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Quanto ganha um Recepcionista? Salário e carreira na área de Secretariado

Selecionamos informações sobre a profissão de Recepcionista, incluindo salários por cidade e especialidade. Tudo para você escolher a carreira perfeita para você. Com a Quero Bolsa é assim, a gente te ajuda a escolher sua carreira e entrar na faculdade ideal com um super desconto.
Salário médio no Brasil Recepcionista R$ 1.640,81
Maior salário médio por estado Santa Catarina R$ 1.820,99
Maior salário médio por especialidade Concierge R$ 3.286,19

Qual o salário de um Recepcionista?

O salário médio de um Recepcionista no Brasil é de R$ 1.640,81.
Os estados onde a profissão de Recepcionista têm os melhores salários são Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo.

As especialidades com os melhores salários são Concierge, Recepcionista de Banco e Recepcionista de Hotel.

Essas informações são baseadas nas 69443 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.

Salário de um Recepcionista por especialidade
Especialidade Salário médio
Concierge R$ 3.286,19
Recepcionista de Banco R$ 3.195,82
Recepcionista de Hotel R$ 2.660,51
Recepcionista de Seguro Saude R$ 2.431,28
Recepcionista de Consultorio Medico ou Dentario R$ 2.263,09
Recepcionista, em Geral R$ 1.895,11
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Como é a carreira de Recepcionista?

O recepcionista atua para prestar o atendimento inicial a clientes e visitantes de uma empresa. Ele é o ponto de contato entre o público e a organização, sendo responsável por transmitir informações com credibilidade.


Sua rotina é caracterizada pelo atendimento de ligações telefônicas, recepção de clientes e visitantes, e administração de agendas de compromisso. Em alguns casos, o profissional também controla o acesso ao ambiente, conferindo documentos e identificações para autorizar a entrada de pessoas. 


As atividades são desenvolvidas com o apoio de computadores e softwares de gestão, que permitem o registro dos dados e a edição de informações. Dessa forma, o recepcionista pode atualizar cadastros e navegar pelos registros com facilidade.

O recepcionista é responsável pelo atendimento de visitantes em empresas, hotéis, hospitais e outros ambientes. Suas responsabilidades incluem:

  • Contato com o público: Ele recebe visitantes, atende chamadas telefônicas e responde a e-mails, fornecendo informações específicas solicitadas e direcionando a departamentos ou responsáveis.
  • Gestão de agendas: Eles organizam compromissos e reuniões, além de gerenciar reservas para assegurar que os compromissos e eventos ocorram conforme planejado.
  • Administração básica: Inclui tarefas como preenchimento de formulários, emissão de crachás de visitantes, e manutenção de registros atualizados para garantir a organização e a eficiência administrativa.



Os recepcionistas também contribuem para a manutenção da ordem e organização do ambiente de recepção. Suas habilidades em comunicação e gestão de tempo são valorizadas para a operação eficiente da organização.

Os recepcionistas podem atuar em organizações que demandam o atendimento ao público e administração de horários e informações, como em hospitais, clínicas, hotéis e outros estabelecimentos.

Sua rotina envolve o atendimento de chamadas, agendamento de compromissos e recepção de visitantes. Além disso, organizam a documentação necessária para reuniões e coordenam a logística para visitantes e funcionários.

Em hotéis, os profissionais também são responsáveis pelo check-in e check-out dos hóspedes, oferecendo informações sobre serviços do hotel e pontos turísticos locais. Já em ambientes médicos, como hospitais e clínicas, os recepcionistas marcam consultas, administram registros de pacientes e facilitam a comunicação entre médicos e pacientes.

Para se tornar um recepcionista, é necessário concluir o ensino médio. Muitas posições também valorizam a experiência em atendimento ao cliente ou cursos relacionados à área administrativa. O profissional deve possuir habilidades de comunicação e organização, ser capaz de gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente e ter conhecimento básico de ferramentas de escritório, como processadores de texto e planilhas.

Algumas posições requerem habilidades específicas, como um segundo idioma, especialmente em ambientes internacionais ou no setor de turismo e hospitalidade.

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