Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Segunda graduação EAD em 6 meses. É possível?

por Victória Linard em 23/08/21

Pode parecer um sonho fazer uma segunda graduação EAD em 6 meses, não é verdade? Afinal, para conquistar um único diploma de curso superior já não é fácil. Hoje, no Brasil, em torno de 20% da população possui estudo em nível superior

Só de observar este dado já dá pra perceber que as oportunidades são escassas e a concorrência pode ser assustadora. Por isso, muita gente sequer pensa em fazer uma segunda graduação. Mas com o EAD (ensino a distância) ganhando força, essa pode ser uma opção mais viável por inúmeros motivos.

segunda graduação em 6 meses

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Quais os benefícios de fazer um curso EAD?

O curso a distância oferece diversas facilidades ao aluno. Dentre elas, podemos citar a economia de tempo e também de dinheiro. Em relação ao tempo, podemos dizer que é muito mais confortável poder assistir às aulas no conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem precisar sair de casa. Para quem tem uma rotina corrida em meio ao trabalho, cursos e família, às vezes este item se torna o primordial.

Já em relação aos gastos financeiros, podemos salientar que a economia com transporte, no deslocamento entre a casa e a faculdade conta muito! Além disso, os gastos com alimentação também devem ser levados em conta. Quem nunca precisou comer na faculdade ou antes de chegar até a aula pois não tinha tempo de dar uma passadinha em casa?

E, felizmente, a lista não acaba por aí. Caso você ainda não saiba, os cursos em EAD costumam ter mensalidades mais baratas e acessíveis para quem tem um orçamento apertado. Por isso, é possível encontrar mensalidades em conta e economizar também neste aspecto.

É claro que nem tudo são flores. Por isso, pesquise direitinho sobre a instituição de ensino e o curso que você deseja seguir e faça pesquisas aprofundadas sobre um ensino EAD. Afinal, é necessário ter disciplina e comprometimento neste modelo mais flexível de aulas.

Como um curso EAD funciona?

No curso EAD, o aluno assiste às aulas por meio da internet e através de um dispositivo com imagem e som como um celular, notebook, computador, tablets, entre outros. O conteúdo costuma ser oferecido por uma aula ao vivo (ou gravada) e materiais disponibilizados no formato digital para leitura complementar ou entrega de trabalhos.

Para ter interações com outros alunos, tirar dúvidas e outras atividades avaliativas também são feitas no AVA, que é o ambiente virtual da instituição de ensino EAD. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

AVA é a sigla para Ambiente Virtual de Aprendizado. Ou seja, usamos esta junção de letras para indicar a presença de um sistema, presente em uma plataforma, para que alunos do ensino a distância possam assistir às aulas, tirar dúvidas, apresentar trabalhos e até mesmo alugar livros na biblioteca – o que depende da estrutura disponibilizada por cada faculdade, é claro.

Algumas inclusive costumam disponibilizar as aulas assim que ela termina. Por isso, em algumas faculdades é possível assistir às aulas de maneira assíncrona, ou seja, você pode assistir ao conteúdo no horário em que for melhor para você. 

Além disso, é possível assistir ao conteúdo novamente quantas vezes for necessário, tanto para o aprendizado quanto para momentos de estudo anteriores à provas e outras atividades avaliativas.

Como você pôde perceber, o curso EAD é quase totalmente feito online, com o auxílio da internet. Entretanto, as provas costumam ser feitas presencialmente, no polo da faculdade mais próximo da sua casa. No polo, são disponibilizadas algumas facilidades para os alunos, como computadores, impressoras e acesso à internet - em alguns casos, é claro.

Posso fazer uma segunda graduação EAD em 6 meses?

Sim, pode. Na maior parte dos casos, alunos que fizeram licenciatura (ou bacharelado), escolhem a opção inversa para conseguir o segundo diploma em menos tempo. Ficou confuso? Vamos a um exemplo prático.

Imagine um estudante de biologia que acabou de concluir um bacharelado em Ciências Biológicas. Se este aluno quiser, ele pode cursar uma licenciatura em Ciências Biológicas por menos tempo, isso porque ele provavelmente já assistiu muitas das aulas ministradas (e pode comprovar com o histórico escolar) no curso e tem dominância sobre os assuntos.

Portanto, restam apenas matérias mais específicas da área de licenciatura para que ele conclua o curso e consiga se formar na sua segunda graduação. Mas atenção: no caso de universidades públicas, é preciso realizar um vestibular novamente. Já para as privadas, o ingresso pode ser feito só com a apresentação do diploma da primeira graduação.

Leia mais: Segunda licenciatura e R2: entenda como funcionam esses tipos de formação para professores
Tecnólogo pode fazer uma segunda graduação?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Motivos para fazer uma segunda graduação

Fazer mais uma faculdade é um investimento de tempo e dinheiro. Por isso, antes de se matricular, coloque na balança: a área que você deseja seguir seria contemplada apenas com uma pós-graduação, MBA, mestrado ou afins? Se sim, é algo a se pensar, afinal, modalidades como estas são mais curtas e flexíveis.

Agora, se você realmente quer fazer uma segunda graduação - seja em áreas correlatas ou para mudar completamente o ramo de atuação, conheça os benefícios:

Melhor currículo. Incrementar o currículo é uma das respostas mais comuns de quem entra de cabeça na ideia de fazer uma faculdade novamente. Uma graduação em um país como o Brasil, que conta com uma baixa ascensão ao curso superior, pode ser vista como algo interessantíssimo. 

Mais oportunidades profissionais. Hoje em dia já é bem difícil conseguir um emprego com bom salário e carga horária com apenas ensino básico ou ensino médio completo e a cada vez mais são exigidos níveis técnicos ou superiores aos candidatos. Por isso, ao fazer uma segunda graduação, você pode esperar por mais oportunidades de emprego, melhores cargos e consequentemente, melhores salários.

Aprendizado mais rápido. Quem é que não quer fazer faculdade de novo em apenas metade de um ano, não é mesmo? Além disso, alunos em uma segunda graduação costumam lidar melhor com semana de provas e entregas de trabalho, afinal, já passaram por situações semelhantes antes. Marinheiro de segunda viagem sempre navega melhor!

Leia mais: Saiba quais são os melhores cursos EaD reconhecidos pelo MEC
Como aumentar a produtividade estudando EaD?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Segunda graduação EAD em 6 meses

Fazer uma segunda graduação EAD pode ser algo muito bom pelo curto período de tempo que este curso demanda. Além disso, a flexibilidade é um fator importante! A maior parte dos alunos que deseja fazer faculdade de novo já trabalha no ramo em que se formou na primeira graduação. 

E quem já estudou e trabalhou ao mesmo tempo sabe o quanto esta rotina pode ser desgastante fisicamente e emocionalmente. Então porque não facilitar um pouquinho essa tarefa? O EAD te dará mais liberdade quanto aos horários, além de oferecer melhores condições de pagamento e mensalidade aos ingressantes.

Cursos de segunda graduação em 6 meses

Dê uma olhada em alguns cursos de segunda graduação mais populares:

Bolsas para segunda graduação EAD em 6 meses

Se você quer fazer uma segunda graduação EAD em 6 meses pagando uma mensalidade que cabe no bolso, conheça a plataforma Quero Bolsa! A Quero Bolsa tem parceria com mais de mil faculdades pelo Brasil e oferece diversas opções de bolsas de estudo para cursos presenciais e EAD.

Para garantir uma bolsa, não é preciso comprovar renda, basta entrar no site e encontrar a opção de curso e instituição que mais lhe agrada. Clique no botão a seguir e confira.

Bolsas para segunda graduação EAD

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54