Com a crise e declínio dos genos, os antigos “paters” passaram a distribuir suas terras, anteriormente propriedades comunais. Com a distribuição desigual da propriedade privada, surge a classe dos aristocratas e começa a formação do que daria origem às cidades-estados gregas.
Principais unidades político-administrativas do povo grego, as cidades-estados passaram a desenvolver modelos próprios de organização interna e de governo. Os dois casos modelos são Atenas e Esparta.
É preciso levar em conta que as cidades-estados existiram por centenas de anos e, nesse período, houve variações nos modelos de governo e sociedade. Contudo, essas generalizações ajudam a evidenciar algumas das peculiaridades de cada cidade-estado.
Nesse período, também foram criados os Jogos Olímpicos, que reuniam cidadãos de toda a Grécia na pólis de Olímpia, para disputas desportivas em homenagem a Zeus, principal divindade grega.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Atenas
Em linhas gerais, Atenas, embora tivesse uma produção importante de alguns produtos agrícolas, estava voltada ao comércio, em razão das poucas terras férteis disponíveis. Isso contribuiu para que se tornasse uma cidade pluricultural e voltada às atividades intelectuais. Exemplos disso são a filosofia e o teatro, que tiveram seu berço em Atenas.
Ao longo de sua história, Atenas passou por vários tipos de governo (monarquia, oligarquia, tirania), mas o principal sistema de governo desenvolvido pelos atenienses foi a democracia, caracterizada pela participação dos cidadãos (exclusivamente homens, filhos de atenienses, livres e maiores de idade) na tomada de decisões políticas.
Esparta
Esparta, por outro lado, estava localizada em uma região de terras férteis, a península do Peloponeso, e priorizava a produção agrícola em vez do comércio.
Também possuía uma sociedade altamente militarizada, em que todos as crianças do sexo masculino, em perfeitas condições de saúde, recebiam treinamento militar a partir dos 8 anos de idade. Seu governo era oligárquico, ou seja, controlado por um grupo restrito de pessoas das classes elevadas.