Segunda licenciatura e R2: entenda como funcionam esses tipos de formação para professores
Já ouviu falar nesses tipos de graduação? Chegou o momento de tirar suas dúvidas.
O professor é o profissional responsável por formar todos os trabalhadores do futuro. Assim como outros ofícios, para exercê-lo é necessário ter um diploma de graduação, que pode ser obtido em formações dos tipos licenciatura, segunda licenciatura e R2, de acordo com a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 2015.
A licenciatura é a opção mais tradicional, voltada para aqueles que não possuem formação no nível superior. Ou seja, para quem deseja cursar a primeira graduação. Mas existem outras duas possibilidades para se tornar um professor, e você pode saber mais sobre cada uma delas ao longo desse texto. Vamos lá?
Leia também:
+Qual graduação fazer para dar aula?
+Os melhores cursos de Licenciatura do país, segundo o Guia da Faculdade
+Teste Vocacional de Pedagogia
Segunda licenciatura
A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.
Por esse motivo, a carga horária é reduzida para 360 horas, o equivalente a seis meses. Essa redução acontece porque, como o aluno já possui o diploma de licenciatura, ele pode eliminar matérias relacionadas à metodologias de ensino, psicologia da educação e processos de aprendizagem. Porém, caso opte por fazer uma segunda licenciatura em uma área diferente da primeira formação, a carga horária do curso pode chegar a 560 horas.
Ao longo do curso, os alunos também devem realizar 200 horas de estágio supervisionado, que é obrigatório para a conclusão da graduação.
R2
O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados ou R2, nome que faz referência à Resolução Nº2, é destinado a pessoas que tenham concluído cursos nos graus bacharelado e tecnológico.
Nesse caso, essa nova formação tem como objetivo habilitar esse profissional para dar aulas para o ensino fundamental e médio na área do conhecimento de sua primeira formação. Se o profissional for bacharel em Engenharia Civil, por exemplo, pode cursar R2 em Matemática e atuar como professor do ensino básico em escolas regulares.
Leia também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você
O curso também possui duração menor que a licenciatura regular, com 760 horas, sendo que 400 horas são destinadas ao estágio supervisionado. Ao contrário da segunda licenciatura, no R2 estuda-se apenas as disciplinas pedagógicas, como didática, psicologia da educação e metodologias de ensino.
É importante destacar que tanto a licenciatura, quanto a segunda licenciatura e o R2 disponibilizam o diploma após a conclusão do curso e, portanto, possuem validade em todo o país, desde que a graduação seja autorizada e reconhecida pelo MEC.
Trata-se de uma forma de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para os profissionais e, ao mesmo tempo, atender a demanda por professores.
Quer saber se você possui perfil para dar aula?
Se você está com dúvidas se ser professor é mesmo para você, não deixe de fazer o Teste Vocacional online e gratuito do Quero Bolsa. Após responder algumas perguntas objetivas sobre suas habilidades e preferências, você terá acesso a profissões que se encaixam com o seu perfil. Para fazer o teste, é só clicar no botão abaixo.
Não se esqueça de comentar logo abaixo qual foi o seu resultado!
Leia também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você