Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Cuca

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 22/10/2018

Introdução

Dentre as diversas manifestações típicas do folclore brasileiro, a Cuca, feiticeira de aparência assustadora, é uma das personagens que mais se destacam.

Como outros personagens que fazem parte do folclore do país, há uma lenda envolvendo essa bruxa, que, de tão famosa e presente no imaginário popular, chegou até mesmo a se tornar personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criação do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Não é somente na literatura que se pode perceber a influência da Cuca: ela também está presente nas cantigas infantis e em músicas e obras de artistas brasileiros, como veremos adiante.

Quem é a Cuca?

A Cuca é uma bruxa velha, de aparência assustadora: ela tem cabeça de jacaré e unhas muito compridas, lembrando garras. Além disso, ela ainda é caracterizada por ter uma voz horripilante.

No imaginário folclórico brasileiro, assim como outras personagens, a Cuca assume uma função social, associada, principalmente, à criação das crianças. Essa personagem ficou conhecida por raptar as crianças indisciplinadas, ou seja, que não obedecem a seus pais.

Outra narrativa comum sobre a Cuca diz respeito à ideia de que ela dorme apenas uma vez a cada sete anos. Trata-se de outro recurso utilizado pelos pais para convencer os filhos a dormirem na hora certa: caso não o façam, a Cuca pode pegá-los.

A hipótese mais aceita sobre a origem da personagem diz que ela é baseada na “Coca”, uma criatura do folclore galego-português. O significado de “Coca” é crânio, cabeça, o que se relacionaria, portanto, a uma das principais características da Cuca do folclore brasileiro.

Tal como a bruxa com cabeça de jacaré, a “Coca” rapta crianças desobedientes ou que façam malcriações, podendo, depois, comê-las. Uma diferença é que essa criatura é caracterizada como um fantasma ou um dragão.

A Cuca em outros meios culturais

Como já dito, a Cuca, por ser uma personagem tão popular do folclore brasileiro, acabou adentrando outras produções culturais.

Sítio do Pica Pau Amarelo

A personagem folclórica apareceu na obra infantil de Monteiro Lobato, e é a partir da descrição feita pelo autor que a imagem da Cuca foi cristalizada no imaginário popular brasileiro.

Posteriormente, a Rede Globo, canal de televisão aberta, adaptou a obra referente ao Sítio do Pica-Pau Amarelo para a TV e trouxe a Cuca na figura de um jacaré de cabelos longos e amarelos, que habita uma caverna, onde prepara diversas poções mágicas. Ela faz parte do mesmo núcleo que o Saci Pererê, outro personagem folclórico que aparece na história do Sítio.

Cantigas

Uma das músicas de ninar mais conhecidas, a “Nana neném”, faz menção explícita à figura da Cuca. Nessa música, a personagem aparece com o mesmo propósito pedagógico apresentado em sua lenda: assumindo um caráter malvado, ela rapta as crianças que não dormem na hora certa. Observe um trecho da canção:

“Nana neném que a Cuca vem pegar,

Papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar”

Música popular brasileira

Também na MPB, a personagem Cuca marcou presença. A cantoria Cássia Eller escreveu uma música em que versa sobre as características maléficas da Cuca.

A canção tem o nome de “A Cuca Te Pega”. Observe o trecho em que se destaca o caráter da personagem:

“A Cuca é malvada e se fica irritada

A Cuca é zangada, cuidado com ela

A Cuca é matreira e se fica zangada

A Cuca é danada, cuidado com ela”

Artes plásticas

Outro segmento em que a personagem do folclore se fez presente foi na pintura. A artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) produziu um quadro intitulado “A Cuca”, no ano de 1924, que está exposto, atualmente, na França.

É relevante lembrar que o movimento modernista pregava a retomada dos elementos culturais propriamente brasileiros, como é o caso de personagens folclóricos e, portanto, da Cuca.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Quais das características elencadas pertencem a Cuca?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...