Desde quando os resultados do ranking começaram a ser publicados, ele e o Guia da Faculdade se tornaram os principais métodos para verificar a qualidade das instituições brasileiras, se tornando as classificações mais relevantes ao nível nacional.
Para você, futuro aluno, o ranking pode te ajudar a escolher a instituição onde você irá concentrar seus esforços em busca do tão sonhado diploma do ensino superior.
Como é feito o ranking da Folha de São Paulo (RUF)?
A criação do ranking parte dos dados coletados pelos realizadores do levantamento no Censo da Educação Superior do Inep e do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), vinculados ao MEC.
Além disso, a equipe considera dados publicados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), pela Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), pelas agências de fomento à ciência e em pesquisas encomendadas ao Datafolha.
Após esta etapa, o ranking avalia os 40 cursos com maior número de ingressantes e as 203 instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC, sejam elas públicas ou privadas, considerando os cinco critérios mencionados acima: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.