O tema de redação pode ser um bicho de sete cabeças para a maioria dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, para auxiliar os estudantes a compreender qual é temática abordada e ter um maior embasamento para desenvolver a dissertação, o exame também oferece os textos motivadores!
Esse material traz outras informação acerca da temática proposta. Esses dados podem estar em forma de texto verbal, infográfico, tirinhas e, até mesmo, outros recursos.
Pode usar informações dos textos motivadores na redação?
Um erro muito comum dos estudantes é utilizar trechos dos textos motivadores para compor a redação. De acordo com a Cartilha do Participante do Enem, a cópia de trechos “é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa.”
Para te ajudar a utilizar os dados do textos motivadores, veja boas práticas, de acordo com a cartilha de correção da redação do Enem e professores de redação.
Para Thiago Braga, coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH, o estudante precisa entender que os textos motivadores têm duas funções específicas:
Entender o recorte temático proposto pela banca de elaboração do Enem;
Encontrar algum tipo de ideia ou linha de abordagem para a dissertação.
“Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências”, explica Thiago.
Segundo o cartilha oficial de correção da redação, analisando toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida descrita no texto é possível descobrir que se o candidato possui, ou não, um repertório sociocultural.
Por isso, ao reproduzir muitos trechos de cópias dos textos motivadores o corretor da redação saberá que o estudante não possui o repertório necessário ou não consegue articulá-lo para desenvolver uma dissertação-argumentativa.
Além disso, há o repertório baseado nos textos motivadores, que, apesar de não ser considerada uma cópia, também pode prejudicar o participante.
“Nesse caso, o participante realiza uma paráfrase bem próxima ao original (inclusive fazendo uso pontual de cópia), apenas trocando palavras e expressões, por exemplo, ou se apropriar melhor do que leu, mas ainda sem complementar com informações que extrapolem os textos motivadores”, aponta a cartilha.
Você deve estar se questionando: “então, eu não posso usar nenhuma informação expressa nos textos motivadores?”. Se você pretende garantir uma nota 1.000 ou uma pontuação alta, o melhor a se fazer é não utilizar qualquer tipo de informação específica dos textos de apoio.
“Eles devem servir mesmo como um norte, um guia para que o aluno consiga entender qual a melhor abordagem e quais ideias ele pode usar sem que haja fuga do tema e sem que sejam esquecidos pontos relevantes do tema que são trazidos por esses textos”, explica o coordenador de Redação.
Afinal, como planejar a redação a partir dos textos motivadores?
Se você quer saber como interpretar a proposta, identificar a frase-tema, entender o que é uma dissertação argumentativa e ainda organizar suas ideias antes de começar a redação, tudo isso sem copiar os textos da coletânea, confira o vídeo abaixo:
Caso o participante insista em utilizar muitos trechos dos textos de apoio, ainda há a possibilidade da redação ser avaliada como “Cópia”, algo que pode zerar a nota da redação ou até mesmo desconsiderar a avaliação das linhas copiadas.
Para que uma redação não seja considerada “Cópia”, caso exista a reprodução de diversos trechos, será avaliado o contexto da dissertação e se o texto possui mais de sete linhas de produção própria, ou seja, sem qualquer tipo de transcrição dos textos motivadores.
Quer ficar 100% preparado para o Enem?
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
No Preparadão, você tem acesso ao guia de redação, um plano de estudos completo e organizado com exercícios e resumos, além de diversas dicas e materiais extras, sem cobrar nada por isso.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo: