O compositor é o autor de obras musicais, com ou sem letra, que sejam expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, conhecido ou que se invente no futuro, de acordo com o Projeto de Lei 4308/2012, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em outubro de 2021.
Ao criar obras musicais, o compositor se torna o autor e detentor dos direitos autorais da música. Desta forma, com a execução das obras musicais nas diversas plataformas, os compositores podem receber ‘royalties’ pela veiculação de suas obras.
Pelo fato do compositor ser o autor de obras musicais, com ou sem letras, a atuação do profissional pode abranger cenários como a criação de harmonias, ritmos e melodias. Independentemente do estilo musical, o compositor atua com a escrita e com o ato da composição musical. Vale destacar que o compositor pode orquestrar outras composições ou realizar arranjos musicais para obras já existentes.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Músico é de R$2.399,00 por mês no Brasil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Todos os detalhes sobre a profissão de Luthier no site da Quero Bolsa.
O profissional de Composição pode atuar em produtoras musicais, de forma independente ou trabalhar com a demanda de um produto. Esta terceira opção consiste na criação de uma obra musical já pré-estruturada por outro profissional de composição ou música. Consequentemente, os direitos autorais não são concedidos - integralmente - em produção sob demanda.
Há possibilidade de atuação em cursos superiores de Música. Afinal, a Composição pode ser uma das disciplinas dos cursos de graduação em instituições de ensino. Para exemplificar, a Universidade de São Paulo (USP) possui um curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Composição, na cidade de São Paulo. Outra possibilidade é o Bacharelado em Música na Unesp com habilitação em Composição e Composição Eletroacústica.
Por fim, há possibilidade de trabalho em outros segmentos artísticos. Um exemplo de atuação é a criação de trilhas sonoras para a produção de filmes, animações e documentários.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, o curso de Música e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser profissional na área de composição, não há necessidade da conclusão de um curso superior. Por outro lado, a conclusão de curso de bacharelado em Música é recomendada para adquirir um conhecimento mais amplo e diversificado sobre a composição e outros pormenores musicais.
A Quero Bolsa disponibiliza vagas em Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo em Música. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Música, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, confira as oportunidades de bolsas em Composição e Musicoterapia no site da QB.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.