logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de música: tudo sobre a profissão

Aquele que detém conhecimento sobre o processo de criação musical. Interpretar, compor, reger, editar, educar e tantas outras ações são realizadas pelo Profissional de Música.
profissional de música

Sobre a profissão

O profissional terá várias possibilidades de atuação em sua área. Uma das ações do Profissional de Música é a composição de arranjos e obras musicais. Além disso, há possibilidade de interpretação de músicas através da voz ou de instrumentos. Outra atuação deste profissional é a edição de partituras e a realização de pesquisas sobre a área musical. Além das pesquisas, o profissional poderá lecionar em instituições de ensino superior, ensino médio ou fundamental e ter atribuição de aulas particulares.

A apresentação deste profissional pode ser em conjunto, integrando corais, orquestras e ou grupos musicais; assim como em formato solo, com apresentações vocais ou instrumentais. O profissional poderá atuar em casas de show e espetáculos, mas também há possibilidade de atuação em estúdios. Pensando na conclusão do curso de licenciatura, o profissional de Música estará apto às ações de sua área atrelando educação - atividades culturais, de aprendizagem e recreativas - e a sociedade.

O Profissional em Música poderá atuar em instituições de ensino, conservatórios, centros culturais, escolas de música e na prestação de consultoria da área. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional do Músico é de R$2.548,00 no Brasil.

Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Música, não deixe de conferir as ofertas do site da Quero Bolsa.

Por que ser um Profissional de música?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de música

    Como se tornar um Profissional de música?

    Os tipos de formação para o curso de Música são: bacharelado, licenciatura, tecnólogo, pós-graduação e técnico. O profissional formado em um curso de bacharelado poderá atuar como compositor, cantor, instrumentista ou regente. Por outro lado, a formação em um curso de licenciatura promove profissionais ligados ao setor da educação e a música na esfera social. De acordo com a página do curso, a realização de estágio supervisionado é obrigatória para os cursos de licenciatura em Música.

    As aulas de Análise Musical, Música Contemporânea e Orquestração são algumas das disciplinas que o estudante poderá ter acesso durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre disciplinas e conteúdos sobre a área, confira a grade curricular de Música no site da Quero Bolsa. Vale ressaltar que o processo seletivo para o curso superior de Música pode apresentar uma prova de habilidades musicais para ingresso do estudante.  

    Além disso, a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) é o conselho profissional de classe dos músicos no país. A entidade possui atribuições com os interesses dos profissionais, diálogo com o poder público e a sociedade, e as políticas públicas de incentivo à cultura da música brasileira.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.