharelado na área tem duração de cinco anos e prepara o profissional para o dia a dia de trabalho. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Mecânica, não deixe de ver as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Com o diploma em mãos, o engenheiro mecânico deve obrigatoriamente procurar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para se registrar e obter a autorização para atuar, pois o exercício da profissão é regulamentado por lei.
O curso e a profissão de engenheiro mecânico exigem habilidades e familiaridades com Matemática, Física e Química. O estudante de Engenharia Mecânica precisa ter facilidade para lidar com máquinas e com equipes multiprofissionais.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.