Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Filosofia

Período Pré-Socrático

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

O Período da Filosofia chamado de Pré Socrático é aquele no qual surgem os primeiros filósofos e os primeiros trabalhos de filosofia, entre os séculos IX e VI a.C.

Embora muitos filósofos tenham vivido e produzido no período anterior a Sócrates, a Escola Pré Socrática define também uma tendência de pensamento que circulou entre pensadores que viveram no mesmo período que Sócrates.

Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo. A ligação com a natureza e com os elementos naturais eram os fatores mais importantes e marcantes dentro  das obras Pré Socráticas.

Com o surgimento da filosofia, as explicações deixaram de ser unicamente mitológicas e passaram a ser cada vez mais racionais, baseadas na razão, em explicações que não fossem fantásticas e mitológicas.

Sócrates

Sócrates foi um filósofo Ateniense que viveu no século IV a. C., o grego é considerado um dos fundadores do modelo filosófico ocidental. Existem poucas informações históricas sobre a sua vida e carreira, as principais são conhecidas a partir dos relatos de seus alunos. Platão, através dos conhecidos diálogos de Platão e Xenofonte; e através de peças teatrais de Aristófanes.

Xenofonte descreve Sócrates como dedicado ao que considerava o método filosófico  mais importante: a maiêutica. A maiêutica é um método que entende que a verdade faz parte de todo ser humano e é desenvolvida em todo indivíduo a partir do momento que este responde uma série de de questionamentos, aparentemente simples, mas de extrema importância para o autoconhecimento e concepção da verdade.

Segundo os relatos, Sócrates é o criador da técnica de ensino chamada de Método Socrático. O método tem como princípio a construção do conhecimento de cada indivíduo. Para o filósofo, o conhecimento dos discípulos era construído a partir da troca de experiências, do diálogo. De acordo com Sócrates, através do diálogo era possível refletir mais profundamente sobre as próprias afirmações e conclusões.

O método de transmissão de conhecimento, muito utilizado por uma série de filósofos, não permitia que os discípulos construíssem seus próprios conhecimentos, apenas que propagassem as ideias de seus tutores.

Principais Correntes

O período Pré Socrático é dividido em algumas importantes correntes de pensamento. Embora algumas questões e levantamentos sejam diferentes e específicos, todas as correntes apresentam como característica principal a busca pela compreensão dos fatos, acontecimentos e elementos a partir das questões naturais, ou seja, todo conhecimento era voltado para explicação natural dos fenômenos. As principais escolas de pensamento do período são:

  • Escola Jônica: os pensadores dessa escola consideravam o universo estático e  buscavam as explicações para o surgimento do mundo e de todas as matérias a partir de um único elemento fundamental e essencial, chamado arché. Nem sempre os filósofos dessa escola consideravam o mesmo elemento como formador de todas as coisas.
  • Escola Itálica: Escola desenvolvida no Sul da Itália, seus pensadores entendiam que a matemática e os números eram os elementos responsáveis pela essência das coisas.
  • Escola atomística: os seus pensadores desenvolveram a ideia de que a junção de vários elementos, os átomos, é que formam os objetos.
  • Escola Eleática: o principal pensamento desenvolvido é a ideia do “um”, do “é”. Uma coisa existe, ela não pode vir a ser, apenas existe. A unidade está ligada à religião, a ideia de que Deus é um, perfeito, não criador, eterno e não se modifica.

Principais Filósofos

Cada escola Pré Socrática conta com alguns filósofos de destaque, com a maior divulgação de suas ideias, obras e pensamentos.

Escola Jônica

Os principais nomes dessa escola são: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso.Todos pensavam em elementos naturais como sendo fundamentais essenciais para formação de todas as coisas, no entanto, não concordam sobre qual seria tal elemento.

Para Tales, o elemento seria a água. De acordo com Anaximandro seria o ápeiron, elemento que permite a união e separação dos corpos. Segundo Anaxímenes, o elemento seria o ar, enquanto para Heráclito, o elemento seria o fogo. Heráclito afirmava, também, que nada no mundo é estático, tudo está em constante mudança.

Escola Itálica

O principal filósofo é Pitágoras de Samos, que afirmava que os números, a física e a matemática, unidas a elementos místicos, são responsáveis pela formação dos elementos.

Escola Atomística

A ideia do átomo como partícula indivisível e formadora dos elementos, foi desenvolvida por Leucipo e trabalhada profundamente por Demócrito.

Escola Eleática

Os principais nomes dessa escola são: Xenófanes de Cólon, Parmênides e Zenão de Eleia. Xenófanes desenvolveu a ideia do “um” voltado à religião. Para ele, o mundo foi formado por um Deus único, eterno e que não se modifica com o passar do tempo. A ideia do “um” religioso foi desenvolvida posteriormente por Parmênides. Zenão, por sua vez, desenvolveu a ideia de que todo movimento é uma ilusão.


Exercícios

Exercício 1
(UEL/2003)

“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”

(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...