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Recepcionista: tudo sobre a profissão

Aquele que recebe e atende pessoas

Profissional é essencial em diversos estabelecimentos e o primeiro contato da empresa com o cliente; salários ficam na média de R$1.100,00

Salário médio: R$ 1.366,84 Vagas em 2024: +28019 vagas Ver bolsas de até 92%
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Sobre a profissão

O que faz um Recepcionista?

O recepcionista é o profissional responsável por atender e orientar visitantes, clientes ou pacientes, registrando informações, agendando serviços e prestando suporte administrativo.

Ele está posicionado na entrada de empresas, consultórios, condomínios, hotéis e outros ambientes, e é o primeiro ponto de contato para quem adentra os espaços.

Seu papel é recepcionar os visitantes, anotando suas informações, reservando horários, repassando recados e encaminhando-os para a próxima etapa do atendimento.

Além disso, o recepcionista gerencia chamadas, transfere ligações para os departamento, anota recados e administra agendas, garantindo suporte administrativo básico.

Qual é a função do recepcionista? 

A função do recepcionista é receber e encaminhar pessoas.

Eles também podem agendar compromissos, gerenciar correspondência, manter a área de recepção organizada e auxiliar em situações de emergência.

Qual é a diferença entre recepcionista e secretária?

Embora o secretário e o recepcionista compartilhem algumas responsabilidades relacionadas à administração e comunicação, suas funções se diferem.

O recepcionista é o responsável pelo primeiro atendimento, lidando com visitantes, gerenciando ligações telefônicas e encaminhando demandas para os setores apropriados.

Já a secretária realiza a gestão da agenda de executivos ou equipes, organizando reuniões, elaborando documentos e atuando como suporte para a tomada de decisões.

Outra diferença é que o recepcionista lida com o atendimento geral em empresas, enquanto a secretária presta suporte específico a uma pessoa ou departamento.

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Como atua um Recepcionista?

O recepcionista presta atendimento inicial a pessoas em empresas, hotéis, consultórios, hospitais, condomínios e muitos outros ambientes.

Ele é o ponto de contato entre o público e a organização, sendo responsável por transmitir informações e encaminhar os visitantes e pacientes.

Sua rotina é caracterizada pelo atendimento de ligações telefônicas, recepção de clientes e visitantes, e administração de agendas de compromisso.

Em alguns casos, o profissional também controla o acesso ao ambiente, conferindo documentos e identificações para autorizar a entrada de pessoas. 

As atividades são desenvolvidas com o apoio de computadores e softwares de gestão, que permitem o registro dos dados e a edição de informações.

Onde atua um Recepcionista?

O recepcionista pode atuar em empresas de todos os segmentos que demandam o atendimento de clientes e organização de rotinas administrativas. Isso inclui: clínicas, hospitais e consultórios médicos, onde ele realiza o agendamento de consultas, faz o cadastro de pacientes e organiza documentos relacionados a procedimentos médicos.

Outros segmentos envolvem hotéis, resorts e pousadas, que requisitam o recepcionista para realizar o atendimento, check-ins, check-outs e a gestão de reservas.

Além disso, os profissionais podem trabalhar em escolas, academias, salões de beleza, instituições públicas e até mesmo em eventos e feiras.

Por que ser um Recepcionista?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Recepcionista?

Para se tornar recepcionista, é necessário dispor de ensino médio completo e apresentar habilidades de atendimento, organização e comunicação.

Apesar de não ser obrigatório, cursos de atendimento, informática básica e técnicas administrativas podem ser um diferencial no mercado de trabalho.

A experiência prática também é valorizada, adquirida por meio de estágios ou empregos que envolvem atendimento ao público.

Para ser recepcionista precisa ter curso?

Embora não haja um curso obrigatório para ser recepcionista, capacitações em áreas como Administração e Informática são recomendadas para quem deseja ingressar na profissão.

Cursos livres de curta duração, como Recepcionista e Telefonista, são opções populares. Eles oferecem conhecimentos específicos sobre atendimento presencial e telefônico, gerenciamento de agendas e comportamento profissional.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Oportunidades para se tornar Recepcionista

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