Secretariado Executivo
Saiba tudo sobre o curso de Secretariado Executivo e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

O que é Secretariado Executivo?
Última atualização: 27/06/2025
O Secretariado Executivo é área que presta suporte administrativo e executivos às empresas, organizando atividades diárias, controlando documentos e apoiando operações internas.
Suas práticas garantem que as ações de uma empresa ou de um executivo ocorram de maneira organizada, com base em princípios técnicos e legais.
Encontre bolsas de estudo para Secretariado Executivo
Como é o curso de Secretariado Executivo?
O curso de Secretariado Executivo tem o objetivo de formar secretários habilitados para prestar suporte organizacional em empresas, gerenciando atividades diárias, administrando a comunicação interna e externa e zelando pelo controle de processos operacionais.
A formação é disponibilizada em grau de bacharelado e conta com duração média que varia entre 3 a 4 anos.
Durante esse período, o aluno aprende sobre gestão de agendas, organização de eventos, atendimento ao público, comunicação e suporte a lideranças e equipes.
O curso também inclui disciplinas de informática, legislação e técnicas de escrita profissional.
Após percorrer toda a formação, o egresso está pronto para atuar como secretário executivo, assessor administrativo, coordenador de serviços gerais, em empresas privadas, órgãos públicos e consultorias.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Secretariado Executivo?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Secretariado Executivo em uma de nossas faculdades parceiras:
- Atividades Complementares
- Ciência da Intervenção em Enfermagem
- Comunicação nas Organizações
O que se aprende na faculdade de Secretariado Executivo?
No curso de Secretariado Executivo, o aluno aprende a organizar e gerenciar tarefas administrativas e executivas dentro de uma empresa.
Os conteúdos estimulam o desenvolvimento de habilidades de comunicação, organização de documentos, controle de agendas e suporte a reuniões e viagens.
Além disso, a formação ensina sobre a utilização de ferramentas tecnológicas para otimizar processos e a importância do atendimento ao cliente.
Embora a grade curricular varie de acordo com a instituição, é comum que as seguintes disciplinas figurem no curso:
Gestão de Documentos e Arquivos;
Atendimento ao Cliente e Relacionamento;
Comunicação Empresarial;
Informática Aplicada ao Secretariado;
Gestão de Projetos;
Legislação e Ética Profissional;
Organização de Reuniões e Eventos;
Língua Portuguesa e Redação Profissional.
Quanto custa uma faculdade de Secretariado Executivo?
No site da Quero Bolsa, o curso de Secretariado Executivo pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 29,97. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Secretariado Executivo ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 99,00 entre as 1.518 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Secretariado Executivo
O que faz o profissional de Secretariado Executivo?
O secretário executivo é responsável por organizar e gerenciar as atividades administrativas de uma empresa, garantindo que as operações funcionem de forma coordenada.
Suas atividades incluem a administração de agenda, reuniões, compromissos e viagens. Além disso, gerencia documentos, faz o controle de correspondências e organiza arquivos.
O profissional também prepara relatórios, memorandos e apresentações, e pode ser responsável por lidar com a comunicação interna e externa, como atendimento ao telefone, e-mails e clientes.
Ele atua como apoio direto aos gestores, proporcionando toda a infraestrutura administrativa necessária para que o executivo consiga focar em suas atividades principais.
Onde o profissional de Secretariado Executivo pode trabalhar?
O profissional secretário executivo pode atuar em empresas privadas, públicas, órgãos governamentais, instituições de ensino, consultorias, escritórios de advocacia e demais instituições que demandam a gestão de atividades internas.
Seu papel contribui para o suporte e a organização de rotinas administrativas de altos executivos, gerentes e departamentos.
Os mais buscados de Secretariado Executivo
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Secretariado Executivo?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Secretariado Executivo?
O mercado de trabalho para o Secretário Executivo exige formação específica e cursos complementares, como idiomas, informática e gestão de tempo.
Além disso, é preciso que o profissional disponha habilidades de organização e gestão de tempo, já que sua rotina envolve a administração de múltiplas tarefas e o gerenciamento de agendas, documentos e viagens.
O domínio de ferramentas de produtividade também é uma exigência, como o pacote Office, softwares de gestão de projetos e sistemas corporativos.
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!
Nota de corte para Secretariado Executivo
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Secretariado Executivo foram:

