Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Redação do Enem: como utilizar os textos motivadores corretamente?

por Isabela Giordan em 15/07/20

O tema de redação pode ser um bicho de sete cabeças para a maioria dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, para auxiliar os estudantes a compreender qual é temática abordada e ter um maior embasamento para desenvolver a dissertação, o exame também oferece os textos motivadores

Esse material traz outras informação acerca da temática proposta. Em 2018, por exemplo, o tema de redação da prova foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e os textos motivadores, entre eles um infográfico, abordavam conteúdos sobre a temática como, por exemplo, algortimos, dados sobre utilização de internet e critérios de relevância.


Entretanto, um erro muito comum dos estudantes é utilizar trechos dos textos motivadores para compor a redação. De acordo com a Cartilha do Participante do Enem 2019, a cópia de trechos "é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa."

Para te ajudar a utilizar os dados do textos motivadores, veja o que diz a cartilha de correção da redação do Enem, divulgada em 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo responsável pelo exame. 

Como utilizar o textos motivadores corretamente?

Para Thiago Braga, coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH, o estudante precisa entender que os textos motivadores têm duas funções específicas:

  • Entender o recorte temático proposto pela banca de elaboração do Enem;
  • Encontrar algum tipo de ideia ou linha de abordagem para a dissertação.

"Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências", explica Thiago. 

Segundo o cartilha oficial de correção da redação, analisando toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida descrita no texto é possível descobrir que se o candidato possui, ou não, um repertório sociocultural.

Por isso, ao reproduzir muitos trechos de cópias dos textos motivadores o corretor da redação saberá que o estudante não possui o repertório necessário ou não consegue articulá-lo para desenvolver uma dissertação-argumentativa.

                                       Fonte: Cartilha de correção de redação do Enem/MEC
Nos trechos em amarelo, o participante copiou na íntegra o conteúdo dos textos motivadores, 
o que é considerado "repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores".

Além disso, há o repertório baseado nos textos motivadores, que, apesar de não ser considerada uma cópia, também pode prejudicar o participante.

"Nesse caso, o participante realiza uma paráfrase bem próxima ao original (inclusive fazendo uso pontual de cópia), apenas trocando palavras e expressões, por exemplo, ou se apropriar melhor do que leu, mas ainda sem complementar com informações que extrapolem os textos motivadores", aponta a cartilha.

                      Fonte: Cartilha de correção de redação do Enem/MEC
No trecho grifado em rosa, o participante utilizou das informações dos textos motivadores para a 
argumentação, o que é considerado "repertório baseado nos textos motivadores".

Você deve estar se questionando: "então, eu não posso usar nenhuma informação expressa nos textos motivadores?". Se você pretende garantir uma nota 1.000 ou uma pontuação alta, o melhor a se fazer é não utilizar qualquer tipo de informação específica dos textos de apoio.

"Eles devem servir mesmo como um norte, um guia para que o aluno consiga entender qual a melhor abordagem e quais ideias ele pode usar sem que haja fuga do tema e sem que sejam esquecidos pontos relevantes do tema que são trazidos por esses textos", explica o coordenador de Redação. 

Cuidado com o plágio 

Caso o participante insista em utilizar muitos trechos dos textos de apoio, ainda há a possibilidade da redação ser avaliada como "Cópia", algo que pode zerar a nota da redação ou até mesmo desconsiderar a avaliação das linhas copiadas. 

Para que uma redação não seja considerada "Cópia", caso exista a reprodução de diversos trechos, será avaliado o contexto da dissertação e se o texto possui mais de sete linhas de produção própria, ou seja, sem qualquer tipo de transcrição dos textos motivadores.

Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto. 

Baixar Guia sobre Redação

Consultoria: Thiago Braga, Coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54