Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Cultura

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

Na Antropologia e em outras Ciências Sociais entende-se por cultura toda expressão artística, musical, literária, tradições, gastronomia, de crenças, costumes, da linguagem falada e escrita, religião, mitos, rituais, e ainda o conjunto de leis e moral de um determinado povo, sociedade ou civilização.

O conceito de cultura é, portanto, ampliado e não diz respeito somente às formas de arte e comportamentos de um determinado grupo social ou às expressões artísticas eruditas. Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social.

O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família.

A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração. As expressões e afinidades por determinados tipos artísticos, musicais e literários podem mudar ao longo da vida.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Cultura Popular

Cultura popular são as tradições, crenças e costumes construídos e compartilhados por um povo. A cultura popular pode ser nacional ou regional.

O carnaval é uma expressão de cultura popular nacional, pois é conhecido em todo país e fora dele inclusive, e as festas ocorrem em todo território nacional. A festa de Parintins, por sua vez, é de caráter regional e ocorre somente na cidade de Parintins, Amazonas.

A gastronomia e escolhas alimentares também se manifestam em aspecto nacional e regional. A mistura de arroz e feijão, a feijoada e a caipirinha são pratos e uma bebida que representam a cultura nacional.

A cuca, o tucupi e o acarajé, por exemplo são expressões gastronômicas das regiões Sul, Norte e Nordeste, respectivamente, e representam expressões locais e particularidades regionais dentro do território brasileiro.

A língua falada e escrita também é uma forma de expressão da cultura de um país, de uma sociedade. No Brasil, embora a língua oficial e mais falada seja o português, o idioma apresenta particularidades,expressões e sotaques de acordo com a região do país observada.

Desde a chegada dos portugueses em 1500, a cultura popular brasileira foi sendo formada com a miscigenação entre as culturas portuguesas e indígenas. Posteriormente foram incorporados elementos das culturas negras e outras culturas europeias.

As nações são um conjunto de diferentes elementos culturais e que formam as diferentes culturas nacionais.

As expressões culturais de uma sociedade não são estáticas: elas se alteram e se renovam ao longo dos anos. Novos elementos simbólicos são incorporados. As expressões musicais, artísticas e literárias, por exemplo, sofrem alterações e espelham o cotidiano da sociedade e geração em que foram produzidas.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Preconceitos culturais

A definição corriqueira de cultura, geralmente, não é tão ampla e abrangente. Muitas vezes, cultura é entendida como manifestações apreciadas por indivíduos com acesso à educação formal ou como expressões artísticas eruditas e de difícil alcance das camadas mais populares.

O conceito de cultura abrange as manifestações artísticas, musicais e literárias eruditas, mas não é excludente. Todo tipo de expressão artística de um povo é cultura e está ligada a realidade social do espaço em que vivem.

Por isso, tanto música clássica quanto rap ou funk são considerados cultura. Do mesmo modo, exposições de arte e cinema alternativo são consideradas manifestações culturais, assim como novelas ou programas de humor.

A valorização de determinadas manifestações está ligada ao preconceito e exclusão social de determinados grupos. Grupos socialmente excluídos, ou considerados fora dos padrões impostos pela sociedade, também têm suas formas de expressão culturais marginalizadas e consideradas de menor importância e relevância.

O entendimento de cultura como todo o conjunto de  expressões, costumes e linguagens citados colabora para a não marginalização de expressões culturais ligadas a determinados grupos.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2013

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. (MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:

A permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
B perderam a relação com o seu passado histórico.
C derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
E demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail