15 filósofos brasileiros que você precisa conhecer
Confira 15 filósofos brasileiros famosos e atuais que você precisa conhecer, saiba mais sobre suas obras, citações, pensamentos e contribuições para a filosofia no Brasil.
A Filosofia Ocidental surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C., mas no Brasil ela só foi começou a se desenvolver em meados no século XVI, com a vinda dos jesuítas para a nova terra descoberta.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Como se deu o surgimento da filosofia? Descubra!
O primeiro curso profissionalizante de Filosofia surgiu apenas após quase quatro séculos, em 1908, com a Faculdade de São Bento, instituição que foi palco para a introdução dos pensamentos de Kant no País.
Apesar de o Brasil não ser tão reconhecido nessa área de estudo, isso não significa que não há filósofos e pensadores brasileiros importantes para a história. Muitos deles, hoje em dia, até mesmo ajudam na popularização da Filosofia e são peças-chave em muitas das discussões da atualidade.
Veja também: Como estudar Filosofia para o Enem e outros vestibulares?
Saiba mais sobre o período pré-socrático e os filósofos que fizeram parte dele
Pensando nisso, a Revista Quero listou 12 filósofos brasileiros que você precisa conhecer (e estudar, caso esteja se preparando para o vestibular). Veja a seleção abaixo:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
1 – Djamila Ribeiro
Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Djamila Ribeiro é dos maiores nomes da filosofia contemporânea brasileira e é especialista em questões de raça e gênero, sendo ainda é ativista do movimento negro.
Além da sua coluna semanal no site da Carta Capital, a filósofa também é autora de dois livros “O que é lugar de fala?” (2017) e “Quem tem medo do feminismo negro?” (2018).
“O não ouvir é a tendência a permanecer num lugar cômodo e confortável daquele que se intitula poder falar sobre os Outros, enquanto esses Outros permanecem silenciados.”
2 – Marilena Chauí
Considerada a filósofa mais importante do Brasil pela Revista Cult, Marilena Chauí é autora de mais de 30 livros sobre a área, sendo conhecida por suas obras didáticas que explicam essa área de estudo e mostram como a prática está presente no dia a dia das pessoas.
Chauí é formada e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em Baruch Espinoza. Atualmente, é professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e militante política.
“Se tudo fosse dito, a frase perderia a coerência, tornar-se-ia incoerente e contraditória e ninguém acreditaria nela.”
3 – Marcia Tiburi
Especialista em Adorno e na Escola de Frankfurt, Marcia Tiburi é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Autora de livros como “Como conversar com um fascista” (2015) e “As Mulheres e a Filosofia” (2002), Tiburi já participou de diversos programas de televisão para comentar sobre ética, política e feminismo.
“A complexidade do ato de escutar está em que, por meio da escuta, entro em outros processos de conhecimento. Torno-me outra pessoa.”
4 – Mario Sergio Cortella
Seja pelas suas publicações, palestras ou participações em programas de televisão, Mario Sergio Cortella é um dos filósofos brasileiros mais conhecidos no Brasil.
Formado em Filosofia e doutor em Educação, o também escritor analisa questões do dia a dia e as suas relações com a Filosofia contemporânea.
Algumas das suas obras mais conhecidas são “Por que Fazemos o que Fazemos?” (2016), “A Sorte Segue a Coragem! Oportunidades, competências e tempos de vida” (2018) e “Ética e Vergonha na Cara!” (2014).
“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”
5 – Silvio Gallo
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Eduação, Silvio Gallo é um filósofo e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com estudos voltados para a Filosofia da Educação, Gallo pesquisa sobre a educação libertária e o anarquismo, utilizando, principalmente, Foucault e Deluze em suas análises.
“…a educação tradicional veiculada pelo capitalismo teria por objetivo disseminar a ideologia da perpetuação e manutenção do sistema social, ensinar a ver o mundo de uma maneira socialmente aceita, a agir segundo esses parâmetros. A educação anarquista, por sua vez, teria por objetivo desestruturar essa ideologia social e ensinar a construção da liberdade, para que cada um pense e aja à sua maneira, criando sua própria ideologia, assumindo sua singularidade, sem no entanto fechar-se para a amplitude do meio social.”
6 – Raimundo de Farias Brito
Nascido em 1882, Farias Brito foi considerado o autor de umas das principais obras filosóficas produzidas no Brasil, as trilogias “Finalidade do Mundo” e “Ensaios sobre a Filosofia do Espírito”.
Cada um que define o direito define-o segundo as condições do povo a que pertence e na conformidade da intuição particular da sua época.
7 – Luiz Felipe Pondé
Conhecido nacionalmente, Luiz Felipe Pondé é mestre pela Universidade de Paris e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. O também escritor considera ter um pensamento liberal para a economia, mas conservador nos costumes.
Em seus textos, Pondé mostra a influência do niilismo de Friedrich Nietzsche em sua escrita.
O filósofo é autor de livros famosos, tais como, “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” (2012) e “Marketing Existencial” (2017), além de ser colunista no jornal Folha de São Paulo.
“Ali onde está a multidão está a mentira. Muitos sentimentos juntos são sempre falsos.”
8 – Miguel Reale
Ex-reitor da Universidade de São Paulo e fundador do Instituto Brasileiro de Filosofia, Miguel Reale é até hoje considerado o pai no novo Código Civil Brasileiro. O filósofo também ficou conhecido por ser o criador da teoria tridimensional do direito e associá-la aos fundamentos da Filosofia.
“A nossa vida não é espiritualmente senão uma vivência perene de valores. Viver é tomar posição perante valores e integrá-los em nosso “mundo”, aperfeiçoando nossa personalidade na medida em que damos valor às coisas, aos outros homens e a nós mesmos. Só o homem é capaz de valores, e somente em razão do homem a realidade axiológica é possível.”
9 – Leandro Konder
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leandro Konder foi um dos filósofos marxistas mais conhecidos no País. Em seus 40 anos de atividade acadêmica, o professor foi um forte nome da esquerda e um defensor do também filósofo György Lukács.
Leia também:
+ 11 filmes que retratam a vida de grandes filósofos
Filósofos importantes para estudar para o Enem
Como advogado, Konder atuou durante os anos de chumbo da Ditadura Militar na defesa de causas trabalhistas, sendo preso, torturado e exilado na Europa por seis anos.
Entre as suas maiores obras estão “Introdução ao Fascismo” (1977), “Histórias das ideias socialistas no Brasil” (2003) e “A derrota da dialética” (1988).
“A filosofia é um terreno de resistência que se pergunta não para que serve uma determinada teoria, mas qual a sua verdade.”
10 – Clóvis de Barros Filho
Com seus discursos focados na comunicação, política e ética, Clóvis de Barros Filho é jornalista e filósofo, mestre pela Université Sorbonne Nouvelle e doutor pela USP.
Assim como outros filósofos da atualidades, Clóvis se destaca nas redes sociais e na internet com vídeos e palestras com reflexões sobre a vida, relações humanas e a felicidade, por exemplo.
Alguns de seus livros mais conhecidos são “A felicidade é inútil” (2019), “Shinsetsu: O poder da gentileza” (2018) e “Em busca de nós mesmos” (2017).
“A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e portanto ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.”
11 – Leandro Karnal
Atual apresentador do CNN Tonight, na CNN Brasil, Leandro Karnal se tornou uma das vozes mais conhecidas da Filosofia no Brasil.
Saiba mais: Entenda o que é o existencialismo e o que diz essa corrente filosófica
Graduado em História e doutor pela USP, Karnal realiza discussões sobre ética, história, cultura, religião e as dores do mundo contemporâneo.
“Todo ato de erigir, construir é um ato de pedra a pedra. Onde uma pedra só pode ser colocada, quando a anterior já estiver ocupando o seu lugar.”
12 – Viviane Mosé
Especialista em Nietzsche, Viviane Mosé é doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Além disso, a filósofa atua como psicóloga, psicanalista, poetisa e palestrante.
Em suas reflexões, Viviane discute temas voltados para a ética, educação e literatura.
“O homem é um ser que cria valores, e a consciência da morte instaura o primeiro valor: a vida.”
Veja também: + Graduação em Filosofia: tudo o que você precisa saber sobre o curso
+ Dicas de Filosofia e Sociologia para o Enem
13 – Ailton Krenak
Membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak é um filósofo, ambientalista, escritor e poeta indígena da etnia Krenak. Seu ativismo fez com que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concedesse o título de professor doutor Honoris Causa, justamente pela sua importância na luta pelos direitos indígenas e pela proteção do meio ambiente.
Leia mais:
+ Fisioterapia, nutrição, filosofia… Veja os símbolos das profissões!
+ 11 filmes que retratam a vida de grandes filósofos
Na faculdade, leciona as disciplinas de “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais” em pós-graduação.
“A nossa Constituição tem um capítulo destinado aos direitos dos índios. Mas o consenso não houve para além daquele momento“
14 – Tobias Barreto
Tobias Barreto foi um filósofo brasileiro do século XIX. Integrante da Escola do Recife, também foi jurista, crítico e poeta. Suas ideias foram influenciadas pelo monismo e evolucionismo europeu, principalmente pelo alemão Ernest Haeckel.
“Não faço mistério de minha fé filosófica: – eu sou materialista no bom sentido da palavra.”
15 – Renato Noguera
Doutor em Filosofia pela UFRJ, Renato Noguera é mais um filósofo brasileiro em ascensão na atualidade. Na mesma universidade, é professor de Filosofia para os programas de pós-graduação. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). É autor de livros como ‘Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor’.
“A bússola do amor é o autoconhecimento, siga o caminho do meio, amar é uma jornada poética.”
Saiba mais:
+ 11 temas da Filosofia e Sociologia que devem cair no Enem
+ Redação Enem: conheça 3 filósofos para citar no texto
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
No site da Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país.
+ Veja também: As 50 melhores faculdades de Filosofia, segundo o MEC
Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:
Veja algumas das faculdades que estão presentes no site e oferecem descontos especiais nas suas mensalidades: