Quais as áreas de atuação de Relações Internacionais?
Agora que você já sabe como funciona a graduação em Relações Internacionais, chegou a hora de conhecer 10 áreas de atuação desse profissional. É possível trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e até mesmo em eventos esportivos. Confira a lista a seguir:
1. Diplomacia
Essa é uma das áreas de atuação mais populares quando o assunto é Relações Internacionais. Para trabalhar como diplomata é necessário ser aprovado em concurso público ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
O profissional será responsável por representar o Brasil no exterior e lidar com diversos aspectos como a política.
Entenda melhor: Perfil Diplomata no MBTI: o que é e tipos de personalidade
2. Área acadêmica
O profissional pode seguir na área de pesquisas e atuar como professor em diversas instituições do país. É uma ótima opção para quem tem interesse em se aprofundar em fatos históricos e geopolíticos.
Para obter sucesso na carreira, além da graduação, o profissional precisa se dedicar também ao mestrado e ao doutorado.
Confira: Laureado: entenda o que significa e sua importância no mundo acadêmico
3. Profissional do comércio exterior
Esse profissional atua em empresas privadas que têm filiais em outros países ou que têm relações com outras instituições do exterior. Por isso, o internacionalista trabalha na resolução de conflitos e no fortalecimento dessas relações.
Veja também: Profissões para quem gosta de viajar
4. Marketing
Por possuírem uma boa base na área de comunicação, negociação e uma visão ampla de outras culturas, os profissionais podem contribuir na área do marketing para garantir visibilidade de produtos ou serviços no mercado internacional e expandir relações no exterior.
Saiba mais: Pós-graduação em Marketing Digital: como funciona?
5. Organizações Não Governamentais (ONGs)
O internacionalista pode desenvolver o seu trabalho em ONGs que lidam com questões de interesse internacional, como direitos humanos, política e meio ambiente. No terceiro setor, os profissionais são responsáveis por atuar na captação de recursos, negociação e também por fechar parcerias no exterior.
Veja: Qual a situação dos imigrantes e refugiados? Entenda!