Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Folclore Brasileiro

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 22/10/2018

Introdução

O folclore brasileiro é muito diversificado. Afinal, em um país com dimensões continentais, que possui uma vastidão de culturas e costumes, é esperado que o folclore transmita tamanha diversificação.

Levando em consideração as diversas influências que contribuíram para a formação do país, é possível reconhecer, no folclore brasileiro, atributos de várias culturas, como a indígena, a portuguesa e a africana.

O dia 22 de agosto foi o escolhido para a celebração do Dia do Folclore. Mas, afinal, o que significa o termo folclore?

O que é folclore?

A palavra folclore tem origem na língua inglesa, a partir de folk-lore, cujo significado remete à ideia de conhecimento popular. Por isso, o termo folclore designa a junção de tradições e manifestações tradicionais de determinado povo ou sociedade.

Essas manifestações podem ser de diferentes categorias, como lendas, mitos, danças e brincadeiras.

É importante ressaltar que tais elementos componentes do folclore possuem relevância para a construção da identidade de um povo, visto que retratam a cultura passada de geração para geração, representando as tradições típicas de determinados grupos sociais, geralmente por via oral.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Manifestações do folclore brasileiro

Por apresentar uma grande diversidade, o folclore brasileiro é composto por várias manifestações, como festas, lendas, mitos, músicas, danças, cantigas, brincadeiras etc. Veja, a seguir, algumas das principais manifestações de nosso folclore.

Lendas

As lendas são narrativas que misturam o real, com base em acontecimentos históricos, por exemplo, e o fantástico, a partir da presença de personagens e elementos da fantasia, com o intuito de buscar explicações para mistérios ou fenômenos considerados sobrenaturais.

Em muitas das lendas mais conhecidas no país, é possível observar fortemente o elemento indígena, seja pelo ambiente em que as narrativas se passam, seja pela caracterização dos personagens.

Como exemplo de lendas, pode-se citar:

  • Cucauma feiticeira com cabeça de jacaré que habita as florestas. Costuma raptar crianças desobedientes;
  • Curupira: também conhecido como Caipora ou Caiçara, sobretudo na região norte do país. É chamado de “demônio da floresta”, por se caracterizar como um ser sobrenatural cuja função é proteger a fauna e a flora de caçadores que querem destruí-la;
  • Boto cor-de-rosa: outra lenda de origem indígena, segundo a qual o boto, considerado um animal mágico, se transforma em homem na época das festas juninas. Com sua beleza e eloquência, seduz a mulher mais bonita da festa, abandonando-a grávida.

Tais narrativas cumprem um papel social. Como exemplo disso, tem-se o costume de associar ao Boto a gravidez de uma criança de pai desconhecido, justificando a gestação ocorrida fora do matrimônio. Esse costume apresenta-se de forma mais recorrente nas comunidades ribeirinhas, sobretudo na região amazônica.

Festas

Há diversas festas que representam o folclore brasileiro. Essas festas podem variar de acordo com cada região do Brasil. Veja alguns exemplos:

  • Festa Junina: a origem dessa festa é portuguesa. Tais festividades são realizadas em homenagem aos principais santos que compõem a quadra junina, sendo eles Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João (no dia 24 de junho) e, por fim, São Pedro (no dia 29 de junho).
  • Folia de Reis: essa festa está presente no Brasil desde a sua colonização e também tem origem portuguesa. Ela celebra, embasada na tradição bíblica, a visita que os três reis magos fizeram ao menino Jesus logo após seu nascimento.
  • Carnaval: o carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses, embora tenha se originado com os egípcios, que comemoravam as colheitas realizadas. Hoje, o Carnaval é a maior festa do país e é comemorado em toda a sua extensão, embora as festividades mais tradicionais sejam as realizadas no Nordeste do país, em cidades como Olinda e Recife. Além delas, há os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, que também se destacam pela grandiosidade no cenário nacional.
  • Bumba-meu-boi: conhecida também como festa do Boi-Bumbá. Essa festividade ocorre anualmente, no período de junho e julho. Sua presença é característica do estado do Maranhão, aparecendo também no Amazonas, em que há a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, na festa realizada na cidade de Parintins.

Danças

  • Frevo: trata-se de um ritmo típico da cidade de Recife (PE), principalmente no carnaval de rua. Caracterizado por sua velocidade e pela coreografia, ele é composto a partir de instrumentos de sopro. Os dançarinos de frevo usam, tipicamente, uma sombrinha colorida.
  • Maracatu: sua base vem da cultura africana e se manifesta principalmente no estado de Pernambuco. Há dois tipos de Maracatu, sendo eles o Rural e o Nação.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Quais das lendas a seguir fazem parte do folclore brasileiro:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...