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Filosofia

Sobre o curso de Filosofia

O curso de Filosofia forma profissionais questionadores e investigadores da natureza e da essência do universo. O filósofo analisa as obras e o pensamento de grandes autores, refletindo sobre questões políticas, éticas, morais, metafísicas e políticas, e procura teorizar conceitos abstratos, como tempo, espaço, verdade, amor e Deus.

Estudar Filosofia é se aprofundar nas obras dos filósofos mais importantes da história.

O estudante precisa ter ampla cultura e conhecimentos consistentes em Ciências, História, Arte, Política e Economia. Deve, também, ter interesse por assuntos abstratos e gostar de refletir sobre diferentes respostas à mesma indagação teórica.

Ao final do curso, o graduando se forma nas modalidades de licenciatura ou bacharelado. Com a licenciatura, qualifica-se a lecionar em escolas públicas e particulares. Já para os bacharéis, a docência universitária é um dos caminhos mais comuns.

No mercado de trabalho, o filósofo pode atuar também na área de consultoria. Ou, ainda, realizar seleção de títulos e controle de qualidade em editoras, assessorar a divulgação de eventos culturais, assessorar políticos em suas linhas ideológicas, atuar em empresas na área de recursos humanos e na área de Bioética.

A formação em Filosofia é considerada um diferencial em atividades ligadas à Psicologia, Neurociência, Linguística e Direito.

O que faz o filósofo?

O filósofo reflete crítica e sistematicamente sobre o ser e o destino do homem e do mundo.

Para isso, atua por meio da assimilação dos clássicos do pensamento e da realização de pesquisas sobre temas filosóficos, tais como ética, epistemologia, estética, ontologia, metafísica, política, lógica, cultura e outros.

A sua finalidade é a de formar e orientar pessoas e assessorar organizações.

Melhores faculdades com cursos de Filosofia

Como é o curso de Filosofia

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Filosofia pode ser das modalidades licenciatura ou bacharelado. Ambos devem oferecer a mesma formação em termos de conteúdo e qualidade, organizada em matérias básicas e núcleos temáticos.

Enquanto o bacharelado caracteriza-se principalmente pela pesquisa, geralmente direcionada aos programas de pós-graduação e ao magistério superior, a licenciatura deve ser orientada também pelas Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, voltando-se para o ensino no nível médio.

Para o conteúdo mínimo do curso de Filosofia, são elencadas cinco disciplinas básicas:

• História da Filosofia;

• Teoria do Conhecimento;

• Ética;

• Lógica;

• Filosofia Geral: Problemas Metafísicos.

Há, entretanto, áreas a serem consideradas, tendo em vista o desenvolvimento da Filosofia nas últimas décadas:

• Filosofia Política;

• Filosofia da Ciência (ou Epistemologia);

• Estética;

• Filosofia da Linguagem;

• Filosofia da Mente.

Se optar por licenciatura, o estudante ainda deverá ter incluídos em sua grade os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Filosofia considerando os seguintes conteúdos, que se enquadram dentro das disciplinas básicas elencadas pelo MEC:

• Validade e verdade. Proposição e argumento;

• Falácias não-formais. Reconhecimento de argumentos. Conteúdo e Forma;

• Quadro de oposições entre proposições categóricas. Inferências imediatas em contexto categórico. Conteúdo existencial e proposições categóricas;

• Tabelas de verdade. Cálculo proposicional;

• Cálculo de predicados. Teoria da Quantificação;

• Filosofia pré-socrática. Uno e múltiplo. Movimento e realidade;

• Teoria das idéias em Platão. Conhecimento e opinião. Aparência e realidade;

• A política antiga. A República de Platão. A Política de Aristóteles;

• A ética antiga. Platão, Aristóteles, filósofos helenistas;

• Conceitos centrais da metafísica aristotélica. A teoria da ciência aristotélica;

• Verdade, justificação e ceticismo;

• O problema dos universais. Os transcendentais;

• Tempo e eternidade. Conhecimento humano e conhecimento divino;

• Teoria do conhecimento e do juízo em Tomás de Aquino;

• A teoria das virtudes no período medieval;

• Provas da existência de Deus. Argumento ontológico, cosmológico, teleológico;

• Teoria do conhecimento nos modernos. Verdade e evidência. Ideias. Causalidade. Indução. Método;

• Vontade divina e liberdade humana;

• Teorias do sujeito na filosofia moderna;

• O contratualismo;

• Razão e entendimento. Razão e Sensibilidade. Intuição e conceito;

• Éticas do dever. Fundamentações da moral. Autonomia do sujeito;

• Idealismo alemão. Filosofias da história;

• Razão e Vontade. O belo e o sublime na filosofia alemã;

• Crítica à metafísica na contemporaneidade. Nietzsche. Wittgenstein. Heidegger;

• Fenomenologias. Existencialismos;

• Filosofia analítica. Frege, Russell, Wittgenstein. O Círculo de Viena;

• Marxismo e Escola de Frankfurt;

• Epistemologias contemporâneas. Filosofia da ciência. O problema da demarcação entre ciência e metafísica;

• Filosofia francesa contemporânea. Foucault. Deleuze.

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Filosofia atua, principalmente, em atividades culturais, editoriais, educacionais, de pesquisa e de recursos humanos, entre outros, podendo exercer mais de uma ocupação.

É comum o filósofo trabalhar como professor e pesquisador. Nesses casos, é classificado pela atividade predominante.

O filósofo trabalha em ambientes fechados e de forma individual, podendo, em algumas situações, formar equipes. Geralmente, tem seus trabalhos divulgados em livros, revistas, jornais e outros meios.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar como filósofo, a formação ocorre em universidade, com cursos superior e de pós-graduação, reconhecidos pelo MEC, em Filosofia ou em ramos similares.

O acesso à produção filosófica de outros países exige o conhecimento em idiomas estrangeiros.

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