Por apresentar uma grande diversidade, o folclore brasileiro é composto por várias manifestações, como festas, lendas, mitos, músicas, danças, cantigas, brincadeiras etc. Veja, a seguir, algumas das principais manifestações de nosso folclore.
Lendas
As lendas são narrativas que misturam o real, com base em acontecimentos históricos, por exemplo, e o fantástico, a partir da presença de personagens e elementos da fantasia, com o intuito de buscar explicações para mistérios ou fenômenos considerados sobrenaturais.
Em muitas das lendas mais conhecidas no país, é possível observar fortemente o elemento indígena, seja pelo ambiente em que as narrativas se passam, seja pela caracterização dos personagens.
Como exemplo de lendas, pode-se citar:
- Cuca: uma feiticeira com cabeça de jacaré que habita as florestas. Costuma raptar crianças desobedientes;
- Curupira: também conhecido como Caipora ou Caiçara, sobretudo na região norte do país. É chamado de “demônio da floresta”, por se caracterizar como um ser sobrenatural cuja função é proteger a fauna e a flora de caçadores que querem destruí-la;
- Boto cor-de-rosa: outra lenda de origem indígena, segundo a qual o boto, considerado um animal mágico, se transforma em homem na época das festas juninas. Com sua beleza e eloquência, seduz a mulher mais bonita da festa, abandonando-a grávida.
Tais narrativas cumprem um papel social. Como exemplo disso, tem-se o costume de associar ao Boto a gravidez de uma criança de pai desconhecido, justificando a gestação ocorrida fora do matrimônio. Esse costume apresenta-se de forma mais recorrente nas comunidades ribeirinhas, sobretudo na região amazônica.
Festas
Há diversas festas que representam o folclore brasileiro. Essas festas podem variar de acordo com cada região do Brasil. Veja alguns exemplos:
- Festa Junina: a origem dessa festa é portuguesa. Tais festividades são realizadas em homenagem aos principais santos que compõem a quadra junina, sendo eles Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João (no dia 24 de junho) e, por fim, São Pedro (no dia 29 de junho).
- Folia de Reis: essa festa está presente no Brasil desde a sua colonização e também tem origem portuguesa. Ela celebra, embasada na tradição bíblica, a visita que os três reis magos fizeram ao menino Jesus logo após seu nascimento.
- Carnaval: o carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses, embora tenha se originado com os egípcios, que comemoravam as colheitas realizadas. Hoje, o Carnaval é a maior festa do país e é comemorado em toda a sua extensão, embora as festividades mais tradicionais sejam as realizadas no Nordeste do país, em cidades como Olinda e Recife. Além delas, há os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, que também se destacam pela grandiosidade no cenário nacional.
- Bumba-meu-boi: conhecida também como festa do Boi-Bumbá. Essa festividade ocorre anualmente, no período de junho e julho. Sua presença é característica do estado do Maranhão, aparecendo também no Amazonas, em que há a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, na festa realizada na cidade de Parintins.
Danças
- Frevo: trata-se de um ritmo típico da cidade de Recife (PE), principalmente no carnaval de rua. Caracterizado por sua velocidade e pela coreografia, ele é composto a partir de instrumentos de sopro. Os dançarinos de frevo usam, tipicamente, uma sombrinha colorida.
- Maracatu: sua base vem da cultura africana e se manifesta principalmente no estado de Pernambuco. Há dois tipos de Maracatu, sendo eles o Rural e o Nação.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓