Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Curupira: aprenda o que diz a lenda

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 19/10/2023

Introdução

Curupira é um ser que faz parte do folclore brasileiro, assim como a Cuca e o Boitatá. A a lenda foi criada pelos indígenas brasileiros. De acordo com a história, o Curupira tem o corpo coberto de pelos vermelhos, os pés virados para trás e uma cabeleira de fogo. Ele vive nas matas e tem o poder de proteger os animais e as plantas contra os caçadores e os desmatadores.

 Acredita-se que a lenda foi uma das primeiras que os colonizadores portugueses tiveram contato, já que o ser sobrenatural aparece em um texto do jesuíta José de Anchieta.. Para algumas tribos indígenas, a figura do Curupira causava receio, uma vez que acreditavam que os corpos encontrados pela mata seriam de vítimas do Curupira, que era o responsável por proteger as matas e as florestas da destruição e ações humanas predatórias.

Curupira G27e85d059 640

Curupira

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

O que diz a lenda do Curupira?

Segundo a lenda, o Curupira é uma figura do folclore brasileiro que protege as florestas e seus habitantes

Ele é descrito como um ser sobrenatural, pequeno, mas muito forte, com o corpo coberto de pelos vermelhos, uma cabeleira de fogo e os pés virados para trás. 

Acredita-se que o Curupira habita as matas e tem o poder de proteger os animais e as plantas da ação humana, especialmente de caçadores e desmatadores.

De acordo com a lenda, o Curupira é conhecido por confundir e enganar aqueles que desrespeitam a natureza. 

Ele é capaz de imitar sons de animais para atrair caçadores e fazê-los se perder na mata. Além disso, o Curupira pode mudar o curso de rios, tornar a mata densa e impenetrável ou fazer com que as trilhas desapareçam, tudo para proteger a floresta.

A lenda do Curupira é uma forma de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. 

Acredita-se que aqueles que desrespeitam a natureza são punidos pelo Curupira, e a lenda é frequentemente contada para alertar as pessoas sobre os perigos da destruição da natureza. 

A figura do Curupira é considerada um guardião da floresta, representando a importância da proteção do meio ambiente e da convivência harmoniosa entre seres humanos e natureza.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Como surgiu a lenda do curupira?

A lenda do Curupira é parte das histórias folclóricas contadas pelos indígenas brasileiros.Não é possível precisar a data de criação da lenda, uma vez que ela era disseminada oralmente entre as diferentes tribos indígenas brasileiras. No entanto, as primeiras informações escritas são organizadas pelos conquistadores portugueses

Acredita-se que o primeiro a fazer referência à lenda indígena teria sido o padre jesuíta espanhol José de Anchieta em 1560. No relato escrito no século XVI, o padre cita a presença de um demônio chamado pelos indígenas de Curupira. Pelos indígenas, Anchieta soube que o tal demônio era o guardião das matas e das florestas e castigava, inclusive com a morte, aqueles que destruissem a vegetação e matassem animais por prazer ou diversão. De acordo com as lendas indígenas, o Curupira não pune os que caçam ou derrubam árvores para garantir a sobrevivência, o alvo do ser folclórico era sempre voltado para os destruidores da natureza.

As lendas relatam que o Curupira gosta também de pregar peças nos destruidores das florestas e matas. O ser folclórico faz uma série de barulhos imitando animais para atrair os caçadores para o meio da mata. Perdidos no meio da floresta, os destruidores poderiam ouvir assobios e barulhos assustadores. As vítimas incomodadas pelo som alto, se tornam alvo fácil para o guardião das matas. Os pés virados para trás também confundiam os destruidores, que, desorientados, não conseguiam encontrar o Curupira.

O que o Curupira faz com as pessoas

 Ele é conhecido por confundir e enganar aqueles que não respeitam a floresta, especialmente caçadores e desmatadores.

Acredita-se que o Curupira possa imitar sons de animais para atrair caçadores e fazê-los se perder na mata, ou ainda modificar o curso de rios e fazer com que as trilhas desapareçam. Há também relatos de que ele pode atormentar e assustar as pessoas que invadem seu território.

Acredita-se que aqueles que desrespeitam a floresta podem ser punidos pelo Curupira, que tem o poder de confundir e atormentar as pessoas que não valorizam a importância da preservação do meio ambiente.

Curupira e a preservação ambiental

O Curupira é uma figura importante da cultura popular brasileira, frequentemente associada à proteção e preservação da natureza. A lenda do Curupira mostra como a destruição da floresta e a caça indiscriminada podem ter consequências graves para o meio ambiente e os seres vivos que nele habitam.

A figura do Curupira é utilizada como uma forma de conscientização ambiental, alertando para a importância da preservação das florestas e da fauna local. 

A lenda do Curupira mostra que a natureza é um bem precioso que deve ser valorizado e respeitado, e que a sua destruição pode levar à punição divina.

Além disso, o Curupira é frequentemente associado à cultura indígena brasileira, que tem uma relação ancestral de respeito e harmonia com a natureza. A preservação ambiental está intrinsecamente ligada à preservação da cultura indígena e suas tradições.

Dessa forma, a lenda do Curupira serve como um lembrete sobre a importância da preservação ambiental e da necessidade de se respeitar a natureza. 

Ao valorizar e proteger o meio ambiente, estamos preservando a nossa própria existência e garantindo um futuro sustentável para as gerações futuras.

Forest G60fd7afaf 640

Mata, segundo a lenda, local protegido pelo Curupira.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Enem PPL /2019

A porca e os sete leitões

É um mito que está desaparecendo, pouca gente o conhece. É provável que a geração infantil atual o desconheça. (Em nossa infância em Botucatu, ouvimos falar que aparecia atrás da igreja de São Benedito no largo do Rosário.) Aparece atrás das igrejas antigas. Não faz mal a ninguém, pode-se correr para apanhá-la com seus bacorinhos que não se conseguirá. Desaparecem do lugar costumeiro da aparição, a qual só se dá à noite, depois de terem “cumprido a sina”.

Em São Luís do Paraitinga, informaram que se a gente atirar contra a porca, o tiro não acerta. Ninguém é dono dela e por muitos anos apareceu atrás da igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade onde nasceu Oswaldo Cruz.

São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Os mitos são importantes para a cultura porque, entre outras funções, auxiliam na composição do imaginário de um povo por meio da linguagem. Esse texto contribui com o patrimônio cultural brasileiro porque:

A Preserva uma história da tradição oral.
B Confirma a veracidade dos fatos narrados.
C Identifica a origem de uma história popular.
D Apresenta as diferentes visões sobre a aparição.
E Reforça a necessidade de registro das narrativas.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail