Entre os Séculos XV e XVII, grandes potências europeias, como Portugal e Espanha, lançaram-se ao mar na chamada Expansão Marítima.
A crise econômica desencadeada pela escassez de metais, a busca por novos mercadosde consumo e, principalmente, o desejo da retomada do lucrativo comércio com o Oriente impulsionaram esses impérios a lançarem-se ao mar em busca de rotas alternativas até às Índias.
Portugal foi o reino pioneiro da expansão marítima, lançando seus primeiros navios ao mar ainda no Século XV - a tomada de Ceuta, marco da expansão marítima portuguesa, data de 1415.
Isso, porque além de sua posição geográfica privilegiada, sua formação como Estado centralizado aconteceu de forma precoce, ainda na Idade Média. Além disso, a burguesia portuguesa investiu nos empreendimentos da expansão marítima, principalmente na construção das navegações.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Crise institucional da Igreja Católica
Outro fator que influenciou na expansão marítima portuguesa e, por isso, no Descobrimento do Brasil, foi a crise institucional da Igreja Católica e as reformas protestantes.
Nesse contexto, a Igreja perdeu um número significativo de fiéis. Sendo assim, a expansão marítima configurou-se também a partir de uma justificativa religiosa: tornou-se necessário desbravar novos territórios a fim de catequizar populações nativas e, assim, provocar o aumento do número de crentes.
Essa missão foi atribuída aos jesuítas.
Primeira missa celebrada no Brasil, em 1500
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Em busca das Índias
A chegada dos portugueses ao Brasil e o começo do processo de colonização tem a ver com o pioneirismo português na expansão marítima.
Os portugueses acabaram por chegar nas terras que viriam a ser a nação brasileira enquanto tentavam chegar às Índias, principal objetivo das grandes navegações.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Novos mercados
É também no contexto das grandes navegações que, poucos anos antes, Cristóvão Colombo, navegando à frente de navios espanhóis, acaba descobrindo a América.
Até o final do Século XVI, tanto Portugal quanto Espanha continuaram a explorar os oceanos e a colonizar territórios. Esse processo acabou por mudar o eixo econômico do mar mediterrâneo para o oceano atlântico.
Fundou-se um complexo sistema colonial escravista e proporcionou o fortalecimento econômico e político dos reinos europeus.