Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue

Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Filosofia

Surgimento da Filosofia

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 3/1/2019

Introdução

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional. Até o surgimento dessa maneira de pensar e compreender o mundo, as explicações eram dadas através dos mitos.

A necessidade de entender o mundo a partir de explicações racionais, com apresentação de provas incontestáveis e de argumentos bem formulados e com boa base teórico racional, colaborou para o surgimento da filosofia.

O contexto sociopolítico e as manifestações religiosas e culturais que vigoravam também foram fundamentais para o surgimento e, posteriormente, para o crescimento e a expansão do pensamento filosófico.

Filósofos gregos.Filósofos gregos.

As explicações mitológicas e os mitos

Mitos são narrativas criadas, geralmente cheias de elementos fantasiosos, usados para explicar o surgimento do mundo, situações do dia a dia ou acontecimentos que influenciam diretamente na vida dos homens como os fenômenos naturais.

As explicações mitológicas são dadas a partir de elementos fantasiosos, míticos. A presença de deuses e semideuses é, também, uma característica das narrativas míticas. A fúria ou benevolência dos deuses para com os humanos é usada para explicar uma série de acontecimentos.

Durante muito tempo, os fenômenos sociais e naturais foram explicados através de elementos míticos. As explicações, portanto, eram mitológicas. No entanto, tal forma de explicar o mundo, os elementos naturais e as ações humanas, em determinado momento, deixou de ser suficiente.

Rapidamente, os pensadores gregos passaram a buscar maneiras racionais de explicar os acontecimentos. A partir disso, nasceu a filosofia, graças à necessidade de garantir modelos racionais de explicação.

Com o surgimento da filosofia e o desenvolvimento do pensamento filosófico, as explicações mitológicas foram perdendo espaço. A filosofia foi uma das grandes responsáveis, juntamente com outras ciências, para a disseminação do conhecimento e das explicações baseadas na racionalidade.

Mito de Teseu e o Minotauro.Mito de Teseu e o Minotauro.

O contexto sociopolítico na Grécia

Alguns fatores sociopolíticos influenciaram diretamente no surgimento da filosofia, sendo o mais relevante deles a formação das polis. Os primeiros agrupamentos sociais gregos eram chamados de genos, que eram compostos por pessoas com um antepassado em comum e com o poder de decisão concentrado nas mãos do pater, a figura mais velha desse grupo.

Com o aumento do número de habitantes nos genos e o início da noção de propriedade privada, que gerou uma série de conflitos, os gregos optaram pela divisão das terras a partir do grau de parentesco. O reagrupamento dos genos e a divisão de terras deu origem às fratrias, que, posteriormente, se reorganizaram, formando as tribos.

A partir do desenvolvimento do comércio, da agricultura e do aumento no número de habitantes, as tribos passaram por um novo processo de organização que deu origem às cidades estados, ou pólis.

A organização das pólis foi importante para a filosofia, pois ocasionou uma certa diminuição no número de conflitos, por isso, as condições tornaram-se favoráveis para que os gregos pudessem ocupar seu tempo pensando racionalmente e desenvolvendo as mais diversas teorias que fossem capazes de explicar o surgimento do mundo e os fenômenos naturais e sociais.

Religião e Poesia

A religião e a poesia também podem ser considerados elementos fundamentais para o sucesso da criação e da expansão da filosofia.

A maneira que a narrativa poética foi construída pelos gregos, a noção de valor supremo e, também, o conceito de limite, que posteriormente influenciou Aristóteles na construção do conceito de justa medida, foram importantes para o surgimento da filosofia, pois a forma racional, poética e coerente que os filósofos apresentavam seus pensamentos atraía o interesse de milhares de jovens.

A religião grega, por sua vez, não apresentava nenhum livro sagrado ou escrito oficial, as crenças eram passadas através das falas poéticas. Por conta disso, não houve grande resistência religiosa para a apresentação de ideias racionais.

Fortalecimento e expansão da Filosofia

Alguns acontecimentos foram importantes para a expansão e a consolidação da filosofia e dos ideais filosóficos. Dentre eles, estão:

  • Organização política: Com a organização política nas pólis, foram criados locais próprios para a discussão e a resolução de conflitos políticos. Esse modelo de organização e fala, influenciou a maneira que os pensamentos e as ideias filosóficas eram transmitidas.
  • Viagens marítimas: As viagens feitas pelos gregos para outras regiões do mundo colaborou para que mais povos tivessem contato com a filosofia.
  • Trocas comerciais: As feiras montadas com a intenção de trocas comerciais entre diferentes povos permitiu que os gregos pudessem mostrar a filosofia para outros comerciantes.
  • Organização e publicação das obras: A organização de livros e a publicação de obras filosóficas colaborou para que as ideias dos principais pensadores gregos pudessem chegar, através de viagens e trocas comerciais, a uma série de regiões do mundo antigo.

Sobre esse último tópico, destaca-se que a organização das obras escritas foi essencial para que o pensamento, a forma de encarar a filosofia, e a busca constante pelo pensamento racional não se perdessem ao longo do tempo e, também, que influenciassem, inclusive nos tempos atuais, as nossas maneiras de produzir ciência e conhecimento.


Exercícios

Exercício 1
(UDESC/2010)

Segundo Marilena Chauí, “a filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas”. (Convite à Filosofia. 4. ed., Ática, 1995, p. 23).

É legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...