Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Filósofo: tudo sobre a profissão

Aquele que questiona a natureza e o significado de todas as coisas

Profissional encontra mais oportunidades de trabalho tanto na área acadêmica quanto no setor editorial, como escritor

filósofo

Sobre a profissão

É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. Para isso, o filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico. Além disso, o filósofo analisa as obras e o pensamento de grandes autores e correntes da Filosofia, refletindo sobre as diferentes interpretações das questões políticas, éticas, morais, metafísicas e políticas da sociedade, teorizando também sobre conceitos abstratos como tempo, espaço, verdade, amor e Deus.

O filósofo apresenta uma rotina de trabalho que envolve muita reflexão sobre os mais diversos assuntos. Atualmente, ele encontra mais oportunidades de trabalho como professor e como escritor, compartilhando seus questionamentos e análises sobre os grandes pensadores.

É comum que o filósofo atue na área da educação e pesquisa, seja em escolas públicas ou particulares, ou na docência em universidades. Contudo, o filósofo também pode trabalhar como consultor em instituições científicas, artísticas e culturais e implantando projetos educacionais em instituições de ensino e empresas.

Outra possibilidade comum de atuação do filósofo é no mercado editorial. Muitos profissionais, mesmo com outras ocupações, dedicam-se a escrever e publicar livros sobre os mais diversos temas. Em jornais e revistas, impressos ou digitais, o filósofo também pode ser convidado a escrever crônicas, artigos, ensaios, críticas e outros tipos de conteúdo.

Por que ser um Filósofo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Filósofo

    Como se tornar um Filósofo?

    Para ser um filósofo, é necessário diploma em curso superior de Filosofia. O filósofo deve gostar muito de leitura, pesquisa, estudo e escrita, além de refletir sobre os mais diversos temas e assuntos. Ele deve ter raciocínio abstrato, espírito investigativo e ótima capacidade de interpretação e análise.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.