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Vestibular e Enem

Redação Enem: conheça 3 filósofos para citar no texto

por Thales Valeriani em 16/07/21

A redação cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é do modelo dissertativo-argumentativo, ou seja, é exigido que o candidato defenda determinado ponto de vista sobre o problema apresentado. Além disso, os temas costumam ser atuais e sobre problemas contemporâneos, como “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” e “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”,  de 2020 e 2019, respectivamente.

Nesse caso, a citação é um recurso indispensável para quem pretende tirar nota mil na redação. E esta é uma das principais dúvidas de muitos estudantes: quem citar? Dito de outro modo, quais pensadores e obras eu devo conhecer para ter um bom repertório na hora de escrever um texto?

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Bem, de antemão podemos dizer que ler diferentes livros e conhecer diferentes autores nunca é demais, de modo que nenhuma leitura ou conhecimento adquirido é perdido. Só que alguns pensadores possuem obras com amplo repertório e que podem ser citadas para embasar argumentos sobre diferentes assuntos.

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Veja 3 filósofos contemporâneos para citar na redação do Enem

A Filosofia Contemporânea começou no século XIX e mantém-se até os dias de hoje. Entre as suas características estão a crítica ao cientificismo e às estruturas racionais. Isto é, os filósofos desenvolveram análises sobre os problemas das sociedades modernas, que são baseadas em preceitos racionais e científicos, mas nem por isso são menos excludentes ou problemáticas para diferentes segmentos sociais.

Considerado um dos pais da filosofia contemporânea ocidental, Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), ou apenas Nietzsche, é um filósofo nascido na atual Alemanha e escreveu textos sobre diferentes temas, como moral, religião e cultura.

Em geral, ele foi um crítico da filosofia clássica, que tem entre os seus objetivos alcançar a racionalidade. Segundo esse pensador, tal busca oprime a natureza e os instintos humanos, oprimindo, portanto, o próprio homem com suas paixões e emoções.

Segundo Nietzsche, a filosofia deve ser um instrumento para a libertação individual, devendo ser usada para a compreensão das individualidades, dos afetos e dos desejos humanos. Além disso, para o filósofo, os sistemas morais possuem origem histórica e cultural, não podendo haver, portanto, uma moral universal, pois tal preceito desrespeitaria as diferenças culturais entre as sociedades.

Nesse sentido, a filosofia deve ter aplicação prática, sendo utilizada para a libertação dos indivíduos diante de qualquer tipo de racionalidade opressora, como as que prendem o homem à religião ou a grupos ideológicos. Por isso, o pensador faz uma relativização das noções de bem, verdade, mal, justiça, virtude e Deus.

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2. Adorno




Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903-1969), ou apenas Adorno, é outro filósofo alemão e sua obra disserta sobre as relações entre a cultura, o poder e o capitalismo. De origem judaica, o pensador foi perseguido pelo regime nazista, tendo que se refugiar nos Estados Unidos, período em que escreveu vários textos que embasaram a chamada “Teoria Crítica”.

Adorno era professor da Universidade de Frankfurt, por isso os seus textos, junto com os de Horkheimer e Pollock, compõem os escritos da chamada Escola de Frankfurt. Em geral, os filósofos desenvolveram o conceito de indústria cultural, segundo o qual a mídia de cultura de massa, como o rádio, o cinema e a televisão, possuem um papel alienante na sociedade contemporânea.

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Tal alienação seria causada pela homogeneização dos gostos culturais e pelos  objetivos mercadológicos e capitalistas dos veículos de comunicação. É importante contextualizar o pensamento do filósofo no seu período histórico e social. Por ter sido vítima do regime nazista, que usou os meios de comunicação para legitimar sua política genocida e antissemita, o autor compreendeu a importância e a influência da mídia na formação da sociedade. 

A perspectiva pessimista e crítica a essa influência foi, portanto, afetada pela experiência negativa do próprio filósofo em relação à formação da mentalidade social através das novas mídias de sua época.

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3. Foucault





O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) foi um dos pensadores mais influentes do século XX, isso porque as suas obras relacionam conhecimentos das áreas de psicologia, antropologia, filosofia e sociologia com o intuito de compreender o comportamento humano e as relações de poder existentes na sociedade.

Foucault fez uma análise de diferentes instituições sociais, como escolas e presídios, e concluiu que o poder está relacionado com o conhecimento e o uso da linguagem. Nesse sentido, o poder não é algo a ser conquistado, como pensam alguns, mas algo a ser construído e legitimado mediante diferentes instituições sociais que ditarão quais comportamentos são aceitáveis e quais são desviantes, devendo ser corrigidos com o controle dos corpos.

Por isso, a escola e as prisões, objetos de estudo do filósofo, ditam padrões de comportamentos por meio de estratégias de controle dos corpos dos indivíduos, julgando quais roupas, vocabulários e ações são passíveis de elogio ou de penalização. 

O autor foi um grande crítico do modelo educacional vigente nas sociedades ocidentais, em geral. Para Foucault, os colégios têm o intuito de domesticar as pessoas para que o poder vigente seja perpetuado. Além disso, o conhecimento científico é também uma ferramenta de poder, de modo que, quanto mais conhecimento uma pessoa obtiver, maiores serão as chances dela exercer poder sobre outro indivíduo.

Nesse contexto, cabe as escola ditar padrões de comportamento. E cabe as prisões, posteriormente, penalizar os que possuem padrões desviantes. Nos dois casos, o controle dos corpos é um fator determinante para o exercício do poder de uns sobre os outros.

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