A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma instituição de ensino superior pública, fundada em 1969, em Pelotas (RS).
Oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, em todas as áreas do conhecimento.
mais de 15.000 alunos matriculados
mais de 1.570 docentes
120 cursos de graduação
100 unidades no estado de Rio Grande do Sul
A UFPel está situada em uma área agrária, considerada de grande importância para o desenvolvimento regional e com uma economia agropastoril. As faculdades de Medicina e de Enfermagem também trouxeram mais estrutura na área da saúde para Pelotas e cidades vizinhas, com atendimentos realizados a pacientes do SUS.
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC;
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Conceito Institucional (CI) do MEC;
Projetos de extensão voltados para atendimentos prestados à comunidade local;
Incentivo à pesquisa e convênios com mais de 20 países e mais de 60 universidades.
Regular
184 avaliações
Thales Souza • Letras - Espanhol (Segunda Licenciatura)
Experiência acadêmica no pólo UAB - Sapucaia do Sul
Quelen Furtado • Matemática
Sucesso Tardio
Ana Quinteiros • Pedagogia
Ótimos professores que incentivam os alunos a buscar cada vez mais conhecimento
Luma Costa • Jornalismo
A UFPel é gigante, em inúmeros sentidos.
Geysi Custódio • Engenharia
Tem muito o que crescer ainda, mas o que faz a faculdade boa são os professores
José Moraes • Ciências Econômicas
Falta de Investimentos em Cursos de Menor Destaque.
Localizada no Sul do Rio Grande do Sul, em Pelotas, a 250 km de Porto Alegre, capital do estado, a sede da UFPel fica no campus Anglo. Possui ainda outros campi: Porto, Centro, Norte, Fragata e campus Capão do Leão, na cidade de mesmo nome.
Em termos de estrutura, a universidade conta com salas de aula, bibliotecas, laboratórios, auditórios, restaurantes-escola e uma casa do estudante. Além disso, dispõe de incubadora de base tecnológica, hospital-escola e hospital veterinário.
Como posso entrar na UFPel? . Sisu (Sistema de Seleção Unificada): O Sisu é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFPel. Para participar, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscrever no sistema.
. PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar): O PAVE é um processo seletivo seriado destinado ao ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFPel. Ao longo do ensino médio, os candidatos realizam três provas, e a seleção é feita com base no desempenho nessas avaliações. Importante ressaltar que 90% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas.
. EaD (Educação a Distância): Para ingressar nos cursos à distância da UFPel, é necessário realizar um Vestibular específico. A oferta de vagas está sujeita a recursos disponibilizados pelo MEC, o que pode resultar em uma oferta não regular de cursos e polos.
. Regime Especial: O Regime Especial é voltado para a comunidade interessada em cursar componentes curriculares nos cursos de graduação da UFPel. A matrícula nessa modalidade está condicionada à existência de vagas disponíveis após o período de matrícula regular.
Quais os cursos mais concorridos na UFPel? Com base na nota de corte do Sisu (2022.1), o curso de Medicina é a formação da UFPel com a nota mais alta: 800,06. . Odontologia 733.22; . Direito 715.7; . Psicologia 710.94
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFPEL? Vejas as notas necessárias para entrar na UFPEL pelo Sisu.