Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Afrodite: a história da deusa, seus poderes e mitos

História Geral - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 29/8/2023

Introdução

Afrodite, na tradição grega, é a deusa simbolizando amor, beleza e sexualidade. Enquanto personificava o padrão de beleza da Antiguidade grega, seu mito também inspirou inúmeros artistas renascentistas na era moderna.

Segundo a mitologia, a deusa seria filha do deus Urano, que teve suas genitais castradas e arremessadas ao mar pelo deus Cronos. Além da versão do desentendimento entre os deuses, dada por Hesíodo, historiadores e pensadores  deram outras versões para o nascimento da deusa. A deusa era cultuada em regiões da Ásia, da Fenícia e do Chipre e passou a ser cultuada pelos gregos após as trocas culturais com o oriente.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

História de Afrodite

De acordo com a mitologia grega, e o poeta Hesíodo, Afrodite nasceu a partir da espuma do mar depois que o deus Cronos castrou seu pai, o deus Urano, e arremessou seus genitais ao mar. Na versão dada por Homero, Afrodite seria filha do deus Zeus com a titânide Dione.

Afrodite casou-se com Hefesto, o deus da forja, mas teve muitos casos amorosos com outros deuses e mortais, incluindo Adônis, Dionisio e Ares, por isso, o casamento com Hefesto, que teria sido arranjado, não durou muito tempo.

Aphrodite G8f00ce090 640

Estátua de Afrodite, Ilha de Chipre.

Qual é o poder de Afrodite?

Em diversas representações, a deusa está usando um cinturão mágico, que teria grande poder de sedução e atração. Quando usado,a atração e o amor  seriam irresistíveis e ajudariam os apaixonados a enfrentar os obstáculos e dificuldades para conquistar a pessoa amada. 

Qual foi o fim de Afrodite?

Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.

O sangue de afrodite teria colorido as rosas de vermelho, por esse motivo, as rosas vermelhas são associadas a paixão, sedução e romance. Na antiguidade, era costume também depositar rosas vermelhas nos túmulos em uma cerimônia chamada rosália.

Red Gb8d71aafc 640

Rosas vermelhas, símbolo do amor e coloridas pelo sangue de Afrodite.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Mitos e simbolismo associados a Afrodite

Um dos mitos mais conhecidos sobre Afrodite é o de seu nascimento a partir da espuma do mar. Ela é frequentemente representada com uma rosa em uma das mãos e um cisne branco em sua presença. 

Além disso, há muitas histórias que falam sobre seus casos amorosos e relacionamentos com outros deuses e mortais.

Culto e adoração à Afrodite na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, Afrodite era adorada em muitos festivais e rituais em sua honra, como as Afrodísias e as Tesmofórias. Além disso, havia muitos templos e lugares sagrados dedicados a Afrodite, incluindo o Templo de Afrodite em Cnido.

Aphrodisias G529abe839 640

 Ruínas do Templo de Afrodite, Turquia.

Representações de Afrodite na arte e cultura

Afrodite é frequentemente representada na arte clássica grega em esculturas, pinturas, esculturas e outros trabalhos. 

Ela é frequentemente retratada como uma mulher jovem e bonita com uma figura esbelta e curvilínea. Sua influência também é vista em muitos aspectos da cultura popular e na arte contemporânea.

Resumo sobre Afrodite

Em suma, Afrodite é uma figura lendária e poderosa da mitologia grega, cuja influência pode ser vista em muitos aspectos da cultura e da arte. 

Seus mitos e símbolos ainda fascinam as pessoas hoje, e sua história e legado continuam a inspirar a criatividade e a imaginação de artistas, pintores, músicos e apaixonados.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFU/2003

 “(…) Assim, a magia e a mitologia ocupam a imensa região exterior do desconhecido, englobando o pequeno campo do conhecimento concreto comum. O sobrenatural está em todas as partes, dentro ou além do natural; e o conhecimento do sobrenatural que o homem acredita possuir, não sendo da experiência direta comum, parece ser um conhecimento de ordem diferente e superior. É uma revelação acessível apenas ao homem inspirado ou (como diziam os gregos) ‘divino’ — o mágico e o sacerdote, o poeta e o vidente”. 

CORNFORD, F.M. Antes e Depois de Sócrates. Trad. Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001, pp.14-15.

A partir do texto acima, é correto afirmar que:

 

A o campo do conhecimento mítico limita-se ao que se manifesta no campo concreto comum.
B a magia e a mitologia não se confundem com o conhecimento concreto comum.
C o conhecimento no mito, por ser uma revelação, é acessível igualmente a todos os homens.
D o mito não distingue o plano natural do sobrenatural, sendo o conhecimento do sobrenatural superior.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail