Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Antropologia: o que estuda e principais áreas

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 25/4/2024

Introdução

Antropologia, um campo vital das ciências humanas, busca entender as origens e particularidades dos seres humanos de forma ampla e holística. É uma vertente das ciências sociais focada no estudo profundo do ser humano e sua gênese.

Representação da evolução humana

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

O que a antropologia estuda?

A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedades como um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.

A concepção de cultura entendida pelos antropólogos é bastante ampla e leva em consideração as religiões, os mitos, rituais, hábitos alimentares, de moradia, de convivência, crenças, manifestações folclóricas e relações de parentesco.

Todos esses elementos culturais são aprendidos dentro das sociedades e compartilhados pelos indivíduos que a compõe.

O conceito de cultura entendido pela Antropologia é, portanto, mais amplo do que o entendido pelo senso comum, que tende a considerar cultura como sendo apenas as músicas, museus, peças de teatro, cinema e exposições de arte, ou seja, manifestações culturais compartilhadas por um determinado grupo social, geralmente, a elite da sociedade em que vivem.

A Antropologia procura eliminar esse conceito rígido e que leva em conta apenas as demonstrações culturais de uma parte da sociedade em que estuda, pretendendo assim, reconhecer novos elementos culturais provenientes de outros setores sociais.

A tentativa dos antropólogos é de quebrar paradigmas, afastar concepções do senso comum e que de alguma forma se mostrem preconceituosas em relação ao outro.

Quais são as áreas a Antropologia?

A Antropologia enquanto ciência pode ser dividida em duas grandes áreas ligadas a seus objetos de estudo: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Social ou Cultural.

Antropologia Biológica

Essa grande área da Antropologia tem como principal foco o estudo da evolução e adaptação humana nos mais diversos ambientes.

A Antropologia Biológica usa de elementos das ciências naturais como a química e biologia para entender a relação da sociedade com o meio ambiente em que ela se estabeleceu.

Antropologia Social

O foco de estudo da Antropologia Social são as análises políticas e culturais que ocorrem com frequência na sociedade objeto de estudo.

A maneira como elementos religiosos, artísticos, costumes, mitos, rituais e a forma como o indivíduo se vê e se entende na sociedade da qual ele faz parte são observados nas pesquisas de Antropologia Social.

O polonês Bronislaw Malinowski é considerado o pai da Antropologia Social por seus escritos sobre sociedades do Pacífico Sul e Melanésia.

Outros antropólogos como Evans Pritchard, Franz Boas e Radcliffe-Brown também se destacam em suas pesquisas de campo e diários de viagens sobre diferentes sociedades.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

O método de pesquisa Antropológico

Assim como na Sociologia, que buscou elementos para caracterizá-la como ciência e colaborar com os estudos sociológicos, os antropólogos desenvolveram também um método de pesquisa e observação próprio para colaborar com os estudos e observações sociais. O método de pesquisa antropológico tem o nome de etnografia.

O que é etnografia?

A etnografia tem como objetivo observar e descrever os diversos aspectos sociais da vida do grupo que está sendo estudado. Durante as observações, o pesquisador vive em meio aquela sociedade, observa fatos, fenômenos, acontecimentos, expressões artísticas e culturais.

Com os dados descritivos obtidos durante o estudo de campo, o pesquisador apresenta juntamente com pesquisa bibliográfica, as características socioculturais da sociedade escolhida como objeto.

Ao fazer a coleta etnográfica dos dados o antropólogo pode apenas observar, se comportando então como observador, ou pode também se integrar à sociedade e participar de atividades cotidianas. Neste caso, ele atua como observador participante.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Entenda o conceito de alteridade

Alteridade é o termo utilizado para designar a interação do eu enquanto indivíduo com o outro, dentro da sociedade. Ou seja, de que maneira um indivíduo social com suas visões, crenças e valores, interage e se relaciona com o outro, com o diferente. A existência do eu enquanto ser social depende da interação com o outro.

A visão do outro pelo individuo pode acontecer dentro de seres sociais da mesma sociedade ou de sociedades diferentes.

Ao selecionar uma sociedade para a realização da observação participante, o antropólogo aplica o conceito de alteridade em relação ao nativo, da mesma que o nativo aplica o conceito em relação ao antropólogo.

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2015

Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.

ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)

A prática da diplomacia.
B exercício da alteridade.
C expansão da democracia.
D universalização do progresso.
E conquista da autodeterminação.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail