Nascido em Atenas entre os anos de 471 a.C e 468 a.C, Sócrates figura entre os principais filósofos Clássicos e é considerado o fundador de preceitos básicos da filosofia Ocidental. Influenciado por Anaxágoras, em seus primeiros trabalhos, Sócrates desenvolveu ideias sobre a alma humana e a essência da natureza.
A filosofia socrática é tão importante, que a filosofia grega clássica é dividida em pré-socrática, socrática e pós-socrática.
A filosofia pré-socrática é marcada pela preocupação com a origem do mundo e com o desenvolvimento de explicações racionais para substituir os mitos.
No período socrático, a filosofia buscou entender as formas de organização política, além de questões relacionadas à sociedade e ao indivíduo.
No período pós-socrático, a filosofia ampliou suas discussões e passou a tratar de temas variados, como o materialismo, o determinismo e a liberdade.
Sócrates não deixou trabalhos escritos, o conhecimento de suas principais ideias foi preservado graças aos escritos de seus principais discípulos: Platão e Xenofontes. Sócrates é um dos principais personagens dos diálogos escritos por Platão.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚