Michel Foucault nasceu na França em 1926 em uma influente família de médicos. O pai desejava que Foucault também seguisse carreira na medicina, no entanto, Michel Foucault mudou-se para Paris, em 1945, a fim de estudar e afastar-se da medicina. Na capital tomou contato com os pensamentos de Hegel, Platão, Marx, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Freud, Bachelard e Lacan e interessou-se pelo estudo da filosofia e psicanálise.
Foucault formou-se em filosofia em 1949, em 1952 formou-se em psicologia patológica. Durante sua vida desenvolveu obras que uniam a filosofia, a antropologia social e a psicologia. Em diversas obras o francês estabelece e apresenta a relação entre os sujeitos sociais, as instituições, o saber e o poder, formando o tripé poder, sujeito e saber.
A tríade foucaultiana intensifica a posição do sujeito de linguagem como detentor do poder desenvolvido através do discurso e não somente a partir de estruturas, como a economia. O pensamento de Foucault define a percepção moderna de poder ligado ao saber.