Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

13 cursos para quem gosta de eventos e quer trabalhar na área

por Mathias Sallit em 08/09/21

Muita gente deseja trabalhar com organização de eventos e busca fazer um curso na área para se especializar. O setor de eventos é um dos grandes fomentadores da economia do Brasil, principalmente pelo fato de abraçar diversas áreas da economia do país.

Foto: Zachary Staines/Unsplash
pessoas tirando foto de shows profissão para quem gosta de eventos
Fotógrafos, relações públicas e coordenadores: conheça profissões para quem quer trabalhar com eventos

De acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor movimenta cerca de R$ 250 bilhões em eventos corporativos e R$ 17 bilhões em eventos sociais em um ano normal. Como todos sabem, 2020 e 2021 não foram anos normais, e um dos setores mais impactados pela pandemia foi o de eventos.

Mas o avanço da imunização da população faz com que produtores de eventos já sonhem com a retomada das festas, shows, festivais e palestras presenciais e com público normal pelo país. E isso deve retomar o crescimento desse importante e bilionário setor da economia brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quais são as faculdades para quem quer trabalhar com eventos?

A Revista Quero selecionou 13 cursos para quem quer trabalhar com eventos. Caso você goste e esteja pensando no reaquecimento dessa área econômica nos próximos anos, essas graduações podem te interessar.

1. Relações Públicas

A primeira graduação da lista de cursos para quem quer trabalhar com eventos é Relações Públicas. O curso da área de comunicação é bastante procurado por quem se interessa por promover a imagem de uma empresa institucionalmente, cuidando de detalhes que fazem bem para a companhia ao olhar do público.

O profissional de RP, como é conhecido, muitas vezes é o responsável pela organização de eventos com clientes, parceiros e público geral para promover a marca ou até a pessoa. O curso é um bacharelado que tem duração média de quatro anos.

Onde estudar Relações Públicas

2. Eventos

Em segundo lugar na lista, uma escolha óbvia: o curso de Eventos. Essa graduação prepara profissionais para atuarem em todas as etapas de planejamento e organização de eventos de diversos tipos, como culturais, corporativos, artísticos, esportivos, gastronômicos, turísticos e qualquer outro.

No dia a dia, o profissional será responsável desde a captação de recursos para a realização das convenções até a gestão do cerimonial. Enfim, toda a logística de um evento fica a cargo desse coordenador. Esse curso tecnólogo tem um atrativo de ter uma duração menor, de dois anos em média.

Onde estudar Eventos

3. Produção Cultural

Para quem quer atuar na produção de eventos de diversos temas, com foco principal na cultura e nas artes, o curso de Produção Cultural surge como boa opção. A graduação vai preparar pessoas que vão cuidar de todos os processos de organização de um evento, no que toca os assuntos de planejamento e execução.

Outros temas, como esportes e divulgação científica, serão abordados, mas o foco do curso é na cultura. Por isso, shows, espetáculos musicais, de dança e teatrais, exposições e congressos são os eventos principais abordados nas aulas, que duram, em média, três anos para serem concluídas.

Foto: Antenna/Unsplash
profissões para quem gosta de eventos pessoas conversando em exposição
Produtores culturais organizam shows, exposições e espetáculos de dança e teatrais

4. Produção Cênica

Seguindo a linha da produção de eventos de uma área específica, agora é a hora de citar o curso de Produção Cênica. Esse é focado no planejamento, execução e coordenação de espetáculos cênicos, geralmente relacionados ao teatro, circo, dança e eventos audiovisuais.

Todos os processos de um espetáculo terão ações de um produtor cênico, desde a logística inicial, a pré-produção e a finalização e execução dos eventos. Sempre pensando na parte estética das Artes Cênicas, esse curso tecnólogo tem duração média de dois anos.

Onde estudar Produção Cultural

5. Jornalismo

Um jornalista pode trabalhar tanto na produção como na cobertura de eventos de qualquer tipo. Por isso, estudar Jornalismo também é uma opção para quem quer trabalhar com eventos de diversos tipos. Para isso, os alunos estudam esse bacharelado durante quatro anos, em média.

A faculdade prepara os estudantes para trabalharem com comunicação organizacional, o que muitas vezes também forma profissionais de relações públicas. Mas as aulas também preparam profissionais para trabalharem cobrindo os eventos mais importantes do mundo, como Copa do Mundo, Olimpíadas, eleições e festivais de música.

Onde estudar Jornalismo

6. Fotografia

Todo evento precisa de imagens, e o fotógrafo é quem eterniza os momentos com suas fotos. Além das questões técnicas que todo fotógrafo precisa saber para mexer com as câmeras, o curso de Fotografia também vai desenvolver nos estudantes a capacidade de organizar eventos e exposições fotográficas.

A cobertura jornalística de eventos também é uma das funções de um fotógrafo. Outra forma que vem se tornando muito popular e aquecendo o mercado de trabalho é a de cerimônias familiares, como festas de aniversário e casamentos. O curso tecnólogo de Fotografia tem duração média de dois anos.

Onde estudar Fotografia

7. Publicidade e Propaganda

Os publicitários têm bastante espaço em empresas que atuam com eventos e marketing. Também encontram empregos em companhias que costumam organizar eventos institucionais para lançar produtos e serviços ou interagir com o público e parceiros.

Para uma pessoa que deseja trabalhar com eventos, é indispensável que a grade curricular da faculdade tenha disciplinas que abordem esse tipo de organização, além das matérias sobre relações públicas e comunicação interna. O bacharelado de Publicidade e Propaganda dura, em média, quatro anos.

Onde estudar Publicidade

8. Turismo

Outro curso que não poderia faltar nesta lista é o de Turismo. Esses profissionais são indispensáveis para a produção de eventos de qualquer forma, desde os regionais, que estimulam a economia de um local, até os maiores e mais famosos eventos internacionais. Empresas de eventos e logística para eventos também precisam desse especialista.

A graduação tem o foco na gestão turística e conta com disciplinas que vão desenvolver nos alunos todo o conhecimento necessário para atuar na organização de eventos. O curso é encontrado tanto bacharelado, com duração entre três e quatro anos, quanto tecnólogo, mais curto, levando em média dois anos para ser concluído.

Onde estudar Turismo

9. Hotelaria

Quem faz o curso de Hotelaria também poderá se envolver com elaboração, organização e produção de eventos. O profissional dessa área pode ter diversas responsabilidades no dia a dia de eventos, principalmente com a gestão para que não falte comida, bebida ou instalações para os visitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O curso conta com disciplinas específicas nessa área. Além disso, empresas de eventos dão muito espaço para a atuação do profissional de Hotelaria. Um estudante leva cerca de dois anos para se formar nesse curso tecnólogo.

Onde estudar Hotelaria

10. Gastronomia

O curso de Gastronomia é outro que dá base para muito além das questões técnicas da profissão. Os estudantes também são preparados para atuarem nos serviços de cozinha e também na organização e produção de eventos, gastronômicos ou não.

Eventos de qualquer proporção exigem organização para que os presentes sejam bem recebidos e saiam satisfeitos com tudo. Por isso, o profissional de Gastronomia pode cuidar da elaboração de cardápio e coordenação de equipe responsável pela cozinha e serviços. O curso tecnólogo tem duração média de dois anos.

Onde estudar Gastronomia

Foto: Antenna/Unsplash
jantar corporativo profissões para quem gosta de eventos
Organização de jantares são parte do dia a dia de quem atua com Gastronomia

11. Gestão Desportiva e de Lazer

Para quem gosta da área de esportes ou do lazer, esse curso pode ser a escolha perfeita para juntar esse gosto com a vontade de trabalhar com eventos. Um gestor desportivo e de lazer é responsável por organizar eventos esportivos e ligados ao lazer, como culturais e artísticos, para instituições esportivas ou instituições públicas.

Clubes, equipes esportivas, grandes companhias e empresas de eventos precisam desse gestor para dar a assessoria necessária para os encontros. Para se formar no curso de Gestão Desportiva e de Lazer, o profissional leva, em média, dois anos.

Onde estudar Gestão Desportiva

12. Comunicação Institucional

O curso de Comunicação Institucional está no eixo tecnológico de Gestão e Negócios, um dos mais populares para quem busca um diploma de tecnólogo. Essa graduação segue uma linha parecida do curso de Relações Públicas, mas é mais focado na comunicação dentro das organizações.

Entre as principais funções de um coordenador de comunicação, cargo desse curso, é a promoção e organização de eventos corporativos para funcionários das empresas. Coordenação de palestras, workshops, treinamentos e até celebrações é a principal função desse profissional. O curso tem duração média de dois anos.

Onde estudar Comunicação Institucional

Para finalizar a lista de cursos para quem quer trabalhar com eventos, o curso de Secretariado é outro tecnólogo do eixo de Gestão e Negócios. O foco dessa graduação é formar secretários para prestar assessoria dentro de empresas e órgãos públicos.

Além disso, o curso vai capacitar os profissionais para atuarem na organização de eventos institucionais, assim como no curso anterior da lista. Por isso, esse profissional tem espaço em empresas de qualquer porte e podem atuar com eventos. O curso de Secretariado tem duração média de dois anos.

Onde estudar Secretariado

Ainda em dúvida entre os cursos? Faça o teste vocacional gratuito!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Onde estudar?

Gostou de algum desses cursos e quer trabalhar com organização de eventos? O Quero Bolsa pode te ajudar a entrar logo na faculdade. A plataforma tem parceria com faculdades em todo o Brasil que oferecem bolsas de estudo que reduzem os gastos da graduação.

As mensalidades ficam até 75% mais baratas durante todo o curso, até você conseguir o diploma. Confira algumas das faculdades parceiras abaixo:

No site, é possível encontrar universidades de todo o país com os mais diversos cursos do Brasil.

Leia também:
8 cursos para quem gosta de artes
19 sugestões de cursos para pessoas criativas

E então, qual desses cursos para quem gosta de eventos tem o seu perfil? Conte para a gente nos comentários abaixo!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54