Atualizado em: 19/10/2022
Você que está planejando entrar no Ensino Superior, já decidiu se quer ser bacharel ou licenciado? Sabe qual a diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura?
Se você ainda não sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura – que são dois tipos de curso de graduação – a gente está aqui pra te contar tudinho!
Encontre bolsas de estudo para graduação
Quando você termina o Ensino Médio (antigo Colegial), o próximo passo na carreira acadêmica é começar um curso de graduação em um instituto, ou em faculdade ou universidade.
Assim, a graduação é o primeiro contato que um aluno tem com o ensino superior. Além disso, a graduação representa a primeira fase acadêmica que possibilita ao estudante a escolha direta sobre a área de seu interesse.
Veja também:
+ Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário
+ Quem pode fazer pós-graduação?
Anteriormente, até a 3ª série do Ensino Médio, a educação era homogênea, ou seja, todo mundo aprendia as mesmas coisas, independentemente dos gostos e habilidades específicas de cada aluno. Com a aprovação em 2017 da lei que propõe mudanças no ensino médio, hoje, o aluno pode escolher dentre alguns itinerários formativos quais são aqueles que são de seu interesse, mantendo no currículo as disciplinas básicas obrigatórias.

Mudanças à parte, o fato é que a partir do Ensino Superior, o estudante precisa escolher qual formação pretende cursar e qual carreira seguir: Administração, Direito, Marketing, Medicina, Engenharia, História, Matemática, etc.
Veja também: Encontre bolsas de estudos de até 80% para Marketing
+ Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
Momento difícil, né? Mas vamos lá, a gente te ajuda! Vamos começar apresentando para você a diferença entre bacharelado e licenciatura, para que você possa decidir em qual modalidade o seu perfil se encaixa melhor. É simples, vem com a gente!
O que é bacharelado?
O bacharelado forma profissionais focados no mercado de trabalho, que desejam atuar exercendo ativamente a profissão que escolheram.
Por exemplo, um bacharel em Direito deverá focar sua carreira na atuação como advogado, juiz ou ainda prestar consultoria jurídica. Já uma pessoa graduada no bacharelado em Matemática poderá trabalhar no mercado financeiro, estatístico, de análise de riscos, pesquisas, tecnologia, entre outros. Um bacharel em Fisioterapia atuará em clínicas e hospitais, tratando e prevenindo doenças e lesões dos pacientes.
As disciplinas que o bacharel irá cursar durante sua formação tem como foco a teoria e prática da profissão, contudo, não abarcam conteúdos que ajudariam este profissional a transmitir o conteúdo que aprendeu de maneira formal, em escolas. Um bacharel em física, por exemplo, não pode dar aulas de física já que ele não viu durante a graduação as matérias que o prepararam para essa prática.