Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Mitologia Grega

Giovana Murça Pastori
Publicado por Giovana Murça Pastori
Última atualização: 26/8/2019

Introdução

A mitologia grega é um conjunto de histórias (lendas e mitos) inventadas pela civilização da Grécia Antiga. A maioria desses mitos narra uma história épica, a qual conta com seres sobrenaturaisdeuses semideuses, que coexistem no mundo com os seres humanos. De modo geral, essas lendas foram o meio encontrado pelos gregos de explicarem fenômenos naturais.

Zeus: deus dos deuses

Os deuses dessas histórias eram adorados como divindades reais. Pode-se dizer então que a religião grega era politeísta (possuía mais de uma divindade, sendo o deus principal Zeus) e antropomórfica (os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto fisicamente quanto comportamentalmente; no entanto, o que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes). Disso, conclui-se que a mitologia e a religião gregas estão fortemente entrelaçadas.

Contexto histórico

A Grécia Antiga era constituída por cidades-estado autônomas e rivais. Dessa forma, havia uma fragmentação na civilização grega; entretanto, a cultura e o idioma, compartilhados por todas as cidades-estado, proporcionavam um sentimento de pertencimento à civilização grega. Logo, como parte da cultura, a mitologia possuía um importante papel na construção do que era “ser grego”.

A mitologia grega era tão importante que, a cada quatro anos, eram realizadas as Olimpíadas, competições esportivas que ocorriam no Monte Olimpo (montanha mais alta da Grécia, local considerado morada dos doze principais deuses gregos) com o intuito de homenagear as divindades que ali habitavam. Até mesmo as guerras entre as cidades-estado eram temporariamente interrompidas durante os Jogos.

Além disso, a civilização da Grécia Antiga valorizava o ser humano e reconhecia a sua singularidade, ou seja, era antropocêntrica. Essa característica repercutia na mitologia, como pode ser evidenciado pelas características antropomórficas e antropozoomórficas (seres cujo corpo é constituído por uma parte humana e uma parte animal) presentes na mitologia grega.

Outro impacto desse antropocentrismo na mitologia grega pode ser observado na forma com que as divindades eram retratadas esteticamente: seres humanos cujo físico era perfeito.

Deuses

Deusas gregas: da esquerda para a direita, Afrodite, Atena e Ártemis

Como a religião helênica é politeísta existem vários deuses. Os doze principais deuses do panteão grego (conjunto de divindades atreladas a mitologia grega) estão listados a seguir:

  • Zeus: principal deus;
  • Hera: esposa de Zeus, protetora do casamento, do nascimento e das mulheres;
  • Poseidon: deus dos mares e oceanos;

Poseidon: deus dos mares e oceanos

  • Palas Atena: deusa da sabedoria;
  • Afrodite: deusa do amor, da sexualidade e da beleza;
  • Apolo: deus do Sol;
  • Ártemis: deusa da caça;
  • Ares: deus da guerra;
  • Dionísio: deus das festas, do prazes e do vinho;
  • Hefaístos: deus do fogo e da metalurgia;
  • Deméter: deusa da agricultura;
  • Hermes: mensageiro dos deuses.

Além desses, há também:

  • Hades: deus dos mortos e do submundo;
  • Perséfone: rainha do submundo e deusa das estações;
  • Héstia: deusa protetora do lar;
  • Eros: deus do amor e do erotismo.

Seres mitológicos

Semideuses

Como os deuses eram antropomórficos, eles possuíam características humanas, como a paixão. Desse modo, alguns deuses se apaixonavam por humanos e se relacionavam com eles. Essas relações, algumas vezes, geravam filhos denominados de semideuses. Ou seja, semideus é um filho de um deus com um mortal. Um exemplo de semideus é Perseu, filho de Zeus e Danai (uma mortal).

Sereias

Seres aquáticos femininos cujo corpo é parte humano, parte peixe. São características por seu canto.

Ninfas

Seres femininos protetores das florestas. Características por sua beleza e alegria.

Górgonas

Seres femininos que possuem serpentes como cabelo. A górgona mais famosa é a Medusa.

Medusa: a górgona mais famosa.

Heróis

Seres humanos ou semideuses que conseguem realizar grandiosas façanhas. Um exemplo de herói é Hércules.

Sátiros

Seres cujo corpo é humano com patas e chifres de bode.

Centauros

Seres cujo corpo é metade humano, metade cavalo.

Minotauro

Ser cujo corpo é parte humano, parte touro. Segundo o mito, o Minotauro habitava um labirinto na Ilha de Creta governada pelo rei Minos.

Legado

Em 1896, iniciaram-se as Olimpíadas da Era ModernaInspiradas nas Olimpíadas gregas, elas ocorrem até os dias atuais a cada quatro anos. No entanto, atualmente, não são mais realizadas no Monte Olimpo, mas sim em um país diferente em cada edição.


Exercícios

Exercício 1
(PUC-SP)

“No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. VIII a.C.) a Aristóteles (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios” (…)

(Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. P. 17.)

A partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...