logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Secretariado você encontra aqui na Quero Bolsa

Secretariado

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado, Pós-graduação e Técnico
Área de conhecimento
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Sim

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Secretariado

O curso de Secretariado forma profissionais preparados para o assessoramento, podendo atuar tanto diretamente com o empresário, organizando seus compromissos, quanto com a automação de escritórios.

Existem, atualmente, duas modalidades do curso: o bacharelado e o tecnológico. O curso de bacharelado, chamado de Secretariado Executivo, é voltado para o assessoramento individual de executivos e empresários. Já o profissional tecnólogo irá atuar em cargos com maior enfoque para a gestão do setor ou departamento de uma empresa.

Ao final do curso, o profissional pode trabalhar cuidando das rotinas financeiras e administrativas do chefe, lidando com contabilidade e organização de compromissos, além de redigir e cuidar do encaminhamento de documentos.

Além disso, pode promover a integração entre os setores por meio do fluxo de informações. Como arquivos em outros idiomas e clientes estrangeiros podem ser comuns dentro da empresa, a fluência em uma língua estrangeira é essencial.

No mercado de trabalho, o profissional de Secretariado pode atuar como assessor ou consultor, secretário pessoal ou executivo, tradutor e intérprete. Pode, ainda, realizar estes trabalhos para empresas de pequeno a grande porte ou também como autônomo.

Os tipos de formação para o curso de Secretariado são: bacharelado , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Secretariado?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Secretariado, como tecnológico, segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.

Já como bacharelado, o curso de Secretariado Executivo segue suas próprias diretrizes. Em sua grade curricular, deverá contemplar três eixos interligados de formação: Conteúdos Básicos, Conteúdos Específicos e Conteúdos Teórico-Práticos.

O eixo de Conteúdos Básicos engloba os estudos relacionados com as Ciências Sociais, com as Ciências Jurídicas, com as Ciências Econômicas e com as Ciências da Comunicação e da Informação.

Os Conteúdos Específicos são as técnicas de secretariado, da gestão secretarial, da administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas, de organização e métodos, de psicologia empresarial e de ética geral e profissional. Além disso, incluem o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e do aprofundamento da língua nacional.

Já no eixo de Conteúdos Teórico-Práticos se encontram os estudos em laboratórios informatizados, estágio e atividades complementares.

Entre as disciplinas mais comuns no curso de Secretariado estão:

  • Aplicativos de Informática em Escritórios;

  • Cerimonial e Regras de Protocolos;

  • Comunicação Empresarial;

  • Comunicação Escrita;

  • Contabilidade;

  • Direito Empresarial;

  • Economia e Mercado;

  • Empreendedorismo;

  • Estratégia Empresarial;

  • Introdução ao Marketing;

  • Introdução à Administração;

  • Legislação Trabalhista e Previdenciária;

  • Marketing Pessoal e Etiqueta;

  • Métodos Numéricos Aplicados à Gestão;

  • Organização de Eventos e Feiras;

  • Psicologia das Organizações;

  • Qualidade Aplicada às Organizações;

  • Recursos Humanos: Fundamentos e Processos;

  • Relações Interpessoais e Liderança;

  • Sistemas de Informações Gerenciais;

  • Técnicas de Secretariado;

  • Ética Nos Negócios.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Secretariado Executivo considerando os seguintes conteúdos:

  • Técnicas secretariais: Histórico da profissão, Regulamentação da profissão, Postura, Perfil, Ética profissional, Gerenciamento de rotinas, Organização de eventos, Cerimonial e protocolo, Etiqueta profissional e Recursos tecnológicos;

  • Gestão secretarial: Empreendedorismo, Processo de negociação, Assessoria executiva, Gestão da informação, Organização de eventos, Consultoria na área secretarial;

  • Comunicação organizacional: Redação comercial e oficial em língua nacional, Domínios de expressão e comunicação interna e externa, Argumentação para os processos de negociação e expressões interpessoais e intergrupais, Redação comercial em língua inglesa;

  • Administração e planejamento estratégico: Conceitos e etapas do planejamento estratégico, Aspectos estruturais das organizações;

  • Psicologia empresarial: Relações de poder, cultura e clima organizacional; Relações inter e intrapessoais.

Qual a grade curricular de Secretariado?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Secretariado em uma de nossas faculdades parceiras:

Assessoria Executiva
Atividades Complementares
Cerimonial e Protocolo

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Secretariado?

O curso superior em Secretariado é oferecido na habilitação de bacharelado, com duração de 4 anos, e também como curso tecnológico, com duração média de 2 anos.

Em algumas universidades o curso tem o nome de Secretariado Executivo ou Secretariado Bilíngue. Durante a faculdade o estudante aprende conceitos de Administração, Idiomas, Comunicação e Informática. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas da área de Ciências Humanas (como Recursos, Humanos, Psicologia e Ética) e também disciplinas na área de gestão, como Finanças, Economia, Contabilidade, etc.

É possível encontrar essa graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Quanto custa uma faculdade de Secretariado?

O valor do curso de Secretariado pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 91,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.

Procure o curso de Secretariado ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 14,00 entre as 1.188 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Secretariado

O que faz o profissional de Secretariado?

O secretário executivo assessora os executivos no desempenho de suas funções, atendendo clientes externos e internos. Gerencia informações, elabora documentos, controla correspondências físicas e eletrônicas e presta serviços em idioma estrangeiro.

Além disso, o profissional de Secretariado organiza eventos e viagens, supervisiona equipes de trabalho, gerencia suprimentos, arquiva documentos físicos e eletrônicos e auxilia na execução de tarefas administrativas e em reuniões.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Secretariado

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Secretariado foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Secretariado
Está com dúvidas sobre Secretariado? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Secretariado

Tipo de Pergunta
Recentes