São considerados Direitos Humanos todos os direitos políticos, sociais, culturais e econômicos inerentes ao ser humano. Eles são uma série de direitos garantidos a todos indivíduos e que garantem uma vida com dignidade.
Qualquer humano, simplesmente pelo fato de ser humano, pode desfrutar sem distinção de cor, gênero, raça, religião, língua ou opinião política desse conjunto de direitos.
Os Direitos Humanos são garantidos legalmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, escrita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apresentada ao mundo em 10 de Dezembro de 1948.
A declaração serve de base para reger juridicamente os direitos sociais, políticos, econômicos e culturais básicos e necessários para que todo ser humano tenha uma vida digna e não sofra preconceitos.
Cada país, no entanto, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, pode incluir itens considerados essenciais em suas Constituições, chamados de Direitos Fundamentais. Assim, surgem regras, leis e normas específicas para cada assunto, como aborto ou eutanásia, por exemplo.
📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚