logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Descubra qual é o perfil de um aluno EaD

por Camilla Freitas em 11/05/22

Não é novidade que os cursos a distância vêm ganhando espaço no ensino superior. Essa modalidade de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e a cada ano ganha mais adeptos.

O último Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que em 2020 o número de ingressantes em cursos EaD superou o número de ingressantes nos cursos presenciais pela primeira vez na história.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A covid-19 acelerou esse movimento e a procura por graduações EaD aumentou. A tendência é que os cursos a distância continuem em crescimento, mesmo em um cenário pós-pandemia.

perfil do aluno ead

Mas você sabia que o perfil de quem busca uma graduação a distância é diferente do que de quem busca um curso presencial? Isso mesmo! Há diferenças em relação ao gênero, idade e até em relação ao tipo de formação, licenciatura e bacharelado.

Continue a leitura para entender o perfil do aluno EaD, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2020 e saber mais sobre o funcionamento de uma graduação a distância.

Leia mais: + Cursos EaD na área da saúde tiveram aumento nas matrículas, segundo o Inep
Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

Como funciona um curso EaD?


No curso a distância todo o material necessário para a formação do estudante é disponibiliza em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA. Nesse espaço o aluno tem acesso às aulas e todo o conteúdo de apoio essencial para determinada disciplina.

Além disso, nesse espaço virtual é possível interagir com os colegas de turma, com os professores e ainda tirar dúvidas sobre o curso e a faculdade em espaços apropriados, como os fóruns.

Para fazer uma curso a distância o aluno precisa ter um equipamento com acesso à internet, como celular, tablet ou computador. Com isso, é possível estudar em qualquer lugar, seja em casa, em um escritório ou qualquer outro espaço.

O MEC recomenda que 20% da carga horária da graduação EaD seja cumprida com atividades presenciais. Dessa forma, o estudante precisa comparecer à universidade em alguns momentos. Mas não se preocupe! Tudo é avisado com antecedência e o aluno precisa ir até o polo de apoio mais próximo.

Veja também: + O que é AVA no ensino a distância?
Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?

Qual o perfil do aluno EaD?

De acordo com o Censo da Educação Superior, o número de mulheres é maior em relação aos homens em cursos de graduação a distância. Além disso, os estudantes de curso EaD se matriculam mais em cursos de licenciatura, diferentemente dos alunos de cursos presenciais, que se matriculam mais em bacharelado.

A faixa etária também varia quando comparado aos cursos presenciais. Nos cursos a distância os estudantes entram e se formam na universidade um pouco mais velhos. Para se ter uma ideia, a maioria dos ingressantes possuem 21 anos e os concluintes, 31 anos.

Confira a tabela divulgada no Censo:

perfil aluno ead
Fonte: Censo Superior da Educação 2020 (Inep)

Características de um aluno EaD

Você já entendeu qual o perfil de um aluno que opta por estudar a distância, mas agora vai conhecer as características que um estudante EaD precisa ter para ir bem nos estudos. Isso porque para conseguir um bom desempenho ao longo da graduação é necessário muita dedicação.

As vantagens de estudar a distância são muitas, como flexibilidade e autonomia para estudar quando e onde quiser; economia de tempo, já que não é necessário ir até à faculdade, e até mesmo diminuição de gastos com transporte e alimentação fora de casa.

Por conta desses pontos positivos que a modalidade EaD proporciona, é comum a ideia de que um curso a distância é mais fácil do que um presencial, mas a verdade não é essa. Se o aluno não tiver disciplina, não vai conseguir ter um bom rendimento nos estudos.

Então veja, a seguir, quais as habilidades necessárias que um estudante EaD precisa ter para conseguir concluir o curso com um bom desempenho e se preparar bem para o mercado de trabalho:

Veja também: + Segunda graduação EAD em 6 meses. É possível?
Entenda como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC

1. Organização

O ambiente contribui muito para a concentração. Por isso, como você não vai até a universidade, é importante separar um local para que possa estudar tranquilamente. Dê preferência para ambientes com pouco barulho e organize o seu material de estudo, como anotações, canetas e outros objetos.

2. Disciplina

Ter autonomia para estudar significa ter disciplina. Mesmo que você assista aulas gravadas, dedique um tempo para acessar os vídeos e conteúdos de apoio enviados por cada professor.

Além disso, manter os estudos em dia é essencial. Isso porque o aluno precisa ler diversos materiais, fazer provas e outras atividades avaliativas. Quanto maior a disciplina e dedicação, melhor o desempenho.

3. Foco

Como é possível estudar de qualquer lugar, o foco é o grande aliado para estudar. Evite ambientes barulhentos e outros objetos que possam gerar distração, como o celular e a televisão.

4. Familiaridade com a tecnologia

Esse é um ponto importante! Você precisa entender o básico da tecnologia para acessar os conteúdos da aula tranquilamente e também desenvolver as atividades propostas pelos professores.

Mas não precisa saber nada muito avançado. Geralmente o conhecimento em informática básica e pacote Office já são o suficiente.

5. Ser proativo

A proatividade pode te ajudar a ter uma carreira de sucesso. Busque outros conteúdos que tenham relação com a matéria, participe de seminários e eventos, tanto presencial quanto à distância, e busque sempre se manter atualizado.

Veja os melhores cursos EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

Teste de perfil EaD

Ainda não sabe se o curso a distância é para você? Então faça o teste de perfil da Quero Bolsa e acabe de vez com a suas dúvidas. Para acessar é simples: basta clicar no botão abaixo, inserir o seu nome, e-mail e responder todo o questionário. Acesse:

Teste de perfil EaD

Bolsas de estudo para cursos EaD

Várias instituições de ensino superior ofertam graduações a distância, mas é comum que várias dúvidas apareçam na hora de escolher uma faculdade. A dica é pesquisar por universidades que são reconhecidas pelo MEC e que são bem avaliadas.

Mas se a sua preocupação é o investimento, saiba que é possível estudar em uma universidade EaD com bolsas de estudo. Assim, você faz a graduação por um preço que cabe no seu bolso.

Clique no botão abaixo e conheça todas opções disponíveis:

Bolsas de estudo para graduação

Leia também: + Os melhores cursos de Gestão de Pessoas EaD, segundo o MEC
Os melhores cursos de Serviço Social EaD, segundo o MEC
5 melhores cursos de Ciências Contábeis EaD, segundo o MEC
10 melhores cursos de Pedagogia EaD, segundo o MEC

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54