Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Saiba qual é a diferença entre Comércio Exterior e Relações Internacionais

por Quero Bolsa em 27/08/15 6,6 mil visualizações

Se você tem dúvidas quanto aos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais , vamos mostrar aqui algumas diferenças entre eles. E um aviso: prepare-se! Os profissionais dessas áreas devem ter uma excelente visão de mundo, já que vão coordenar, administrar e planejar as negociações de compra e venda com as companhias e governos no exterior, além de cuidar da imagem da empresa, instituição ou governo mundo afora.  Por isso, não precisamos nem falar que o mercado está aquecido para estes profissionais, não é?

Devido ao processo crescente de globalização, à ampliação dos negócios de importação e exportação entre empresas e com o mercado internacional mais aberto e sem fronteiras, não é difícil ter uma excelente carreira profissional na área.

Para ingressar em ambas as profissões você deve saber, no mínimo, mais de um idioma (inglês e espanhol são os mais fundamentais, além de excelente conhecimento em português).

O profissional formado em Relações Internacionais está habilitado em negociar interesses e fazer a intermediação de acordos entre diversas partes. Pode trabalhar para países, estados, prefeituras, empresas privadas e Organizações Não-Governamentais, seja buscando recursos, fechando parcerias ou projetos. Garante também que a carga que se compra ou vende será bem embarcada, armazenada e estará segura, conforme previsto em contrato.

Já aquele formado em Comércio Exterior, entende das técnicas e dos métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. É parceiro do formado em RI e vice-versa, principalmente no setor privado, apesar de as profissões serem confundidas. Enquanto o primeiro atua mais na parte estratégica e de planejamento dos negócios, o segundo cuida dos trâmites operacionais.

Saber lidar com números, ter raciocínio lógico, rápido e analítico, também são fundamentais para o aprendizado, além de jogo de cintura, facilidade em se comunicar e de se relacionar.

Tanto o curso superior de Relações Internacionais quanto o de Comércio Exterior tem em média quatro anos de duração. Algumas matérias que compõe a grade curricular dos cursos são: exportação, importação, logística, sociologia aplicada à administração, instituições de direito público e privado, elementos de matemática, comunicação empresarial, estatística aplicada, finanças internacionais, gerenciamento de projetos, marketing internacional, entre outras.

Decidiu estudar em um desses cursos?

Veja a relação dos cursos com bolsa em Relações Internacionais e Comércio Exterior  ou acesse o site do Quero Bolsa para mais informações sobre as universidades parceiras e todos os descontos nas mensalidades que você pode conseguir.

Fontes: Guia de Carreiras, G1

Sobre o autor
author
Quero Bolsa

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54