Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Sociologia

Antropologia

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 21/8/2018

Introdução

Juntamente com a Sociologia e Ciência Política, a Antropologia é uma das áreas do conhecimento que faz parte das chamadas Ciências Sociais.

A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedades como um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.

A concepção de cultura entendida pelos antropólogos é bastante ampla e leva em consideração as religiões, os mitos, rituais, hábitos alimentares, de moradia, de convivência, crenças, manifestações folclóricas e relações de parentesco.

Todos esses elementos culturais são aprendidos dentro das sociedades e compartilhados pelos indivíduos que a compõe.

O conceito de cultura entendido pela Antropologia é, portanto, mais amplo do que o entendido pelo senso comum, que tende a considerar cultura como sendo apenas as músicas, museus, peças de teatro, cinema e exposições de arte, ou seja, manifestações culturais compartilhadas por um determinado grupo social, geralmente, a elite da sociedade em que vivem.

A Antropologia procura eliminar esse conceito rígido e que leva em conta apenas as demonstrações culturais de uma parte da sociedade em que estuda, pretendendo assim, reconhecer novos elementos culturais provenientes de outros setores sociais.

A tentativa dos antropólogos é de quebrar paradigmas, afastar concepções do senso comum e que de alguma forma se mostrem preconceituosas em relação ao outro.

A Antropologia enquanto ciência pode ser dividida em duas grandes áreas ligadas a seus objetos de estudo: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Social ou Cultural.

Antropologia Biológica

Essa grande área da Antropologia tem como principal foco o estudo da evolução e adaptação humana nos mais diversos ambientes.

A Antropologia Biológica usa de elementos das ciências naturais como a química e biologia para entender a relação da sociedade com o meio ambiente em que ela se estabeleceu.

Antropologia Social

O foco de estudo da Antropologia Social são as análises políticas e culturais que ocorrem com frequência na sociedade objeto de estudo.

A maneira como elementos religiosos, artísticos, costumes, mitos, rituais e a forma como o indivíduo se vê e se entende na sociedade da qual ele faz parte são observados nas pesquisas de Antropologia Social.

O polonês Bronislaw Malinowski é considerado o pai da Antropologia Social por seus escritos sobre sociedades do Pacífico Sul e Melanésia.

Outros antropólogos como Evans Pritchard, Franz Boas e Radcliffe-Brown também se destacam em suas pesquisas de campo e diários de viagens sobre diferentes sociedades.

O método de pesquisa Antropológico

Assim como na Sociologia, que buscou elementos para caracterizá-la como ciência e colaborar com os estudos sociológicos, os antropólogos desenvolveram também um método de pesquisa e observação próprio para colaborar com os estudos e observações sociais.

O método de pesquisa antropológico tem o nome de etnografia.

A etnografia tem como objetivo observar e descrever os diversos aspectos sociais da vida do grupo que está sendo estudado. Durante as observações, o pesquisador vive em meio aquela sociedade, observa fatos, fenômenos, acontecimentos, expressões artísticas e culturais.

Com os dados descritivos obtidos durante o estudo de campo, o pesquisador apresenta juntamente com pesquisa bibliográfica, as características socioculturais da sociedade escolhida como objeto.

Ao fazer a coleta etnográfica dos dados o antropólogo pode apenas observar, se comportando então como observador, ou pode também se integrar à sociedade e participar de atividades cotidianas. Neste caso, ele atua como observador participante.

Alteridade

Alteridade é o termo utilizado para designar a interação do eu enquanto indivíduo com o outro, dentro da sociedade.

Ou seja, de que maneira um indivíduo social com suas visões, crenças e valores, interage e se relaciona com o outro, com o diferente. A existência do eu enquanto ser social depende da interação com o outro.

A visão do outro pelo individuo pode acontecer dentro de seres sociais da mesma sociedade ou de sociedades diferentes.

Ao selecionar uma sociedade para a realização da observação participante, o antropólogo aplica o conceito de alteridade em relação ao nativo, da mesma que o nativo aplica o conceito em relação ao antropólogo.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2015)

Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.

ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

SOCIOLOGIA
Ação Social
Ação Social
SOCIOLOGIA
Cidadania
Cidadania
SOCIOLOGIA
Cultura
Cultura
SOCIOLOGIA
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos Humanos
SOCIOLOGIA
Desigualdade Social
Desigualdade Social
SOCIOLOGIA
Direitos Humanos
Direitos Humanos
SOCIOLOGIA
Estado de Bem Estar Social
Estado de Bem Estar Social
SOCIOLOGIA
Estado Democrático de Direito
Estado Democrático de Direito
SOCIOLOGIA
Estigma Social
Estigma Social
SOCIOLOGIA
Estruturalismo
Estruturalismo
SOCIOLOGIA
Exclusão Social
Exclusão Social
SOCIOLOGIA
Feminismo
Feminismo
SOCIOLOGIA
Funcionalismo
Funcionalismo
SOCIOLOGIA
Movimentos Sociais
Movimentos Sociais
SOCIOLOGIA
Neoliberalismo
Neoliberalismo
SOCIOLOGIA
Social-Democracia
Social-Democracia
SOCIOLOGIA
Sociedade
Sociedade