Músicas que já caíram no Enem: veja 8 questões com as canções
Confira 8 canções que já foram utilizadas em questões do Enem e veja como elas aparecem na prova.
Você se considera um grande ouvinte musical? Curte alguma melodia em especial? Se sim, isso é importante! Todos temos um ritmo ou um artista favorito, mas em geral, a música tem esse poder de nos fazer relaxar, navegar por nossos sentimentos, trazer novas sensações, e até mesmo nos fazer refletir sobre assuntos importantes tratados nas letras.
Esse poder musical, inclusive, aparece nas provas e exames de vestibulares que também utilizam as músicas para esse propósito.
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Talvez você ainda não tenha se deparado com uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que trabalhe o enunciado em cima de uma música, mas elas existem. E são diversas. Hoje, você vai conferir oito exemplos de questões que utilizaram músicas para embasar uma pergunta. E ainda vai conferir que elas são utilizadas para diversas provas e temas.
Venha passear pelas diferentes melodias que já apareceram no Enem e observe a maneira como cada uma dessas músicas são utilizadas nas questões.
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Músicas que já estiveram no Enem
Venha observar de que maneira alguns estilos e gêneros musicais já apareceram no Enem, e aproveite para conferir a variedade de artistas que já estiveram nas questões do exame. Vamos começar com uma clássica brasileira, direto do nordeste do país:
Asa Branca – Luiz Gonzaga
A icônica composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, conhecida como o Hino do Nordeste, apareceu na segunda aplicação do Enem 2017. No caso, ela foi utilizado em uma questão de geografia, falando sobre biomas. Veja:
O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por:
a) índices pluviométricos baixos.
b) alta taxa de evapotranspiração.
c) temperatura de clima temperado.
d) vegetação predominantemente epífita.
e) migração das aves no período reprodutivo.
Disneylândia – Titãs
Em uma grande crítica ao capitalismo no mundo globalizado, a canção dos Titãs apareceu no Enem 2013. Uma questão sobre história que foi bem formulada.
Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[…]Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[…]Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).
Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
Aquarela do Brasil – Ary Barroso
A música famosa pela interpretação de Gal Costa e outros grandes intérpretes nacionais, é uma clara homenagem ao território nacional. A questão do Enem 2016, também tratando de história, decidiu falar justamente sobre a mensagem que a letra passa. Confira:
Aquarela do Brasil
Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!
Ah! Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do Cerrado
Bota o rei congo do congado
Brasil! Pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!
ARY BARROSO. Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento).
Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de Ary Barroso é um exemplo típico de
a) música de sátira.
b) samba exaltação.
c) hino revolucionário.
d) propaganda eleitoral.
e) marchinha de protesto.
Meu Lugar – Arlindo Cruz
A canção “Meu Lugar”, que retrata os laços do intérprete com um determinado espaço, apareceu no Enem 2010 justamente em uma questão de geografia.
Enem 2010
O meu lugar, Tem seus mitos e seres de luz,
É bem perto de Oswaldo Cruz,
Cascadura, Vaz Lobo, Irajá.
O meu lugar,
É sorriso, é paz e prazer,
O seu nome é doce dizer,
Madureira, ia, Iaiá.
Madureira, ia, Iaiá
Em cada esquina um pagode um bar,
Em Madureira.
Império e Portela também são de lá,
Em Madureira.
E no Mercadão você pode comprar
Por uma pechincha você vai levar,
Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar,
Em Madureira.
CRUZ, A. Meu lugar. Disponível em: www.vagalume.uol.com.br. Acesso em: 16 abr.
2010 (fragmento).
A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o
espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de
a) autossegregação espacial.
b) exclusão sociocultural.
c) homogeneização cultural.
d) expansão urbana.
e) pertencimento ao espaço.
Alegria, Alegria – Caetano Veloso
Uma famosa canção da época da Ditadura Militar, de estilo Tropicalista, “Alegria, Alegria” foi apresentada por Caetano Veloso no Festival da Canção de 1967. Apesar do forte apelo histórico, a canção foi utilizada em uma questão sobre linguagem.
Caminhando contra o vento,
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bombas e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso. São Paulo.
É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são
a) descritivo e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa, argumentando contra a violência urbana.
b) dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista sobre as notícias relativas à cidade.
c) expositivo e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e interage com a mulher amada.
d) narrativo e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a descreve.
e) narrativo e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da cidade contanto sobre sua própria experiência.
Admirável Gado Novo – Zé Ramalho
No Enem 2021, a famosa canção da novela “Rei do Gado” foi utilizada para uma crítica histórica sobre o comportamento populacional.
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
E duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
E, povo feliz!
ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu.
Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).
Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
a) Militância política.
b) Passividade social.
c) Altruísmo religioso.
d) Autocontrole moral.
e) Inconformismo eleitoral.
Tempo Perdido – Legião Urbana
A canção apareceu no Enem de 2009 em uma questão sobre linguagem.
Tempo Perdido
Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo:
Temos todo o tempo do mundo.
Todos os dias antes de dormir,
Lembro e esqueço como foi o dia:
(…)
Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo
(…)
Veja o sol dessa manhã tão cinza:
A tempestade que chega é da cor dos teus
Olhos castanhos
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos distantes de tudo:
Temos nosso próprio tempo.
Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora,
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido, ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens
tão jovens
tão jovens
Renato Russo – Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2009.
Entre os trechos a seguir, retirados da letra Tempo Perdido, o que melhor reflete a função conativa ou apelativa da linguagem é
a) “Nem foi tempo perdido/ Somos tão jovens”.
b) “Todos os dias antes de dormir/ Lembro e esqueço como foi o dia”.
c) “Todos os dias quando acordo,/ Não tenho mais o tempo que passou”.
d) “Então me abraça forte/ E diz mais uma vez/ Que já estamos distantes de tudo”.
e) “O que foi escondido é o que se escondeu,/ E o que foi prometido, ninguém prometeu”.
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Fim de semana no parque – Racionais MCs
Essa foi uma escolha que chamou atenção e inclusive fez sucesso entre muitos jovens. Trazer o rap para uma questão urbana demonstrou sensibilidade e um ar moderno.
(Enem 2017)
Fim de semana no parque
Olha o meu povo nas favelas e vai perceber
Daqui eu vejo uma caranga do ano
Toda equipada e o tiozinho guiando
Com seus filhos ao lado estão indo ao parque
Eufóricos brinquedos eletrônicos
Automaticamente eu imagino
A molecada lá da área como é que tá
Provavelmente correndo pra lá e pra cá
Jogando bola descalços nas ruas de terra
É, brincam do jeito que dá
Olha só aquele clube, que da hora
Olha aquela quadra, olha aquele campo, olha
Olha quanta gente
Tem sorveteria, cinema, piscina quente
[…]
Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo
Pra molecada frequentar nenhum incentivo
O investimento no lazer é muito escasso
O centro comunitário é um fracasso
RAClONAlS MCs. Racionais MCs. São Paulo: Zimbabwue, 1994 (fragmento).
A letra da canção apresenta uma realidade social quanto à distribuição distinta dos
espaços de lazer que:
a) retrata a ausência de opções de lazer para a população de baixa renda, por falta de
espaço adequado.
b) ressalta a irrelevância das opções de lazer para diferentes classes sociais, que o
acessam à sua maneira.
c) expressa o desinteresse das classes sociais menos favorecidas economicamente
pelas atividades de lazer.
d) implica condições desiguais de acesso ao lazer, pela falta de infraestrutura e
investimentos em equipamentos.
e) aponta para o predomínio do lazer contemplativo, nas classes favorecidas
economicamente; e do prático, nas menos favorecidas
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Como se preparar para lidar com questões com música no Enem?
Em nenhum dos requisitos do Enem é necessário conhecer as letras de músicas, mas elas são frequentemente usadas na prova. A música é usada no Enem como uma maneira de iniciar uma reflexão ou ilustrar um tópico.
É preciso ler e entender as letras, e muitas vezes relacioná-las ao conhecimento do assunto para responder corretamente. Elas também podem aparecer como “textos motivadores”, pequenos trechos que ajudam a definir o tema da redação.
As perguntas do Enem que incluem letras de músicas não são diferentes das questões de interpretação de texto. A chave aqui é ler cuidadosamente o trecho da música, compreender o que a pergunta está pedindo e interpretar o que o autor quis transmitir com as palavras da canção.
A habilidade de interpretar textos é essencial para se sair bem no Enem, seja nas provas de Ciências Humanas, Linguagens ou até mesmo Matemática. Sim, até na Matemática, porque compreender o problema apresentado é metade do caminho para encontrar a resposta certa. Isso também se aplica a questões que envolvem trechos de livros, notícias, charges, tirinhas, piadas, poemas, e claro, as músicas.
O segredo para a interpretação de texto está em ler muito e praticar bastante. Uma boa dica é resolver provas antigas do Enem e do Vestibular, verificar as respostas corretas e buscar ajuda com os professores para esclarecer dúvidas durante as aulas.
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