Profissões para quem quer trabalhar na área da Segurança

A segurança é tema discutido frequentemente pela população. A abordagem pode ser sobre a segurança de um imóvel, vizinhança, eventos, espetáculos e as ações políticas que serão destinadas para a promoção da segurança pública.  O...

A segurança é tema discutido frequentemente pela população. A abordagem pode ser sobre a segurança de um imóvel, vizinhança, eventos, espetáculos e as ações políticas que serão destinadas para a promoção da segurança pública. 

O termo segurança é frequentemente associado com presídios, criminalidade ou reclusão, mas a segurança também engloba o fato de ser uma área de atuação profissional e apresentar característica bens abrangentes para carreiras profissionais. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Imagem expõe câmera de vigilância acoplada em uma aprede.
A zeladoria e a segurança patrimonial são duas das possibilidades de atuação profissional na área da Segurança; confira outras atuações no texto da Revista Quero!

Tão abrangentes que a Revista Quero listou 5 profissões da área da Segurança que podem ser opções para as carreiras profissionais. Além da zeladoria da população, outras atuações podem ser vistas e correlatas com a segurança das pessoas. 

Antes do texto de hoje, faço o convite para ler o texto da semana passada sobre 5 profissões para quem é criativo. Se você se considera uma pessoa com criativade ou conhece alguém com essas características, leia ou compartilhe o texto com a pessoa, certo?

Após o convite acima, vamos ao texto de hoje. Boa leitura!

Tecnólogo em segurança pública

O tecnólogo em Segurança Pública poderá atuar com análise de riscos, desenvolvimento de planos e controle de ações; supervisão de ações que resguardem a população. O profissional terá treinamentos de para manuseio de tecnologias de prevenção e zelo patrimonial e populacional. 

A formação do profissional poderá contar com disciplinas de outras áreas, mas que são conectadas com o propósito da Segurança Pública. Por exemplo, 

    • Gestão de Projetos; 
    • Sistemas de Informação em Segurança; 
    • Empreendedorismo; 
    • Consultoria em Segurança; 
    • Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança;

Técnico em segurança do trabalho

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional.

Durante sua jornada de trabalho, o técnico em segurança do trabalho faz uso de medidas de controles de risco por meio de projetos de ações e programas de saúde no trabalho, evitando os possíveis perigos aos quais o trabalhador possa estar exposto.

Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo no curso técnico em Segurança do Trabalho, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.


Vigilante

O vigilante é um profissional responsável por zelar pela integridade física e/ou material de pessoas, empresas, eventos ou instituições. Ele pode atuar tanto no setor público quanto no privado e deve fazer curso profissionalizante para melhor atuar no segmento que desejar.

Este profissional poderá atuar na segurança privada (como guarda-costas), escolta armada, transporte de valores, na segurança de grandes eventos, em bancos e instituições corporativas, como shoppings centers, edifícios residenciais e laborais, universidades e hospitais.

Condomínios residenciais, hotéis, edifícios corporativos e complexos empresariais também são algumas das áreas de atuação deste profissional.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Policial militar

De acordo com a página da profissão na Quero Bolsa, o policial militar é o profissional instituído pelo Estado para realizar rotinas de proteção e segurança ao bem-estar coletivo e do cidadão, bem como de seu patrimônio. Ele realiza patrulhamento constante de vias, orienta a população, contém distúrbios civis, realiza ações de busca a criminosos e recuperação de bens. 

A atuação como policial militar difere em cada estado brasileiro conforme as normas e leis locais, sendo necessário observar atentamente as normas previstas nos editais de contratação e concursos públicos para a carreira. 

Na maioria dos casos, o interessado em se tornar policial militar precisa ter 18 anos completos, nacionalidade brasileira, ensino médio completo, não ter antecedentes criminais, passar por testes de aptidão física, não usar drogas ilícitas e estar em dia com as obrigações militares (no caso dos homens) e eleitorais.

Controlador de acesso

O controlador de acesso é o profissional que atua na liberação do fluxo de pessoas, cargas e materiais em determinada localidade. Este profissional é comumente associado com o trabalho em edifícios e condomínios, onde o controlador de acesso atuará na identificação de pessoas, visitas e demais profissionais que buscam contato com os moradores dos conjuntos habitacionais. 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o controlador de acesso poderá atuar com:

  • a recepção e orientação de visitantes e hóspedes. 

  • a zeladoria pela guarda do patrimônio observando o comportamento e movimentação de pessoas para prevenir perdas, evitar incêndios,acidentes e outras anormalidades. 

  • o controle do fluxo de pessoas e veículos identificando-os e encaminhando-os aos locais desejados. 

  • o recebimento de mercadorias, volumes diversos e correspondências. 

  • a realização de manutenções mais simples nos locais de trabalho.

Veja também:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
Foto de João Marcondes
Autor:

João Marcondes

Ver publicações