Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Sociologia você encontra aqui na Quero Bolsa

Sociologia

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado, Licenciatura e Pós-graduação
Área de conhecimento
Ciências Humanas e Sociais
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Sim

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Sociologia

O curso de Sociologia engloba a área das Ciências Sociais. Assim como o nome sugere, trata-se dos estudos referentes à sociedade, cultura e política. Desse modo, o curso é dotado de maior carga de conhecimentos filosóficos e analíticos.

O curso conta com enfoques metodológicos que auxiliam o estudante no desenvolvimento das características e competências profissionais. Como exemplo, a formação aborda temáticas da Ciência Política, Filosofia, Economia, Cultura, Educação, Antropologia, Direito e História.

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), o estudante de Sociologia, após formado, deverá possuir as seguintes competências:

  • Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica

  • Autonomia intelectual

  • Capacidade analítica

  • Competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social

  • Compromisso social

  • Competência na utilização da informática

Os tipos de formação para o curso de Sociologia são: bacharelado , licenciatura e pós-graduação .

Como é a faculdade de Sociologia?

O curso de Sociologia pode ser encontrado em diferentes níveis de ensino, incluindo bacharelado e licenciatura. Além disso, a formação também é ofertada, em grau de pós-graduação, para estudantes com formação anterior em áreas relacionadas.

A formação em Sociologia é amplamente ofertada em nível de licenciatura por diversas instituições públicas e privadas. Já em grau de bacharelado, o curso é ofertado por apenas quatro instituições de ensino superior. São elas:

A faculdade de Sociologia, dura, em média, 4 anos, período no qual o aluno poderá realizar seus estudos nas modalidades presencial e a distância. Vale ressaltar que ambas as modalidades possuem o mesmo reconhecimento, variando apenas nos métodos e metodologias adotadas para o ensino.

Na modalidade presencial o estudante poderá desenvolver maior contato com o campus de sua instituição, desenvolvendo atividades presenciais nas dependências da faculdade, universidade ou centro universitário. Já no EaD, o aluno poderá realizar atividades e concluir seus estudos de forma 100% online.

Assim como destacado anteriormente, a faculdade de Sociologia também é ofertada em nível de pós-graduação, possuindo duração média de 6 meses a 2 anos. Neste nível de ensino, o curso pode ser encontrado na modalidade EaD, possibilitando que o profissional se especialize de forma 100% online.

De acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC, o curso de Sociologia deve contar com estágio e atividades complementares, incluindo, também, possibilidades de iniciação científica, trabalho de pesquisa, trabalho de conclusão de curso e participação de eventos e seminários

Confira algumas das melhores faculdades de Sociologia segundo critérios do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice avaliativo do MEC que destina uma nota à faculdade, variando entre 1 a 5:

É importante destacar que a maioria dos cursos de Sociologia ainda não possuem avaliação no MEC. Sendo assim, as universidades em destaque acima foram selecionadas com base nas avaliações já existentes.

Qual a grade curricular de Sociologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Sociologia em uma de nossas faculdades parceiras:

Antropologia Social
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Ciência Política

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Sociologia?

As metodologias e disciplinas presentes no curso de Sociologia podem variar de acordo com o nível de ensino. Entre as principais alternativas, destacam-se a licenciatura e o bacharelado.

Embora existam diferenças entre ambos os graus de ensino, o curso conta com disciplinas e temáticas comuns, como:

  • Ciência Política

  • Antropologia

  • Fundamentos Filosóficos

  • Economia Brasileira

  • Economia Política

  • Sociologia da Cultura

Vale ressaltar que, em nível de licenciatura, o curso contará com um conteúdo voltado para a atuação pedagógica, o que inclui metodologias de ensino e aprendizagem em escolas. Já em nível de bacharelado, os enfoques serão mais amplos, destinados a estudantes que desejam atuar profissionalmente nas mais variadas áreas do mercado de trabalho como sociólogo.

Em ambos os níveis de ensino, o curso deve contar, segundo as Diretrizes Curriculares do MEC, com o conteúdo curricular baseado em três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre. Confira detalhadamente:

  • Formação Específica: Conteúdos que abordam a base do saber característico do cientista social. Este eixo é composto por atividades obrigatórias, optativas e complementares.

  • Formação Complementar: Conteúdos que compreendem as atividades acadêmicas obrigatórias, optativas e específicas do curso, além de atividades comuns para diferentes cursos da instituição de ensino superior.

  • Formação Livre: Conteúdos e atividades de livre escolha do estudante, o que pode variar de acordo com a instituição de ensino em questão.

Quanto custa uma faculdade de Sociologia?

O curso de Sociologia, no site da Quero Bolsa, pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 109,90. Os valores podem variar de acordo com o grau de formação, modalidade da oferta e instituição de ensino.

Se você deseja ingressar no curso de Sociologia, acesse o site da Quero Bolsa e confira bolsas de estudo com descontos de até 80% para a formação.

Procure o curso de Sociologia ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 13,00 entre as 1.191 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar
Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Sociologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Sociologia foram:

Quais cidades têm cursos de Sociologia?

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Sociologia
Está com dúvidas sobre Sociologia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Sociologia

Tipo de Pergunta
Recentes