A Grécia é reconhecida por diversos fatores: alfabeto, filosofia, guerras e também mitologia. A mitologia grega é o conjunto de mitos criados pelos gregos para interpretar sua realidade e construir a base de sua religião politeísta. Em Atenas, há ruínas de um templo erguido em homenagem a Zeus.
A mitologia grega reúne mitos e crenças que integravam a religiosidade e a cultura dos antigos gregos. Esses mitos, inicialmente transmitidos de forma oral, buscavam explicar fenômenos naturais, estabelecer valores sociais e tratar de temas como a origem da vida e a existência após a morte.
Entre os deuses mais conhecidos da mitologia grega estão:
- Zeus, o mais poderoso, filho de Cronos;
- Atena, deusa da sabedoria;
- Afrodite, deusa do amor, sexualidade e beleza;
- Apolo, deus do Sol;
- Ártemis, deusa da caça;
- Ares, deus da guerra;
- Dionísio, deus das festas, vinho e prazer;
- Hefesto, deus do fogo e da metalurgia;
- Deméter, deusa da agricultura;
- Hermes, mensageiro dos deuses.
Os principais relatos da mitologia grega foram registrados pelos poetas Homero e Hesíodo. Além da literatura, os mitos também se manifestaram em outras formas de arte, como a cerâmica de figuras vermelhas e a pintura na Grécia Antiga. Alguns dos mitos gregos mais conhecidos incluem:
- A lenda de Odisseu;
- Jasão e os Argonautas;
- O mito de Teseu, o rei lendário de Atenas;
- As Amazonas;
- Perséfone, rainha do submundo;
- Prometeu, amigo da humanidade;
- A queda de Ícaro;
- Calisto, associada à constelação da Ursa Maior.
Os deuses dessas histórias eram adorados como divindades reais. Pode-se dizer então que a religião grega era politeísta (possuía mais de uma divindade, sendo o deus principal Zeus) e antropomórfica (os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto na aparência quanto no comportamento, no entanto, o que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes). Disso, conclui-se que a mitologia e a religião gregas estão fortemente entrelaçadas.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚