O tecnólogo em Segurança Pública poderá atuar com análise de riscos, desenvolvimento de planos e controle de ações; supervisão de ações que resguardem a população. O profissional terá treinamentos de para manuseio de tecnologias de prevenção e zelo patrimonial e populacional.
A formação do profissional poderá contar com disciplinas de outras áreas, mas que são conectadas com o propósito da Segurança Pública. Confira alguns exemplos de conteúdos que são expostos durante a graduação e que refletem a atuação profissional do tecnólogo em Segurança Pública.
O curso também poderá habilitar a atuação do profissional em ações de investigação, a segurança comunitária, agente penitenciário, defesa civil e a polícia técnico-científica.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas-operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.
Você terá mais informações sobre a formação nesta área na página de Segurança Pública da Quero Bolsa. Saiba o que se aprende na faculdade e todas as informações sobre os primeiros passos na área. Caso queira conferir informações sobre outras áreas profissionais, acesse o Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho.
O profissional formado nesta área poderá atuar como Gestor de segurança, Analista de Segurança (em geral, um cargo disponibilizado pelo setor público para atuação com desenvolvimento de ações preventivas ou de repressão ao crime), Gerente de segurança e Consultor.
Segundo o MEC, o exercício profissional desta área exige visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea, formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas. Além disso, o profissional deverá ter domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública; conhecimentos que possibilitem a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, um Agente da Segurança Pública ganha em média R$ 3.738,00 no Brasil. O mesmo portal aponta que o salário de um Gestor de Segurança é de R$7.854,00, por mês, no país.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Segurança Pública no site da Quero Bolsa.
O tecnólogo em Segurança Pública está habilitado para atuar na construção de estratégias que resguardam e endossam a segurança pública. A área de atuação que abrange majoritariamente este profissional é o setor público. Entre os órgãos que contratam tecnólogos em Segurança Pública, podemos listar:
Além disso, é muito comum que o profissional desta área realize concursos públicos para admissão em seja nos ministérios, citados anteriormente, como em Assembleias Legislativas. Por ser um curso superior, há possibilidade de atuação em instituições de ensino e na atribuição de aulas.
Vale destacar a possibilidade de atuação na gestão de empresas de segurança – públicas ou privadas – e em organizações não governamentais (ONGs).
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Segurança Pública ou a profissão nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Gestão de Segurança Privada no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A pessoa interessada deve concluir um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em Segurança Pública. No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades de bolsas de estudo nesta área.
O curso superior em tecnologia em Segurança Pública é disponibilizado como uma graduação, com opções de duração entre um e dois anos ou superior aos dois anos para conclusão. Além disso, a carga horária mínima para o curso superior em Segurança Pública é de 1600 horas.
As opções que superam os dois anos de formação geralmente são os cursos de bacharelado em Segurança Pública, com temas mais abrangentes e com duração média de quatro anos (oito semestres) aos alunos.
O estudante poderá optar por cursos nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância (EaD) em Segurança Pública. O curso poderá apresentar variações na nomenclatura ou ênfases em sua formulação. De acordo com o Guia da Faculdade, as opções de formação podem ser nomeadas, como:
Nas instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) recomenda a infraestrutura composta por: biblioteca com acervo específico e atualizado; laboratório de informática com programas específicos; laboratório didático específico para atividades de segurança pública. Tudo para otimizar a aprendizagem do estudante na área de Segurança Pública.
Veja também: A Quero Bolsa possui uma página com a grade curricular do curso de Segurança Pública. Você poderá conferir as possíveis matérias ou conteúdos que são lecionados nesta formação. A QB separou mais de 20 disciplinas que são atribuídas pelas instituições parceiras da Quero. Não deixe de conferir!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.