Policial militar: tudo sobre a profissão
O profissional que trabalha para garantir a segurança da população
Mercado de trabalho apresenta salários que variam bastante conforme o estado; mesmo com riscos, profissão é pouco valorizada


Sobre a profissão
O que faz um Policial militar?
O policial militar é o agente responsável por preservar a ordem pública, protegendo a população contra infrações, atendendo ocorrências, fiscalizando espaços públicos e garantindo a segurança de pessoas e patrimônios.
Ele está presente em áreas urbanas e rurais, onde executa rondas, responde a chamados de emergência e intervém em situações de risco, como assaltos, brigas e acidentes.
Seu objetivo é garantir o cumprimento das leis, proteger a integridade das pessoas envolvidas nas ocorrências e adotar procedimentos operacionais padronizados, sob o princípio da legalidade.
Os policiais militares também assumem um papel complementar na relação com a comunidade. Eles estão envolvidos em programas de educativos e prestam orientação sobre medidas de segurança.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Segurança Pública
Qual é a função do policial militar?
A função do policial militar é preservar a ordem pública, garantir a segurança da população e assegurar o cumprimento das leis por meio de ações de policiamento ostensivo.
Além dessas atividades operacionais, o policial militar também pode atuar em situações de emergência, colaborar com ações de defesa civil e participar de operações conjuntas com outras forças de segurança.
Qual é a diferença entre policial civil e militar?
A diferença entre policial civil e policial militar está nas funções exercidas, na estrutura organizacional e no tipo de atuação de cada corporação.
O policial militar é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública. Ele atua preventivamente nas ruas, patrulhando, atendendo ocorrências em tempo real e protegendo pessoas e patrimônios.
O policial civil, por sua vez, conduz investigações de crimes já ocorridos. Ele apura infrações penais, coleta provas, cumpre mandados judiciais e conduz inquéritos policiais. Sua função é essencialmente investigativa e está ligada à Polícia Civil.
Em suma, enquanto policial militar atua na prevenção e na repressão imediata, o policial civil apura e investiga delitos já ocorridos.
Como atua um Policial militar?
O policial militar atua para manter a ordem e garantir a segurança da comunidade, por meio de ações preventivas e repressivas.
O trabalho é pautado pelo patrulhamento ostensivo, seja a pé, de bicicleta, motocicleta ou viaturas. Durante o deslocamento, o profissional está atento a qualquer atividade suspeita, como comportamento criminal, tráfico de drogas ou violações das leis de trânsito.
Além do patrulhamento, os policiais militares também atendem a chamados de emergência, como crimes em andamento, acidentes de trânsito, conflitos entre pessoas ou situações de risco, tomando medidas apropriadas para garantir a segurança das pessoas envolvidas.
Em seu turno, o policial elabora, ainda, relatórios, registra boletins e participa de reuniões de alinhamento com superiores e colegas de equipe. Também pode ser acionado para atuar em eventos públicos, manifestações, ações conjuntas com outras forças de segurança e em situações de calamidade ou risco coletivo.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Onde atua um Policial militar?
O policial militar atua em áreas urbanas, onde a presença policial é intensa devido à concentração populacional e à maior incidência de ocorrências criminais.
Cada agente é designado para um unidade policial, como batalhões, companhias ou pelotões, que são responsáveis por uma determinada área geográfica. Dentro dessas unidades, eles podem trabalhar em diferentes turnos, garantindo a presença policial em tempo integral.
Nas ruas, os policiais militares realizam patrulhamento em viaturas, a pé, de bicicleta ou motocicleta, percorrendo as ruas e os bairros para garantir a segurança e a ordem pública. Eles também podem ser destacados para pontos estratégicos, como praças, terminais de transporte, escolas e outros locais de grande circulação, a fim de prevenir a ocorrência de crimes e garantir a sensação de segurança da população.
Além disso, os policiais militares podem ser designados para equipes especializadas, como o Grupo de Operações Especiais (GOE), o Grupamento Aéreo, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a Ronda Escolar, entre outros.
Por que ser um Policial militar?
Como se tornar um Policial militar?
Para se tornar policial militar, é preciso concluir o ensino médio, estar em dia com as obrigações militares e ser aprovado em concurso público. Além disso, o profissional deve cumprir com as etapas de avaliação médica, psicológica e o teste de aptidão física.
Após aprovado, também é preciso concluir uma formação ministrada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado que aborda a rotina, procedimentos e atividades da carreira.
Outros requisitos incluem:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Possuir altura mínima de 1,65m;
- Ter idade mínima de 18 anos e não ter completado a idade máxima de 30 anos;
- Não ter sido condenado por crime doloso;
- Passar ileso no questionário de investigação social;
- Possuir carteira nacional de habilitação;
- Comprovar a escolaridade exigida no edital;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais.
Para ser policial militar precisa de faculdade?
A resposta para essa pergunta é não. Para ocupar a maioria dos cargos da Policia Militar, o profissional deve dispor, minimamente, do nível médio de ensino. No entanto, existem funções específicas que exigem um diploma, especialmente para os cargos de oficial.
O que precisa para ser policial militar feminina?
Em suma, os requisitos para se tornar policial militar feminina são semelhantes aos critérios adotados para o público masculino. As candidatas devem ser aprovadas em concurso público e passar pelas etapas de treinamento e testes de aptidão. Porém, em relação à altura, as profissionais devem contar, minimamente, com 1,55m
Quem tem passagem pode ser policial militar?
Ter uma "passagem" pela polícia, incluindo registros de boletins de ocorrência ou antecedentes criminais, pode impactar a candidatura em concursos para a Polícia Militar, especialmente durante a fase de investigação social.
No entanto, a existência de uma passagem não implica em desqualificação imediata. Fatores como o tempo decorrido, a natureza da infração e a ausência de condenação podem ser considerados.
Oportunidades para se tornar Policial militar
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?