Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Nota do MEC: 4 de 5
NotaNotaNotaNotaNota
Tamanho: mais de 10.000 alunos
TamanhoTamanhoTamanho
Concorrência: mais de 3 alunos/vaga
ConcorrênciaConcorrênciaConcorrência
Preço: Gratuita

Poxa, não temos cursos da UFCG

Mas confira abaixo bolsas de outras faculdades. Olha esses benefícios:

  • Até 75% de desconto sem comprovar renda. O seu desconto é garantido até o fim do curso.

  • Taxa única para garantir a bolsa. Você não precisa pagar para manter o seu desconto.

  • Sem dívidas depois de se formar. O Quero Bolsa não é um financiamento.

Sobre a UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma instituição de ensino superior pública, credenciada em 2002 pelo Ministério da Educação (MEC), em Campina Grande (PB).

Oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, em todas as áreas do conhecimento.

Quais são os diferenciais da UFCG?

Os alunos da UFCG podem perceber na instituição o incentivo tanto para a área de pesquisa, quanto para a preparação para o mercado de trabalho. Durante a formação, os estudantes têm a oportunidade de participar de programas acadêmicos, que têm como objetivo a inserção no meio científico, e também de atividades de extensão, que proporcionam experiências práticas e ainda contribuem com serviços prestados à comunidade.

Entre os diferenciais da UFCG, estão:
  • Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC;

  • Núcleo de Esportes e Lazer: com o objetivo de promover a prática de atividades físicas entre a comunidade acadêmica;

  • 44ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019;

  • Acordos de cooperação com universidades e institutos de pesquisa de vários países.

Faculdades com bolsas de estudo

Veja todas as faculdades
Veja todas as faculdades

Avaliação dos alunos da UFCG

A UFCG já matriculou muitos alunos e formou diversos profissionais para o mercado de trabalho. E ninguém melhor que os próprios estudantes para falar como a faculdade é na prática!

Maria Silva Imagem de perfil: Maria Silva Estuda Ciência Computação
4.0
4.0
Empregabilidade
4.0
Estrutura
5.0
Professores
5.0
Localização
Pontos positivos

O campus central é bem localizado, mesmo não ficando em um bairro central, há constante passagem de transportes públicos na localidade e não é de difícil acesso dentro da cidade.
As salas dos prédios mais novos da universidade, em especial do Centro de Ciências e Tecnologias, são boas e confortáveis, com cadeiras em bom estado, ar condicionado, geralmente limpas, o que se repete para a estrutura de toda central de aulas, que é bem semelhante.
A biblioteca tem uma variedade considerável e uma boa sala de estudos para as pessoas que não podem concluir a aula e ir direto para casa, com mesas bem espaçosas e um ambiente muito iluminado, principalmente de dia que há uma boa entrada de luz natural (e uma ótima vista das janelas).
Em particular, os boa parte dos professores e a coordenação do curso de computação demonstram cuidado e preocupação com o bem estar do aluno com relação aos estudos, o que acredito ser um ponto crucial para a ótima avaliação da graduação no país todo.
Em questão de equipamentos, existem bons laboratórios para os alunos, de modo que conseguem realizar parte de suas atividades no campus da universidade.
A empregabilidade e as oportunidades são muito bem distribuídas e realmente existem para os alunos e seus vários interesses dentro da área de TI, com opções para aqueles que preferem a área de pesquisa até imersão em ambientes empresariais, além de grupos e comunidades que auxiliam na interação dos alunos com projetos e contatos.
Por fim, por mais que ainda seja um curso com uma fatia pequena de mulheres que o integram, esse número vem crescendo nos últimos anos e comunidades, como o Elas@Computação UFCG, nasceram para criar uma rede de apoio a essas mulheres que estão se graduando, que já se graduaram, que lecionam e até as interessadas a procurarem e permaneceram dentro dessa área, tornando-a cada vez mais plural.

Pontos negativos

Dentro da minha realidade como estudante do Centro de Ciências e Tecnologias, posso desfrutar de uma estrutura muito boa e confortável, porém isso não se aplica a todo conjunto da universidade. Os blocos que condizem aos cursos de humanidades são geralmente, com poucas exceções, mais precários, com cadeiras antigas e não muito confortáveis, iluminação e ventilação ruins e muitas vezes um pouco sujas. Em algumas, animais que vivem no campus costumam dar uma passeada nas salas, trazendo muita alegria para os alunos com suas ilustres visitas, mas que acabam tirando um pouco o foco de outros que têm alguma dificuldade para se concentrarem. Isso também acontece em alguns blocos mais antigos de outros lugares, inclusive no CCT, mas são casos bem mais particulares.
Outro ponto muito importante a se falar é sobre a mobilidade dentro do campus. Primeiramente, falta acessibilidade para PCDs, principalmente em lugares mais remotos, pois os caminhos são um pouco confusos e cheios de atalhos criados pelos estudantes, além de algumas centrais de aula e laboratórios não possuírem rampas e nem elevadores para o melhor acesso dessas pessoas até as salas de aula, como por exemplo no bloco CP1, que não há elevador de acesso ao Laboratório de Ciência da Computação que fica no último andar do prédio.
Como já falado, a questão dos acessos é um problema, visto que, quanto mais se entra no campus, mais confusa fica a disposição dos caminhos. Nada que a gente não consiga se guiar, mas para algumas pessoas pode se tornar bem complicada a mobilidade nesses lugares mais remotos pela falta de calçamento, desnível em passarelas e até a distância de caminhos "oficiais" (tendo em vista os atalhos criados pelos estudantes) até algumas localidades.

Gabriel Matos Imagem de perfil: Gabriel Matos Estuda Ciência da Computação
5.0
5.0
Empregabilidade
5.0
Estrutura
5.0
Professores
5.0
Localização
Pontos positivos

Comentando no ponto de vista do meu curso, temos destaques, prêmios e projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, o campus conta com uma ótima estrutura, projetos de pesquisa e monitoria, além de um suporte técnico e profissional de excelente qualidade.

Pontos negativos

"Limpar currículo" é inviável.

Existem projetos que exigem boas médias acadêmicas.
E mesmo sabendo que, a cada ano que passa, a concorrência por vagas no curso aumenta,
a estratégia para avaliar o desempenho do aluno desconsidera essa atualização de nova matricula e dispensa de disciplinas pagas.

Está com dúvidas sobre a UFCG?

Os alunos e ex-alunos da instituição estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas
Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil
Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade
É só preencher seus dados

Quais os campi da UFCG e como é sua estrutura?

A sede da UFCG fica em Campina Grande, a cerca de 125 km de João Pessoa (PB). Conta também com campi em outras seis cidades paraibanas: em Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Em sua infraestrutura, suas unidades dispõem de hospital veterinário, museus, fazendas experimentais, hospitais universitários, residência estudantil, restaurante universitário, laboratórios específicos, bibliotecas e complexo esportivo.

Veja os endereços das unidades:

Saiba mais sobre a UFCG

O complexo Esportivo da UFCG é composto por ginásio poliesportivo, pistas de caminhada, academia, campos de futebol oficial gramado e de futebol de areia, mini campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, quadra de tênis e espiribol, área para aquecimento com barras e pranchas, mesas de xadrez e de tênis, arena de slackline.

Quais as notas de corte da UFCG?

Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFCG? Vejas as notas necessárias para entrar na UFCG pelo Sisu.

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

534

Física

Maior nota de corte

777

Medicina