Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Policial militar: tudo sobre a profissão

O profissional que trabalha para garantir a segurança da população

Mercado de trabalho apresenta salários que variam bastante conforme o estado; mesmo com riscos, profissão é pouco valorizada

policial militar

Sobre a profissão

O policial militar é o profissional instituído pelo Estado para realizar rotinas de proteção e segurança ao bem-estar coletivo e do cidadão, bem como de seu patrimônio. Ele realiza patrulhamento constante de vias, orienta a população, contém distúrbios civis, realiza ações de busca a criminosos e recuperação de bens, atende ocorrências como acidentes de trânsitos, brigas, assaltos e outras perturbações.

O policial militar lida com situações difíceis e perigosas no exercício de suas funções. Suas condições de trabalho podem ser as mais variadas possíveis, assim como seus horários e locais em que atua. A remuneração desse profissional, atualmente, costuma variar de acordo com o estado em que trabalha e reflete sua pouca valorização apesar dos riscos sofridos no dia a dia. 

A atuação do policial militar é feita com sua inserção em um dos Batalhões de Polícia Militar dos estados brasileiros. Conforme as necessidades da Segurança Pública, ele pode ser direcionado para diferentes cidades para que atue nos grupos de elite para combate ao crime, tropa de choque, rondas com motocicletas, rondas escolares, ações no trânsito, patrulhamento, cavalaria, ações administrativas e atendimento telefônico ao cidadão no 190.

Policial militar

Como se tornar um Policial militar?

A atuação como policial militar difere em cada estado brasileiro conforme as normas e leis locais, sendo necessário observar atentamente as normas previstas nos editais de contratação e concursos públicos para a carreira. Na maioria dos casos, o interessado em se tornar policial militar precisa ter 18 anos completos, nacionalidade brasileira, ensino médio completo, não ter antecedentes criminais, passar por testes de aptidão física, não usar drogas ilícitas e estar em dia com as obrigações militares (no caso dos homens) e eleitorais. Alguns editais exigem uma altura mínima e idade máxima para ingresso, ou ainda que o candidato não tenha tatuagens que fiquem expostas quando usar o uniforme.

A profissão de policial militar tem características hierárquicas e rígidas. Portanto, a disciplina é característica essencial do profissional. Ao ser classificado nas provas técnicas e físicas, o candidato a policial militar é convocado para cursos de formação nas Academias de Polícia Militar do governo, onde passa por estudos intensivos sobre a lei, criminologia e práticas para uso de arma de fogo.

Mais profissões da área de Outras

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.