Em termos etimológicos, a moral vem do latim, que significa ligado aos costumes. Em termos filosóficos, a ética está ligada ao caráter, natureza e índole.
Levando em consideração o pensamento de Aristóteles de que o homem é um ser político e social por natureza, é possível associar a moral ao papel social dos indivíduos nas sociedades em que eles foram criados e que vivem.
A afirmação é possível pois, de certa forma, a moral determina os costumes e tradições que o indivíduo deverá seguir.
Quando Thomas Morus, autor de A Utopia, afirma que nenhum homem é uma ilha, também é possível perceber o papel da moral no processo de socialização dos indivíduos, construção e organização de uma sociedade.
Quanto à ética, algumas escolas refletiram sobre as ações individuais em meios sociais. Os sofistas rejeitavam a tradição e afirmavam que as convenções humanas e sociais é que moldam diretamente a ética.
Sócrates afirma que as ações humanas não são baseadas nas convenções, mas na natureza.
Platão, por sua vez, afirma que as ações individuais estão relacionadas à justiça, bondade,bem e beleza e acontecem no campo das ideias.
Embora ética e moral possuam uma definição, nem todos os pensadores e escolas filosóficas encaram os conceitos da mesma maneira.
A concepção de como ética e moral são encaradas, depende também de quem as decide analisar, por isso, haverão visões e interpretações distintas sobre os conceitos.
Principais pensadores sobre ética e moral
O primeiro filósofo a tratar da ética como área do conhecimento filosófico foi Aristóteles, inclusive ele foi o fundador da ética como disciplina da filosofia. No entanto, ao longo dos séculos, outros pensadores também pensaram questões sobre ética e moral. Abaixo estão listados alguns deles e algumas correntes :
- Sofistas
- Estoicos
- Epicuro
- Platão
- Sócrates
- Maquiavel
- Kant
- Spinoza
- Nietzsche