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Recepcionista

O recepcionista é responsável pelo atendimento ao público de uma corporação

O que faz um recepcionista

O recepcionista é o profissional responsável pelo atendimento ao público, seja recebendo a pessoa presencialmente na recepção de um estabelecimento ou pelo telefone e e-mail. O recepcionista realiza agendamentos, fornece informações e orienta a circulação de pessoas e visitantes. Além de atuar na recepção, atender e filtrar ligações telefônicas, anotar recados e receber visitantes, é responsabilidade de um recepcionista atividades como o gerenciamento de compra de materiais de escritório e higiene, envio, recebimento e controle de correspondências, direcionamento de ligações, gerenciar a agenda da diretoria, marcar reuniões, arquivar documentos, responder perguntas sobre a empresa e esclarecer dúvidas, controlar as chaves e acessos e registrar todas as informações.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1366,84
salário médio de um recepcionista
R$ 1592,41
estado com maior salário - Rio de Janeiro
28019
contratações no último ano (2018)
21278
demissões no último ano
6741
saldo de vagas criadas

Ver mais sobre salário do Recepcionista

Como se tornar um recepcionista

De modo geral, não é exigido diploma em curso superior para quem deseja atuar como recepcionista, mas apenas Ensino Médio completo. A graduação se torna um diferencial. Além disso, algumas empresas exigem curso superior e até mesmo fluência em inglês de quem deseja se candidatar a vagas de recepcionista. Entre as faculdades recomendadas para quem quer atuar como recepcionista, estão as de bacharel ou de tecnologia relacionadas à área de negócios, como Administração, Marketing, Contabilidade, Secretariado Executivo, Relações Públicas e outras. Noções em outras línguas, principalmente inglês, e em informática são essenciais para se tornar um recepcionista, além de boa comunicação, simpatia, educação, organização, assiduidade e responsabilidade.

Áreas de atuação

Um recepcionista pode atuar em instituições dos mais diversos tipos e segmentos, tanto do setor público quanto do privado e terceiro setor, como hotéis, hospitais, instituições de ensino, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos. Toda empresa necessita de um profissional que execute as funções de um recepcionista. Esse profissional se relaciona com todas as áreas do estabelecimento onde trabalha.