A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que tem como objetivo garantir os direitos humanos em toda a população mundial. O documento foi aprovado em 10 de Dezembro de 1948 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e sua criação foi fortemente influenciada pelas atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, principalmente com o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas.
Assim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece uma série de direitos e liberdades que são aplicáveis a todos os indivíduos, incluindo questões relacionadas à saúde, educação, cultura e outros aspectos cruciais da experiência humana, independente da cor, origem, orientação sexual, religião, gênero ou inclinação política.
O texto da declaração serve também como base contra a desigualdade humana, contra formas de calar violentamente expressões e manifestações culturais, sociais e políticas, de qualquer tipo.
O texto atua como fonte para cumprir de forma universal e duradoura os valores de justiça, igualdade e dignidade humana.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é usada por muitas pessoas como fonte de repertório em redações e vestibulares. Conheça o que diz alguns dos artigos mais famosos e acesse a íntegra do documento com todos os artigos aqui.
Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo 2
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Artigo 3
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯