logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Compositor: tudo sobre a profissão

Profissional habilitado ao desenvolvimento e composição de obras musicais


Algumas instituições oferecem cursos de graduação em Música com habilitação em Composição.

compositor

Sobre a profissão

O compositor é o autor de obras musicais, com ou sem letra, que sejam expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, conhecido ou que se invente no futuro, de acordo com o Projeto de Lei 4308/2012, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em outubro de 2021. 


Ao criar obras musicais, o compositor se torna o autor e detentor dos direitos autorais da música. Desta forma, com a execução das obras musicais nas diversas plataformas, os compositores podem receber ‘royalties’ pela veiculação de suas obras.

Pelo fato do compositor ser o autor de obras musicais, com ou sem letras, a atuação do profissional pode abranger cenários como a criação de harmonias, ritmos e melodias. Independentemente do estilo musical, o compositor atua com a escrita e com o ato da composição musical. Vale destacar que o compositor pode orquestrar outras composições ou realizar arranjos musicais para obras já existentes. 


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Músico é de R$2.399,00 por mês no Brasil.

O profissional de Composição pode atuar em produtoras musicais, de forma independente ou trabalhar com a demanda de um produto. Esta terceira opção consiste na criação de uma obra musical já pré-estruturada por outro profissional de composição ou música. Consequentemente, os direitos autorais não são concedidos - integralmente - em produção sob demanda. 


Há possibilidade de atuação em cursos superiores de Música. Afinal, a Composição pode ser uma das disciplinas dos cursos de graduação  em instituições de ensino. Para exemplificar, a Universidade de São Paulo (USP) possui um curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Composição, na cidade de São Paulo. Outra possibilidade é o Bacharelado em Música na Unesp com habilitação em Composição e Composição Eletroacústica. 


Por fim, há possibilidade de trabalho em outros segmentos artísticos. Um exemplo de atuação é a criação de trilhas sonoras para a produção de filmes, animações e documentários.

Por que ser um Compositor?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Compositor

    Como se tornar um Compositor?

    Para ser profissional na área de composição, não há necessidade da conclusão de um curso superior. Por outro lado, a conclusão de curso de bacharelado em Música é recomendada para adquirir um conhecimento mais amplo e diversificado sobre a composição e outros pormenores musicais.


    O Quero Bolsa disponibiliza vagas em Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo em Música. Se você gostaria de se profissionalizar como Compositor e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.