Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Principais deuses gregos

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 11/4/2019

Introdução

Religião Grega

Assim como os egípcios e a maior parte dos povos da antiguidade, os gregos eram também politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. De igual forma, na Grécia, a religião também era praticamente indissociável  das artes, da cultura e da forma de vida.

Para os gregos, no momento que os humanos praticavam atos contrários ao que os deuses pregavam, eram punidos e sentiam a revolta e força das divindades. O seu panteão de deuses também estava à disposição da sociedade para ajudar a solucionar problemas e conflitos, quando necessário, tanto que muitos deuses e deusas eram patronos de cidades gregas.

A maior parte dos deuses e deusas é associado a fenômenos e elementos naturais. Por exemplo, Zeus, quando tomado pela raiva, lançava na terra raios e trovões. Sua principal arma era um longo e luminosos raio.

A relação entre os deuses gregos e os humanos era bastante próxima. Os deuses assim como os humanos, possuíam qualidades, defeitos, sentiam raiva, amor e uma série de sentimentos. A imortalidade divina era a única coisa que diferenciava deuses e homens.

As características humanas aproximavam deuses e mortais, tanto as divindades quanto os homens, lutavam em batalhas e participavam da atividades do dia a dia. Inclusive, muitos deuses e deusas se relacionavam com humanos. Os filhos dos deuses e humanos eram chamados de semideuses ou heróis.

Os semideuses assim como o pai ou mãe humano, eram mortais, mas possuíam poderes, tais como os deuses, e serviam de ligação entre o Monte Olimpo, lugar da morada dos deuses, e a terra, local de morada dos humanos e dos próprios semideuses.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Representação dos Deuses

As deusas e deuses gregos possuíam características humanas e eram sempre representados como tal, a representação era portanto, antropomorfa. Além disso, assim como os humanos possuíam uma série de sentimentos como raiva, rancor, ódio, amor e inveja. A semelhança aproximava os deuses e os humanos.

A religião e a presença dos deuses fazia parte do cotidiano dos gregos. As divindades eram homenageadas com a construção de, grandes templos. As festas e rituais de comemoração e agradecimento também eram frequentes e  conduzidas por sacerdotes ou sacerdotisas, que dedicavam-se à vida religiosa.

Deuses gregos em círculo
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Principais Deuses

O Monte Olimpo era habitado por uma série de divindades, entre as principais estão:

  • Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade). Zeus teve diversas esposas e vários filhos deuses e semideuses, sendo o mais famoso deles, Hércules.
  • Hera: Terceira e mais famosa esposa de Zeus, conhecida como a rainha do Olimpo. Deusa do matrimônio e do parto. Junto com Zeus simboliza a importância e a estabilidade da união entre homem e mulher. A deusa era descrita como vingativa e com frequência, lançava maldições sobre as amantes e filhos semideuses de Zeus.
  • Hefesto: Filho de Zeus e Hera foi abandonado pela mãe, que considerou o bebê feio demais. Hefesto foi resgatado por ninfas e levado de volta ao Olimpo. É O deus do fogo e do artesanato.
  • Ares: Também filho de Zeus e Hera, deus da guerra. Com frequência luta entre os mortais e é capaz de matar inimigos ao entoar seus gritos de batalha. Pai de vários heróis gregos.
  • Hermes: Filho de Zeus com a deusa Maia, deusa da fecundidade e energia vital. Hermes é o mensageiro dos deuses, protetor dos viajantes e comerciantes. É o responsável pela transmissão de mensagens entre a Terra e o Olimpo. A fim de arrumar intrigas, Hermes transmitia mensagens falsas aos deuses e humanos.
  • Atena: Filha de Zeus e da deusa Métis, deusa da saúde, proteção e virtudes. Atena é a deusa da sabedoria, por isso está sempre com uma coruja. Atena é também uma deusa guerreira, especialista em proteção e nas artes da guerra. A deusa ainda é protetora da cidade de Atenas, que leva seu nome.
  • Poseidon: Irmão mais velho de Zeus e Hades, Poseidon é o deus dos mares. Descrito pelos gregos como furioso, carrega consigo um tridente que causa tempestades e maremotos.
  • Hades: Deus dos mortos, responsável por acompanhar as almas, Hades não é descrito como um deus maldoso ou cruel. Diferente das outras divindades, não vive no Olimpo e governa seu próprio território, o mundo dos mortos.
  • Apolo: Deus da luz e do sol, é filho de Zeus com uma Titã. É considerado um deus que oscila entre a vingança e a calma. Faz uso de seus poderes para curar feridos e fazer previsões sobre o futuro.

Ártemis: Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça e protetora dos animais. Quando ameaçada, usa seu arco contra os inimigos.

Ártemis


Exercícios

Exercício 1
(UCS-RS/2009)

Relacione os deuses da mitologia grega, indicados na Coluna A, às características que os identificam, listadas na Coluna B.

COLUNA A

  • Afrodite
  • Ártemis
  • Deméter
  • Poseidon
  • COLUNA B

    ( ) Deusa da fertilidade, das frutas e das colheitas.

    ( ) Deus dos oceanos e das águas.

    ( ) Deusa da luta e da caça, protetora dos animais e das crianças.

    ( ) Deusa da beleza e do amor.

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

    Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

    Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

    Carregando...