Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Sociologia

Cultura

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 30/8/2018

Introdução

Na Antropologia e em outras Ciências Sociais entende-se por cultura toda expressão artística, musical, literária, tradições, gastronomia, de crenças, costumes, da linguagem falada e escrita, religião, mitos, rituais, e ainda o conjunto de leis e moral de um determinado povo, sociedade ou civilização.

O conceito de cultura é, portanto, ampliado e não diz respeito somente às formas de arte e comportamentos de um determinado grupo social ou às expressões artísticas eruditas. Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social.

O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família.

A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração. As expressões e afinidades por determinados tipos artísticos, musicais e literários podem mudar ao longo da vida.

Cultura Popular

Cultura popular são as tradições, crenças e costumes construídos e compartilhados por um povo. A cultura popular pode ser nacional ou regional.

O carnaval é uma expressão de cultura popular nacional, pois é conhecido em todo país e fora dele inclusive, e as festas ocorrem em todo território nacional. A festa de Parintins, por sua vez, é de caráter regional e ocorre somente na cidade de Parintins, Amazonas.

A gastronomia e escolhas alimentares também se manifestam em aspecto nacional e regional. A mistura de arroz e feijão, a feijoada e a caipirinha são pratos e uma bebida que representam a cultura nacional.

A cuca, o tucupi e o acarajé, por exemplo são expressões gastronômicas das regiões Sul, Norte e Nordeste, respectivamente, e representam expressões locais e particularidades regionais dentro do território brasileiro.

A língua falada e escrita também é uma forma de expressão da cultura de um país, de uma sociedade. No Brasil, embora a língua oficial e mais falada seja o português, o idioma apresenta particularidades,expressões e sotaques de acordo com a região do país observada.

Desde a chegada dos portugueses em 1500, a cultura popular brasileira foi sendo formada com a miscigenação entre as culturas portuguesas e indígenas. Posteriormente foram incorporados elementos das culturas negras e outras culturas europeias.

As nações são um conjunto de diferentes elementos culturais e que formam as diferentes culturas nacionais.

As expressões culturais de uma sociedade não são estáticas: elas se alteram e se renovam ao longo dos anos. Novos elementos simbólicos são incorporados. As expressões musicais, artísticas e literárias, por exemplo, sofrem alterações e espelham o cotidiano da sociedade e geração em que foram produzidas.

Preconceitos culturais

A definição corriqueira de cultura, geralmente, não é tão ampla e abrangente. Muitas vezes, cultura é entendida como manifestações apreciadas por indivíduos com acesso à educação formal ou como expressões artísticas eruditas e de difícil alcance das camadas mais populares.

O conceito de cultura abrange as manifestações artísticas, musicais e literárias eruditas, mas não é excludente. Todo tipo de expressão artística de um povo é cultura e está ligada a realidade social do espaço em que vivem.

Por isso, tanto música clássica quanto rap ou funk são considerados cultura. Do mesmo modo, exposições de arte e cinema alternativo são consideradas manifestações culturais, assim como novelas ou programas de humor.

A valorização de determinadas manifestações está ligada ao preconceito e exclusão social de determinados grupos. Grupos socialmente excluídos, ou considerados fora dos padrões impostos pela sociedade, também têm suas formas de expressão culturais marginalizadas e consideradas de menor importância e relevância.

O entendimento de cultura como todo o conjunto de  expressões, costumes e linguagens citados colabora para a não marginalização de expressões culturais ligadas a determinados grupos.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. (MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

SOCIOLOGIA
Ação Social
Ação Social
SOCIOLOGIA
Antropologia
Antropologia
SOCIOLOGIA
Cidadania
Cidadania
SOCIOLOGIA
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
SOCIOLOGIA
Desigualdade Social
Desigualdade Social
SOCIOLOGIA
Direitos Humanos
Direitos Humanos
SOCIOLOGIA
Estado de Bem Estar Social
Estado de Bem Estar Social
SOCIOLOGIA
Estado Democrático de Direito
Estado Democrático de Direito
SOCIOLOGIA
Estigma Social
Estigma Social
SOCIOLOGIA
Estruturalismo
Estruturalismo
SOCIOLOGIA
Exclusão Social
Exclusão Social
SOCIOLOGIA
Feminismo
Feminismo
SOCIOLOGIA
Funcionalismo
Funcionalismo
SOCIOLOGIA
Movimentos Sociais
Movimentos Sociais
SOCIOLOGIA
Neoliberalismo
Neoliberalismo
SOCIOLOGIA
Social-Democracia
Social-Democracia
SOCIOLOGIA
Sociedade
Sociedade