Vigilante: tudo sobre a profissão
Profissional responsável por proteger pessoas e patrimônios, seja em estabelecimentos públicos ou privados.
Diferentemente do vigia, sua atuação é mais abrangente e inclui a segurança de indivíduos.


Sobre a profissão
O que faz um Vigilante?
O vigilante é o profissional responsável por manter a segurança em estabelecimentos e espaços públicos, com o objetivo de identificar ameaças e intervir em situações de emergência.
Suas tarefas incluem controlar acessos, realizar rondas periódicas, identificar e relatar situações de risco e tomar medidas para prevenir roubos, vandalismos e outros tipos de infrações.
Ele também monitora sistemas de câmeras e alarmes, verificando sinais de movimentações suspeitas ou falhas nos equipamentos.
Qual é a função do vigilante?
São funções do vigilante:
- Monitorar a segurança de instalações e propriedades;
- Realizar rondas e vistorias para prevenir crimes;
- Controlar o acesso de pessoas e veículos em áreas restritas;
- Observar e identificar comportamentos suspeitos;
- Prevenir furtos, danos e outros delitos;
- Acionar autoridades em caso de emergência ou irregularidades;
- Registrar ocorrências de segurança e elaborar relatórios;
- Garantir a integridade física de pessoas e bens.
O vigilante pode ter porte de arma?
Sim, o vigilante pode ter porte de arma, conforme a Lei nº 14.967/2024. De acordo com a legislação, o vigilante pode portar arma de fogo no desempenho de suas funções, desde que esteja em serviço e tenha autorização da Polícia Federal.
Além disso, para que o vigilante tenha o direito de portar armas, ele precisa ser aprovado em um curso de formação específico, que inclui o treinamento no uso e manuseio de armas.
Também deve ser aprovado em exames de capacidade técnica e psicológica, que atestem sua aptidão para portar e utilizar armas de fogo de forma segura.
Por fim, os vigilantes também precisam passar por cursos de reciclagem a cada dois anos para continuar aptos a utilizar armas de fogo no exercício de suas funções.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de graduação em Segurança Pública
Como atua um Vigilante?
O vigilante atua para proteger a integridade de pessoas e patrimônios, sendo contratado por organizações que demandam segurança, como empresas, shoppings, instituições financeiras, hospitais, escolas e eventos.
Sua principal função é garantir a integridade física de todos aqueles que frequentam o local sob sua vigilância e a integridade do patrimônio, prevenindo furtos, roubos, danos e outros crimes.
O trabalho é pautado pela observação constante, que pode ser realizada de forma física ou através do monitoramento eletrônico.
Ele também realiza o controle de acesso, verificando entradas e saídas de pessoas e veículos, garantindo que apenas indivíduos autorizados possam transitar pelas áreas restritas.
Outra atividade comum do vigilante é a prevenção de incêndios e o atendimento a emergências, como acidentes ou situações de risco.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual é a diferença entre vigilante e segurança?
A diferença entre o vigilante e o segurança está nas atribuições, formação e regulamentação de cada profissão.
O vigilante é o profissional que protege o patrimônio e a integridade física de pessoas em locais específicos, como bancos, empresas e condomínios. Já o segurança lida com a proteção de forma provisória, acionando as autoridades e intervindo pontualmente em uma infração.
Qual a diferença entre vigilante e vigia?
O vigilante é um profissional regulamentado e certificado pela Polícia Federal. Ele pode atuar armado, quando autorizado, e trabalha diretamente com empresas de segurança privada, sendo responsável por proteger pessoas e patrimônios em ambientes de maior risco.
Já o vigia exerce uma função mais básica e de caráter preventivo, sem necessidade de curso regulamentado ou autorização da Polícia Federal. Normalmente, ele assume a missão de observar movimentações, controlar acessos e acionar autoridades quando necessário.
A principal diferença entre os dois está na exigência legal e na complexidade da atuação. Enquanto o vigilante tem um preparo técnico e pode lidar com situações de risco, o vigia atua de forma mais simples, geralmente em locais com demanda pontual por segurança.
Onde atua um Vigilante?
O vigilante pode atuar em estabelecimentos e organizações de todos os setores que demandem serviços de segurança.
As principais oportunidades se concentram em empresas e indústrias, onde o profissional assume funções de vigilância patrimonial, controlando o acesso e protegendo o patrimônio da organização.
Também há uma demanda por vigilantes em instituições financeiras, como bancos e caixas eletrônicos, para garantir a proteção de numerários e clientes.
Além disso, muitos vigilantes são contratados por shoppings, centros comerciais e supermercados, onde realizam o controle de acesso, monitoramento e prevenção de furtos.
Por que ser um Vigilante?
Como se tornar um Vigilante?
Para se tornar vigilante, de acordo com a Lei nº 14.967, de 9 de setembro de 2024, o profissional deve ser brasileiro, ter idade mínima de 21 anos, ter concluído o ensino fundamental, ser aprovado em exames de saúde, não pode possuir antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e concluir um curso de formação em Vigilante.
Com carga horária mínima de 200 horas, o curso deve ser realizado em uma escola devidamente credenciada pela Polícia Federal, onde o aluno aprenderá disciplinas como: legislação, segurança pública, primeiros socorros, vigilância patrimonial e armamento.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Segurança Pública em sua região.
Quais são os requisitos para ser vigilante?
Para ser vigilante, é necessário:
- Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
- Ter idade mínima de 21 anos;
- Ter concluído a educação fundamental;
- Ter concluído o curso de formação de Vigilante;
- Estar apto fisicamente, mentalmente e psicologicamente para exercer a profissão;
- Não ter antecedentes criminais registrados por crimes dolosos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Oportunidades para se tornar Vigilante
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?