Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você

por Adriana Nakamura em 09/12/16 130 mil visualizações

Olá, você que está planejando entrar no Ensino Superior, já decidiu se quer ser bacharel ou licenciado? Sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? 

Se você ainda não sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura - que são dois tipos de curso de graduação - a gente está aqui pra te contar tudinho! Dá só uma olhada! ;)

Graduação

Quando você termina o Ensino Médio (antigo Colegial), o próximo passo na carreira acadêmica é começar um curso de graduação em uma faculdade ou universidade.

Assim, a graduação é o primeiro contato que um aluno tem com a faculdade (depois ainda tem a pós-graduação, o mestrado, o doutorado, o pós-doutorado… Mas tudo isso a gente vai explicar pra você em um outro post, ok?).

A graduação representa a primeira fase acadêmica que possibilita a escolha do estudante. Até a 3ª série do Ensino Médio, a educação é homogênea, ou seja, todo mundo aprende as mesmas coisas, independentemente dos gostos e habilidades específicas de cada aluno, o que pode mudar um pouco com a reforma do Ensino Médio, que está em discussão.

Mudanças à parte, o fato é que a partir do Ensino Superior, o estudante precisa escolher qual carreira seguir: Administração, Direito, Marketing, Medicina, Engenharia, História, Matemática, etc.

Momento difícil, né? Mas vamos lá, a gente te ajuda! Vamos começar apresentando pra você a diferença entre bacharelado e licenciatura, para que você possa decidir em qual modalidade o seu perfil se encaixa melhor. É simples, vem com a gente!

Bacharelado

Existem dois tipos de graduação: o bacharelado e a licenciatura. O bacharelado forma profissionais focados no mercado de trabalho, que desejam atuar exercendo ativamente a profissão que escolheram.

Por exemplo, um bacharel em Direito deverá focar sua carreira na atuação como advogado ou juiz. Já uma pessoa graduada bacharel em Matemática poderá trabalhar no mercado financeiro, estatístico, de análise de riscos, pesquisas, tecnologia, entre outros. Um bacharel em Fisioterapia atuará em clínicas e hospitais, tratando e prevenindo doenças e lesões dos pacientes.

Em resumo, o bacharel realiza o exercício da profissão que ele escolheu, mas não pode dar aulas.

Licenciatura

Os estudantes que optam pela modalidade Licenciatura do curso têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício. Ou seja, o licenciado tem permissão para dar aulas sobre o curso que escolheu, principalmente para os níveis do Ensino Fundamental e Médio.

Ao obter um diploma de licenciatura em História, por exemplo, o profissional pode dar aulas em escolas da rede pública e privada, além de aulas particulares. Por isso, as principais licenciaturas têm relação com as disciplinas ministradas na educação básica, como Física, Química, Ciências Biológicas, Filosofia, Educação Física, Ciências Sociais, Geografia, Letras, Matemática, etc.

Mas atenção! Se seu sonho é dar aulas no Ensino Superior, para isso será exigido no mínimo o diploma de pós-graduação. Os profissionais que concluem também Mestrado e Doutorado são ainda mais buscados e valorizados pelo mercado da educação.

Em resumo, se você deseja seguir a carreira de professor, comece uma graduação na modalidade licenciatura, e muito sucesso!


Apesar de toda a diferença entre bacharelado e licenciatura, alguns cursos dessas diferentes modalidades têm a mesma base curricular inicial em algumas faculdades. Ou seja, os alunos de ambas modalidades aprendem as mesmas coisas e somente a partir de um determinado ponto do curso, devem escolher se desejam seguir uma opção ou outra.

No caso da licenciatura, é partir daí que o estudante passa a cursar disciplinas relacionadas à pedagogia, didática e psicologia, para que se torne apto a ministrar aulas.

Mas há também instituições em que o candidato deve escolher qual modalidade deseja seguir ainda antes da matrícula ou do processo seletivo para ingresso no curso - o famoso vestibular. Por isso, é importante prestar atenção na hora de selecionar o seu curso.


E aí, já escolheu? Compartilhe com seus amigos para vocês conversarem e decidirem qual é a melhor opção para cada um! ;)

Tags

Cursos

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2017 CNPJ: 10.542.212/0001-54