Os primeiros registros de festividades semelhantes ao carnaval, datam mais ou menos do período entre 600a. C e 520 a.C, na Grécia. Durante esse período os gregos realizavam cultos, festas e rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade da terra e prosperidade das colheitas.
Alguns estudiosos associam o carnaval com as festas romanas chamadas saturnálias. Durante o mês de dezembro era costume romano celebrar a esperança para um novo e próspero período de plantio e colheita.
Já no período de ascensão do cristianismo, as festividades eram realizadas no período anterior a quaresma. Durante essas datas os foliões saiam às ruas das cidades de Portugal, França, Espanha e Itália para celebrarem a liberdade e o prazer. No Brasil, os primeiros a apresentarem aos moradores as festas ligadas ao prazer e diversão, foram, os portugueses.
Na festividades, chamadas de entrudo, os foliões saiam às ruas para brincar jogando uns nos outros uma mistura de ovos, farinha e água. As festividades terminavam no primeiro dia da quaresma, data religiosa marcada pelos sacrifícios e abdicação dos prazeres. Na época da quaresma os religiosos não costumam comer carne ou consumir bebidas alcoólicas.