Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Segunda licenciatura e R2: entenda como funcionam esses tipos de formação para professores

por Patrícia Carvalho em 04/08/20

O professor é o profissional responsável por formar todos os trabalhadores do futuro. Assim como outros ofícios, para exercê-lo é necessário ter um diploma de graduação, que pode ser obtido em formações dos tipos licenciatura, segunda licenciatura e R2, de acordo com a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 2015.

A licenciatura é a opção mais tradicional, voltada para aqueles que não possuem formação no nível superior. Ou seja, para quem deseja cursar a primeira graduação. Mas existem outras duas possibilidades para se tornar um professor, e você pode saber mais sobre cada uma delas ao longo desse texto. Vamos lá?

Leia também: 
+Qual graduação fazer para dar aula?
+Os melhores cursos de Licenciatura do país, segundo o Guia da Faculdade

professor em sala de aula

Segunda licenciatura

A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.

Por esse motivo, a carga horária é reduzida para 360 horas, o equivalente a seis meses. Essa redução acontece porque, como o aluno já possui o diploma de licenciatura, ele pode eliminar matérias relacionadas à metodologias de ensino, psicologia da educação e processos de aprendizagem. Porém, caso opte por fazer uma segunda licenciatura em uma área diferente da primeira formação, a carga horária do curso pode chegar a 560 horas.

Ao longo do curso, os alunos também devem realizar 200 horas de estágio supervisionado, que é obrigatório para a conclusão da graduação. 

R2

O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados ou R2, nome que faz referência à Resolução Nº2, é destinado a pessoas que tenham concluído cursos nos graus bacharelado e tecnológico. 

Nesse caso, essa nova formação tem como objetivo habilitar esse profissional para dar aulas para o ensino fundamental e médio na área do conhecimento de sua primeira formação. Se o profissional for bacharel em Engenharia Civil, por exemplo, pode cursar R2 em Matemática e atuar como professor do ensino básico em escolas regulares.

Leia também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você

O curso também possui duração menor que a licenciatura regular, com 760 horas, sendo que 400 horas são destinadas ao estágio supervisionado. Ao contrário da segunda licenciatura, no R2 estuda-se apenas as disciplinas pedagógicas, como didática, psicologia da educação e metodologias de ensino. 

É importante destacar que tanto a licenciatura, quanto a segunda licenciatura e o R2 disponibilizam o diploma após a conclusão do curso e, portanto, possuem validade em todo o país, desde que a graduação seja autorizada e reconhecida pelo MEC.

Trata-se de uma forma de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para os profissionais e, ao mesmo tempo, atender a demanda por professores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Quer saber se você possui perfil para dar aula?

Se você está com dúvidas se ser professor é mesmo para você, não deixe de fazer o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa. Após responder algumas perguntas objetivas sobre suas habilidades e preferências, você terá acesso a profissões que se encaixam com o seu perfil. Para fazer o teste, é só clicar no botão abaixo.

Teste Vocacional Gratuito

Não se esqueça de comentar logo abaixo qual foi o seu resultado! 

Leia também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54