O código Morse faz uso de pontos e sinais para representar letras e números. Cada letra e número do alfabeto é representado pela combinação de uma sequência curta, de pontos e longa, que são os traços. Para formar palavras, trações e pontos são combinados e separados por um espaço.
Para ler o código Morse, é preciso, em primeiro lugar, ter o domínio, ou pelo menos conhecer a representação Morse de cada letra e cada número. Caso não se tenha conhecimento ou domínio dos códigos, é essencial que o leitor tenha ao lado, a representação dos códigos, indicando quais letras e números correspondem a cada sequência de traços e pontos.
Em segundo lugar, é preciso que quem recebe a mensagem ou quem deseja lê-la, preste bastante atenção nos sinais, no caso deles serem transmitidos pelo telégrafo elétrico ou por vias sonoras. O tempo de duração de cada traço corresponde a três do tempo de um ponto. Um rápido silêncio entre pontos e traços indica o espaçamento entre as palavras.
Para aprender melhor uma nova língua ou forma de comunicação é sempre interessante treinar. Uma boa forma de aprender a ler o código Morse, pode ser ouvir mensagens mais curtas com o alfabeto ao lado e gradativamente, ir aumentando o grau de dificuldade, com mensagens mais longas ou longe da correspondência impressa do alfabeto com os pontos e traços.