O tema de redação pode ser um bicho de sete cabeças para a maioria dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, para auxiliar os estudantes a compreender qual é temática abordada e ter um maior embasamento para desenvolver a dissertação, o exame também oferece os textos motivadores!
Esse material traz outras informação acerca da temática proposta. Em 2018, por exemplo, o tema de redação da prova foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e os textos motivadores, entre eles um infográfico, abordavam conteúdos sobre a temática como, por exemplo, algortimos, dados sobre utilização de internet e critérios de relevância.
Entretanto, um erro muito comum dos estudantes é utilizar trechos dos textos motivadores para compor a redação. De acordo com a Cartilha do Participante do Enem 2019, a cópia de trechos "é avaliada negativamente e fará com que sua redação tenha uma pontuação mais baixa."
Para te ajudar a utilizar os dados do textos motivadores, veja o que diz a cartilha de correção da redação do Enem, divulgada em 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo responsável pelo exame.
Como utilizar o textos motivadores corretamente?
Para Thiago Braga, coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH, o estudante precisa entender que os textos motivadores têm duas funções específicas:
- Entender o recorte temático proposto pela banca de elaboração do Enem;
- Encontrar algum tipo de ideia ou linha de abordagem para a dissertação.
"Isso significa que não se pode copiar absolutamente nada desses textos, nem mesmo trechos ou referências", explica Thiago.
Segundo o cartilha oficial de correção da redação, analisando toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida descrita no texto é possível descobrir que se o candidato possui, ou não, um repertório sociocultural.
Por isso, ao reproduzir muitos trechos de cópias dos textos motivadores o corretor da redação saberá que o estudante não possui o repertório necessário ou não consegue articulá-lo para desenvolver uma dissertação-argumentativa.

Além disso, há o repertório baseado nos textos motivadores, que, apesar de não ser considerada uma cópia, também pode prejudicar o participante.
"Nesse caso, o participante realiza uma paráfrase bem próxima ao original (inclusive fazendo uso pontual de cópia), apenas
trocando palavras e expressões, por exemplo, ou se apropriar melhor do que
leu, mas ainda sem complementar com informações que extrapolem os textos
motivadores", aponta a cartilha.

Você deve estar se questionando: "então, eu não posso usar nenhuma informação expressa nos textos motivadores?". Se você pretende garantir uma nota 1.000 ou uma pontuação alta, o melhor a se fazer é não utilizar qualquer tipo de informação específica dos textos de apoio.
"Eles devem servir mesmo como um norte, um guia para que o aluno consiga entender qual a melhor abordagem e quais ideias ele pode usar sem que haja fuga do tema e sem que sejam esquecidos pontos relevantes do tema que são trazidos por esses textos", explica o coordenador de Redação.
Cuidado com o plágio
Caso o participante insista em utilizar muitos trechos dos textos de apoio, ainda há a possibilidade da redação ser avaliada como "Cópia", algo que pode zerar a nota da redação ou até mesmo desconsiderar a avaliação das linhas copiadas.
Para que uma redação não seja considerada "Cópia", caso exista a reprodução de diversos trechos, será avaliado o contexto da dissertação e se o texto possui mais de sete linhas de produção própria, ou seja, sem qualquer tipo de transcrição dos textos motivadores.
Guia completo: Redação do Enem
Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Consultoria: Thiago Braga, Coordenador de Redação e Língua Portuguesa do Colégio pH